Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Entretenimento Especiais K-pop

CHUNGHA fala sobre fãs e inspirações latinas em seu 1º full album QUERENCIA

Nesta manhã (15) participamos da conferência de imprensa de lançamento do [ QUERENCIA ], o 1º estúdio álbum de CHUNGHA . O evento online, no formato mesa-redonda, aconteceu em parceria com a 88rising, também envolvida no lançamento do álbum, junto da MNH Entertainment, agência coreana de CHUNGHA.

A mesa redonda foi guiada pela jornalista Kim Taylor Bennett, que direcionou suas perguntas a CHUNGHA, que apesar de tímida, estava bastante animada. O evento ainda teve participação do produtor porto-riquenho, Guaynaa, que trabalhou com a coreana na música ‘Demente.’

Há quase 2 anos a cantora coreana preparava o lançamento do seu full álbum, composto de 21 faixas e diversas participações. Ao longo desse período as características únicas de CHUNGHA foram reveladas através do singles Everybody Has, Stay Tonight, Play, X e agora o promocional BICYCLE.


Assista ‘BICYCLE’:


A princípio o álbum estava planejado pra ser lançado em 4 de Janeiro de 2021, mas sofreu atraso, pois CHUNGHA foi testada positivo para COVID-19 no dia 7 de Dezembro, e cancelou todas as suas atividades, para focar na sua recuperação. O álbum foi finalmente lançado no dia 15 de Fevereiro de 2021.

“[ Querencia ] é sobre ter um lugar para receber força e se sentir em casa. Está ligado ao quanto eu desejava ter esse álbum e trabalhei por isso. Este álbum é minha Querencia”, disse CHUNGHA sobre o significado do nome de seu álbum.

O lançamento traz 4 lados, dentro do mesmo álbum, separando as faixas: A – Noble, B – Sabage, C – Unknown e D – Pleasures, revelando as diversas cores da artistas. Sobre a promocional “Bicycle”, CHUNGHA revelou que para ela, era “tudo totalmente novo e desafiador“. Desde estilo da música, as partes do rap, até a coreografia diferente.



As referências para a produção, segundo CHUNGHA, vem de tudo que a cerca. “As letras, as melodias, a vibe, mostra quem sou, minha vida atual.

Um dos maiores destaques de QUERENCIA são a ousadia e inovação de estilos e conceitos. “Ser sempre aberta a novidades me fez produzir Querencia. Minhas relações e tudo pelo que sou grata, foram parte do álbum. Eu amo colaborações: produtores, artistas, designers. E sempre quero aprender alguma coisa nova. Encontrar uma nova parte de mim. Desafiar a mim mesma, me abrir, tentar algo novo. É o mais importante.“, disse CHUNGHA.

CHUNGHA reforçou que ‘Byulharang (160504 + 170607)‘ é sua favorita do álbum. “É uma música pra mim e meus fãs. Eu fiz para meus fãs e eu sempre tento chegar a eles o máximo que posso. Eu tenho 2 datas de debut, quis coloca-las juntas e fazer algo especial. Meus fãs são a minha maior ‘Querencia'”.


Meus fãs são a minha maior ‘Querencia’

CHUNGHA


CHUNGHA comentou sobre seus movimentos de dança únicos no K-POP, sobretudo os gestos com as mãos. “Eu só vou com o ritmo. Tenho minha equipe profissional em Waacking, mas está dentro de mim também. Deixa a coreografia mais ‘fancy’“.

Ainda revelou que também contribui ativamente na criação das coreografias: “Na verdade, eu tenho meu time dancers trabalhando comigo, mas eu faço comentários sobre o que podemos fazer para melhorar a coreografia. Gosto de participar de tudo.



Sua produção em espanhol, ‘Demente‘, foi tópico quente da conferência de imprensa. O produtor Guaynaa participou da conversa e teceu inúmeros elogios a CHUNGHA , inclusive sobre a ótima pronúncia em espanhol.

Ambos comentaram sobre ainda não se conhecerem pessoalmente e terem desenvolvido toda a produção online. Guaynaa falou sobre a história por traz do convite de parceria: “A empresa me contatou perguntando se eu gostaria de trabalhar com uma grande artista do K-POP. Eu aceitei imediatamente. Logo descobri que seria CHUNGHA.

Eu sou grata, porque ele mandou a gravação assim que pedimos, então pudemos trabalhar muito bem em ‘Demente’. E a música era tão divertida e animada.“, falou CHUNGHA sobre a produção de ‘Demente’.




O rapper porto-riquenho tem falado bastante sobre o lançamento em suas redes sociais: “Isso vai ser uma loucura na América Latina, para mim é um orgulho, é um grande passo para nós, que falamos espanhol. Vamos ouvir Chungha cantando em espanhol e isso é tudo o que posso te dizer.

Por mais que os fãs tenham se animado com a possibilidade de QUERENCIA ganhar seu sétimo MV – após uma declaração do rapper porto-riquenho em uma entrevista – , durante a conferência eles não confirmaram o lançamento de um novo MV, mas CHUNGHA disse esperar que consiga fazer.

CHUNGHA entra agora pra um seleto grupo de artistas do K-POP que já ousaram em suas carreiras, cantando em espanhol.

Encerrando a conferência, CHUNGHA deixou uma mensagem carinhosa para os fãs internacionais. “Espero que gostem do ‘Querencia’ assim como eu o amo e amo vocês“. Agradeceu todo o apoio e pediu para todos ouvirem muito ‘Bicycle’.

Você pode ouvir o álbum completo de CHUNGHA no Spotify:



Agradecimentos 88rising.

Tags relacionadas:

  • Naira Nunes

    Publicitária, redatora e diretora de arte, sou CEO e fundadora da KoreaIN, a primeira revista brasileira sobre música e cultura asiática.

    7 K-dramas Enemies to Lovers Thai Dramas com First e Khaotung Melhores lugares para se viver na Coreia do Sul Novos K-dramas originais da NETFLIX para 2023 K-Dramas de 2022 que você talvez tenha perdido