Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

K-HipHop K-pop

Nove produtores sul-coreanos que deixam marcas registradas em suas músicas

Artistas têm diferentes formas de deixar sua marca em suas obras e com a música não é diferente. Mas e quando esta marca é, literalmente, dizer o próprio nome no meio da faixa? Este hábito recentemente se espalhou pelo Brasil entre os produtores de funk, mas na Coreia já existe há muito tempo e tem, inclusive, artistas que não gostam.

É bem provável que você já tenha escutado alguma faixa dos produtores que separamos. Que tal, então, conhecer os rostos por trás das criações? Confira nossa lista:



Brave Brothers

Créditos: reprodução

Começando a lista em ordem alfabética, o primeiro escolhido é Kang Dong-chul. Você provavelmente o conhece pelo nome artístico Brave Brothers, ou mais ainda pela vinheta “Brave sound“.

Kang trabalhou para a YG Entertainment durante quatro anos antes de resolver montar sua própria empresa, a Brave Entertainment. Hoje, ele tem em seu quadro artistas como o grupo Brave Girls, que recentemente deram uma guinada na carreira e voltaram ao estrelato, e os rookies do DKB.

Mesmo trabalhando em uma das maiores empresas do ramo de k-pop, Kang catapultou sua fama produzindo grandes hits de grupos femininos. Seu currículo inclui 4Minute, After School e Hello Venus, mas suas maiores parcerias foram com o SISTAR e o AOA.

Confira uma compilação com alguns dos sucessos produzidos pelo Brave Brothers:



Giriboy

A lista de substantivos para todas as profissões de Giriboy é longa: rapper, cantor, compositor e (obviamente) produtor. A maioria de suas produções são de artistas de hip hop, mas ele também fez músicas para grupos de k-pop como o MONSTA X (inclusive foi um dos mentores do No Mercy, que formou o grupo), WJSN e PENTAGON.

A marca registrada de Giriboy é “G R Boy” e algumas de suas criações estão compiladas aqui:



Gray

Lee Seong-hwa, mais conhecido como Gray, é um rapper e produtor administrado pela AOMG. Perto de completar 10 anos de carreira, Gray já ultrapassou a marca de 100 músicas produzidas. Isso, obviamente, sem contar os hits escritos e cantados por ele.

Sua marca é simples e eficiente: um “Gray” na voz rouca de Zion.T. A grande maioria de seus trabalhos foi para artistas de hip hop e R&B, especialmente seus colegas de gravadora. Mesmo tendo uma centena de produções no currículo, Gray também usa a marca nas músicas que faz participação. Portanto, é difícil separar qual foi seu papel em cada canção, mas algumas delas estão reunidas nesse vídeo:



GroovyRoom

Créditos: reprodução

O dueto de DJs-produtores formado por Park Gyu-jung e Lee Hwi-min está sob administração da H1GHR MUSIC, selo comandado por Jay Park e Cha Cha Malone. O nome do primeiro EP lançado por eles acabou virando a marca registrada da dupla: “Groovy Everywhere“.

Desde que debutaram, já se foram mais de 70 produções e, como de praxe, boa parte delas para rappers. Confira uma compilação delas:



J.Y. Park

Créditos: JYP Entertainment (divulgação)

Vamos agora ao mais veterano da lista, com mais de 25 anos de carreira: Jinyoung Park, ou simplesmente J.Y. Park. Com tantos anos de estrada, não é de se impressionar que ele tenha escrito mais de 500 músicas. A lista de artistas que gravaram alguma obra dele, como é de se esperar, é bastante longa e inclui mega-astros como Rain, g.o.d e até mesmo a cantora IU.

Sendo dono de uma das maiores gravadoras de k-pop do país, óbvio que os artistas que estão ou passaram pelo selo também ganharam hits escritos e/ou produzidos pelo patrão. Porém, a história fica irônica pelo fato de que eles começaram uma onda de reclamação contra a presença da marca registrada de Park nas músicas: o “JYP” sussurado.

Os protestos acabaram virando chacota principalmente pelas mãos dos membros do GOT7. O grupo transformou o sussuro em uma piada interna após BamBam pedir – praticamente implorar – para que a marca registrada fosse retirada de Never Ever sob o argumento que não combinava com a faixa.

Ódio a parte, vejamos alguns dos famosos sussuros:



PrimeBoi

PrimeBoi, cujo nome verdadeiro é Park JinHyeon, é CEO da Prisma Music Group e produtor. Boa parte das suas contribuições musicais foram para rappers e seu currículo inclui artistas como NO:EL, Swings e San E.

Quando ao k-pop, ele contribuiu em canções do GOT7 e do 1THE9. PrimeBoi também lançou um álbum em 2017 chamado Trailer. Sua marca é “Prime Boi Music“. Infelizmente, não há nenhum vídeo com compilação com as músicas produzidas por ele, mas vamos deixar uma música dele próprio que está devidamente identificada.



Suga

Créditos: Big Hit Entertainment (divulgação)

O rapper do BTS tem seu nome em mais de 100 músicas. Seja por participação, composição, arranjos ou mixagem. Falando especificamente de produção, Suga já foi creditado em mais de 30 músicas. Quando falamos em músicas do seu grupo, ele não possui muitos créditos, mas na sua carreira solo – como Agust D – tem seu nome na maioria das faixas.

A maioria das faixas produzidas por Suga foram para cantoras. E a seleta lista das agraciadas inclui IU, Suran, HEIZE e Halsey. Além delas, também houve uma faixa para o Epik High (Eternal Sunshine) com uma história curiosa: Suga esqueceu de colocar sua marca registrada – o sussuro “Suga” – nela. Quando lembrou, a música já estava remixada. O jeito foi refazer o processo.

A título de informação, a marca registrada não é exclusividade do Suga produtor. Ele também a usa antes de cantar seus trechos nas músicas que canta, como podemos ver nesta compilação:



WOOGIE

Créditos: reprodução

WOOGIE também faz parte do quadro da H1GHR MUSIC e produz tanto para os colegas de gravadora quanto para os artistas da AOMG. Diferente dos seus companheiros que aparecem na lista, WOOGIE trabalha apenas na produção das faixas. Porém, é um trabalho completo pois, além de dominar os processos de masterização das faixas, ele ainda é multi-istrumentista capaz de fazer sozinho o trabalho de uma banda inteira.

Sua marca é “WOOGIE On and On“, mas, infelizmente, não está incluída em todas as faixas produzidas por ele nem há uma compilação delas. Porém, vamos deixar um exemplo com este vídeo de sua parceria com Hwasa (MAMAMOO) onde ela fala a vinheta logo no início da faixa:



BÔNUS: Chase “Cha Cha” Malone

Créditos: AOMG (divulgação)

Sim, sabemos que o título da lista tem “sul-coreanos”, mas em matéria de marca, este cara é um dos mais lembrados. Se você for fã de k-hip hop é difícil não ter ouvido um “I need a Cha Cha Beat Boy” em alguma faixa, principalmente se esta for do rapper Jay Park. Malone e Park são melhores amigos, trabalham juntos na AOMG e são donos da H1GHR MUSIC. Com tanta parceria, não é de se impressionar que os dois tenham feito muitas músicas juntos.

Porém, nem só de rap e hip hop é feita o currículo de Cha Cha Malone. Em seus mais de 10 anos de carreira, ele também já produziu para diversos artistas de k-pop como Shinhwa, U-KISS, B1A4, KARA, NU’EST, Red Velvet e Jessica Jung. Além desses, ele produziu faixas para os solos de Baekhyun (Stay Up) e Kai (Ride or Die, que não está com a marca) do EXO.

Uma curiosidade: De acordo com um tweet de 2015, a voz de “I need a Cha Cha Beat Boy” não pertence à Yezi ou à Hoody. Quem falou a frase foi uma moça chamada Vivian. Infelizmente, ficaremos sem conhecer seu rosto, porque a foto foi deletada do Instagram de Malone.

Confira a compilação com alguns sucesssos de Cha Cha Malone e veja quantas músicas conhece:



Gostou da nossa lista? Já avisamos que ainda tem produtores suficientes para uma Parte 2 dessa lista. Quem você acha que faltou e merece aparecer nela? Conte pra gente nos comentários.

Fontes: (1), (2), (3), (4), (5), (6), (7), (8), (9), (10)
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • Greyce Oliveira

    Cearense de Fortaleza, é metade uma humana normal professora de Inglês e metade ELF(a) precisando (talvez) de tratamento para parar de falar no Super Junior toda hora.

    7 K-dramas Enemies to Lovers Thai Dramas com First e Khaotung Melhores lugares para se viver na Coreia do Sul Novos K-dramas originais da NETFLIX para 2023 K-Dramas de 2022 que você talvez tenha perdido