Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Datas comemorativas

Saiba mais sobre o feriado do aniversário de Buda e conheça idols que são budistas

O aniversário do Príncipe Siddhartha Gautama, fundador do Budismo e mais conhecido como Buda, é um grande festival comemorado na maioria dos países do leste asiático, e na Coreia do Sul não é diferente. O censo realizado no país em 2016 indicou que 44% da população tem uma religião, e que dessa porcentagem, 35% são budistas.



A data da celebração é baseada no calendário lunissolar e por isso, não é uma data fixa, mas costuma cair entre abril e maio no calendário gregoriano (usado na maior parte do mundo), de forma que este ano, segundo o calendário lunar coreano, será no dia 19 de maio.

Na Coreia, a data é um feriado nacional e faz parte da comemoração a visita a templos, que costumam servir bibimbab e chá de forma gratuita a todos os visitantes. Apesar de ser um feriado religioso, é celebrado pelo país inteiro e um de seus pontos altos é o Festival das Lanternas de Lótus.


Templo Budista na Coreia do Sul.
Créditos: 90daykorean (reprodução)

Essa grande celebração é feita para que todos possam refletir as virtudes, ensinamentos e princípios budistas. No mundo do K-Pop, apesar de poucos idols comentarem abertamente sobre suas religiões, também há aqueles que seguem os ensinamentos de Buda. Conheça a seguir alguns exemplos deste último caso.



Changmin (TVXQ)

Changmin, membro do TVXQ e que atualmente é apresentador do Kingdom, revelou que frequenta templos, já que é budista.


Kim Jong Kook (Turbo)

Questões sobre Kim Jong Kook ser budista vieram à tona por causa de um episódio de Running Man, em que a pulseira que ele usava foi identificada como um rosário budista.


Suho (EXO)

O líder do EXO já citou mais de uma vez sua religião budista e que frequenta templos, inclusive no natal.


Seulgi (Red Velvet)

Os REVELUVs (fandom do Red Velvet) afirmam que Seulgi seja budista ainda que ela também não tenha confirmado abertamente seguir a religião. Em outras ocasiões, porém, ela já declarou que sua família é seguidora do budismo.


Hongbin (ex-VIXX)

Quando criança, o ex-visual do VIXX morou em um templo budista com sua avó, servindo de jovem monge.



Soyou

Soyou também é budista e teria revelado isso em uma entrevista no começo de carreira, ainda quando fazia parte do grupo SISTAR.


Jun. K, Nichkhun, Wooyoung, Chansung (2PM)

Entre os membros do 2PM, apenas Taecyeon e Junho são cristãos. Os outros quatro – Jun. K, Nichkhun, Wooyoung e Chansung – são budistas. Apesar disso, apenas Jun. K e Nichkhun têm conteúdos na mídia sobre o assunto.


Solar (MAMAMOO)

A líder do MAMAMOO é a única budista do seu grupo.


Ten (NCT, SuperM e WayV)

Na Tailândia, estima-se que aproximadamente 93% da população seja budista, assim, a maior parte dos idols tailandeses também são praticantes do budismo. Os NCTzen especulam sobre a religião dos membros do NCT, mas sobre Ten não há dúvidas. Ele é budista, e há até fotos do período em que o idol foi monge.


BamBam (GOT7)

BamBam também é o único budista de seu grupo. Respeitando a religião de seu idol, os Ahgase até já fizeram doações em dinheiro para templos em sua homenagem.

Fontes (1), (2), (3), (4), (5), (6
Imagens: Mimsie Ladner, 90daykorean, SM Entertainment, Jellyfish Entertainment, Starship Entertainment, JYPE, RBW Entertainment
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • Naomi Shiroma

    Paulistana apaixonada por idiomas, livros e música.

    7 K-dramas Enemies to Lovers Thai Dramas com First e Khaotung Melhores lugares para se viver na Coreia do Sul Novos K-dramas originais da NETFLIX para 2023 K-Dramas de 2022 que você talvez tenha perdido