[DOSSIÊ] Entenda o caso envolvendo Taeyong (NCT) e acusação de bullying

Há alguns anos, o integrante do NCT, Lee Taeyong, vinha sofrendo acusações de bullying, cometido na época do ensino fundamental. Um informante identificado como “amigo da vítima” vinha soltando informações sobre supostos prints de conversas entre Taeyong e a vítima, porém foi comprovado que o conteúdo de tais imagens não eram reais. O que fez com que a SM Entertainment informasse em suas plataformas digitais que estaria abrindo processo contra pessoas que difamaram e postaram notícias falsas sobre o artista.



Quando tudo começou: 2 de Maio de 2009

No dia 2 de Maio de 2009, Taeyong (na época, com 14 anos) deixou um comentário ridicularizando uma colega de classe pelo seu peso em uma foto, no “cafe” (grupo online) de sua classe.

Uau, incluindo todos na imagem, são 10 pessoas, mas parecem 13.

Na época do post, nada aconteceu, porém 10 anos depois, no dia 17 de setembro de 2019, o informante postou uma mensagem intitulada “Fatos sobre meu colega de classe Taeyong”. Em resumo, o que estava escrito no post era: 

Eu sou o administrador do cafe. Na época, eu era ignorante sobre o preconceito contra uma pessoa gorda. Me desculpem por trazer o passado a tona, mas ainda assim, o que Taeyong fez foi errado.”

Informante

Após o post, o artista se pronunciou através da SM Entertainment e também se encontrou com a vítima para pedir desculpas pessoalmente. 

Recentemente, Taeyong se desculpou pessoalmente com os amigos que ele machucou com ações e palavras imaturas, durante seu ensino fundamental. Seus amigos aceitaram as desculpas e então se despediram depois de trocar palavras torcendo pelo futuro um do outro. Além disso, Taeyong também se desculpou com amigos com quem ele não conseguia entrar em contato antes. Mesmo depois desses acontecimentos, Taeyong fará seu melhor para não esquecer sobre seu passado, sendo humilde enquanto cresce como uma pessoa justa.

Obrigado

SM ENT.

De acordo com um post em rede social da própria Vítima, a mesma disse que, após duas horas de conversa, ambos entraram em um acordo. A vítima decidiu perdoar o artista pelos seus atos e disse que estaria torcendo para ele no futuro. Taeyong também a compensou com dinheiro para ajudá-la a pagar seu tratamento psicológico. Até junho de 2020, o caso estava completamente resolvido.



Junho de 2020

O Informante apareceu novamente em suas redes sociais falando ter sido aterrorizado por fãs de Taeyong e afirmando que ele não havia sido sincero em suas desculpas para a vítima. Para comprovar, revelou supostos prints de conversas entre Taeyong e a vítima que seriam de outubro de 2019.

No print, que mais tarde provado ser falso, Taeyong parece frio ao responder as longas mensagens da vítima que estava tentando se aproximar do artista.


Um pouco depois desse incidente, a Dispatch fez uma investigação sobre o caso e conseguiu obter prints reais da mesma época, de conversas entre Taeyong e a vítima.

A seguir alguns prints de conversa que ambos tiveram depois de se encontrar, nos prints, a vitima parece interessada em ter uma amizade normal com Taeyong, que a responde pedindo desculpas novamente, e agradecendo por ela se preocupar com ele.

Vitima: Desde ontem, eu venho tentando ficar mais confortável com você como um amigo próximo, se você se sentir desconfortável, você não precisa. Seus pensamentos e opiniões são importantes e eu quero respeita-lo.

TY: Obrigado por me perguntar isso, Por causa do trabalho, talvez eu não consiga responde-la muito rápido e frequentemente, eu acho que você irá entende!! Vejo você de novo no Show. 

OS MELHORES PRODUTOS DE K-POP VOCÊ ENCONTRA AQUI!


Mais prints de conversas entre os dois, já em Maio de 2020

TY: Oi! É o Taeyong, como vai você?
Vítima: Olá, eu estou assistindo uma partida de baseball!
TY: Está certo ^^ Eu deveria ter te convidado ao show da última vez. Mas por causa do Corona, eu não pude fazer o show, então eu vou performar online. Vai ser no domingo as 3 da tarde e você pode assistir pelo V LIVE. Amanhã ou depois vou te enviar o código. Vai ser na hora de jogar baseball? Vejo você quando você tiver tempo.



Neste segundo print, Taeyong auxilia a vítima a usar o código para ter acesso ao show online. Ela, então, agradece e deseja boa sorte. Ele também a agradece e pede que cuide de sua saúde.

Além da conversa forjada, o informante dizia não ter provas de que o artista estaria fazendo doações como havia prometido, e que também não haviam provas de que ele estava fazendo as ações direito.

Novamente, depois de investigar sobre, a Dispatch revela que Taeyong doa mais de 1 milhão de wons mensalmente, desde Abril de 2016, as doações já excederam 50 milhões de wons. Foi reportado também que o artista já se voluntariou em grupos de estudantes não privilegiados. 

Segue a lista promovida pela Dispatch os trabalhos voluntários do artista:

2016

  • – Fevereiro : Gangnam Senior Welfare Center Com distribuição de alimentos.
  • – Março : Trabalho voluntário para melhoraro ambiente residencial em Bondong Welfare Center
  • – Abril até Junho, Agosto e Dezembro : Doação para All Love School

2017

  • – Março : Participou no RCY baking service
  • – Abril : Doação para All Love School
  • – Junho : Doação para  All Love School
  • – Julho : Doação para All Love School
  • – Setembro/Outubro : Doação para All Love School

2018

  • – Abril : Doação e encontro com escritores com deficiencia mental 
  • – Junho e Julho : doação para All Love School
  • – Setembro:  Distribuição de lanches e limpeza no Suseo Myeonghwa Social Welfare Center
  • – Novembro: Distribuição de lanches e limpeza Suseo Myeonghwa Social Welfare Center

2019

  • – Março : “One-on-one meal” assistência em Seocho-gu Senior Care Center
  • <Bolsa>
  • Setembro 2016 ~ Presente : Doou mais de 1 milhão de wones mensalmente para All Love School


“Taeyong está patrocinando as crianças, todos querem a bolsa do Taeyong.  O artista disse que não queria que as doações fossem públicas, com medo de que quando as crianças crescerem, elas poderiam sofrer por causa dele. A quantidade não é importante. Eu nunca pensaria em doar para bolsas escolares com a idade dele”

Professor

Recentemente, em suas redes sociais, a SM Entertainmente declarou que tomará medidas legais contra pessoas que difamaram ou espalham mentiras sobre seu artista. 

Olá, aqui é a SM Entertainment.
Esta é a nossa posição sobre o caso do nosso artista Taeyong, que está sendo espalhado online.
A pessoa que está postando online sobre as ações passadas do Taeyong no ensino fundamental, disse ser um informante que está se pronunciando pela vítima, e esse mesmo informante vem postando continuamente fatos distorcidos e não confirmados. 
Taeyong já se desculpou com a vítima e a compensou por suas falhas no passado. De qualquer maneira, o informante continua usando argumentos unilaterais, distorcidos e exagerados para atacar Taeyong. Nós estávamos cientes disso, mas como o informante é um ex colega de classe do Taeyong, o mesmo tinha medo do dano que isso causaria a ele, ao seus colegas de sala e outras pessoas. O próprio Taeyong decidiu aguentar pacientemente, com medo de que seus colegas de classe poderiam ser atingidos.  
Contudo, essas afirmações distorcidas continuaram a aparecer e se espalhar, levando a vários danos em forma de invasão de privacidade, insultos e difamação, não só do Taeyong, mas de sua família também. Essa situação chegou ao ponto onde não podemos mais tolerar, e iremos proteger o nosso artista. 
De agora em diante, se posts maliciosos contra o nosso artista Taeyong voltarem a aparecer, nós não iremos ficar parados e tomaremos forte ação judicial contra os “informantes”.
Além disso, iremos tomar fortes ações sem clemência sobre a disseminação e produção expansiva de conteúdo não confirmado, assim como outros conteúdos ilegais como o post de comentários maldosos contra Taeyong e sua família. 
Para evitar qualquer dano futuro, nós pedimos para que parem qualquer ação ilegal como posts ofensivos, disseminação de rumores e invasão de privacidade a todos as pessoas relacionadas ao ensino fundamental do Taeyong, incluindo o informante. 
Continuaremos a tomar ações legais contra qualquer ação ilegal, fortalecendo nosso processo de monitoramento e medidas legais, que já usamos para proteger nossos artistas até agora.
Obrigado.

SM ENT

Em conclusão, qualquer outro boato sobre o artista não é verdadeiro, as investigações provaram que todas as outras acusações, incluindo a de homofobia e auto-mutilação, não passaram de rumores maliciosos que o Informante postou em suas redes sociais. As investigações contaram com relatos de professores e outros colegas de sala que alegaram que todas as outras acusações eram falsas. Além disso, os pais de Taeyong nunca haviam sido notificados de mal comportamento do aluno. 

Fontes: (1), (2), (3)
Não retirar sem os devidos créditos.

Últimas notícias