Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Cultura Especiais K-pop Música

Artistas coreanos que já promoveram o com conceito cowboy

Conheça os vídeos com este conceito que não é novo, mas têm marcado presença nos últimos comebacks

Depois do corte de cabelo mullet, também conhecido por nós brasileiros como ‘cabelo do Xororó‘, outra tendência que parece ter chegado para ficar no k-pop é o conceito cowboy/cowgirl. Algumas pessoas já tinham percebido o apreço por esta tendência em MVs mais antigos, outras começaram a reparar depois dos memes feitos com o lançamento de Blue Hour, do TXT.

Seja mantendo o figurino original country ou customizando para estar em dia com a modernidade, cada artista traz o estilo vaqueiro do seu jeito. Relembre momentos em que o k-pop se inspirou no Velho Oeste e até teve certa semelhança com figurinos das duplas sertanejas dos anos 1980 e 1990. 


NCT 127 – Sticker


E o NCT 127 entrega tudo mesmo, inclusive o conceito cowboy! Em seu comeback mais recente que conquistou all kill, primeiro lugar simultâneo em charts coreanos como o Hanteo, Synnara e Hottracks, o grupo trouxe o conceito cowboy desde o figurino ao cenário. No MV, percebemos características típicas de um filme com duelo de cowboys, inclusive nas primeiras cenas, em que Jaehyun encara um dos membros do NCT como se fosse iniciar uma das brigas clássicas de pistoleiro. O cenário também ajuda a contextualizar, apresentando cactos e elementos comuns de paisagens áridas, como dos filmes de Velho Oeste, tudo misturado a objetos em LED. O figurino também dá uma repaginada no conceito country, misturando franjas com brilhos, strass e agregando as pistolas assim como o famoso laço do cowboy, só que coberto com luzes LED, semelhantes às do cenário. Sobrou até para Malraeng, o cachorrinho chihuahua segurado por Taeil, representar o conceito do MV.



Não é a primeira vez que o NCT apresenta o conceito, mais detalhes você vai conferir no bônus da matéria.


Stray Kids – Thunderous


O Stray Kids fez uma mistura de dois conceitos clássicos: cowboys e cultura tradicional coreana. No MV da música principal do álbum, Thunderous, que rendeu ao grupo o título de primeiro artista Million Seller da JYP, percebemos a referência country no figurino de Félix, mas ela fica ainda mais evidente nessa apresentação feita no Music Core. Nela são perceptíveis aqueles detalhes que praticamente “gritam” fazer parte desse conceito, como a jaqueta de couro, as franjas no figurino, chapéu com a aba dobrada e uma munição falsa presa ao redor da blusa como uma espécie de acessório.


HYO (feat. BIBI) – Second


Em seu comeback solo, Hyoyeon (SNSD) faz sua versão do mix conceito “moderno com cowgirl“, alternando cenas em que aparece com um look verão, em uma lanchonete, e cenas em que aparece em um local meio desértico com um chapéu, botas cano longo e figurino que se encaixam muito no estilo country. A imagem da forasteira chegando em uma região que não é urbana e nem rural, parecendo mais um ambiente tirado de um filme do estilo western, pode ser bem percebida nesse MV e em muitos outros que você pode conferir ao longo desta matéria.


TOMORROW x TOGETHER – Blue Hour


Este MV traz o pacote completo do que se espera de um cantor brasileiro de sertanejo das décadas de 1980 e 1990: um chapéu de cowboy por cima de um mullet e um calça que imita couro, bastante justa, combinando com uma camiseta com dobras e detalhes bastante sertanejo. Ao mesmo tempo, o figurino traz adaptações que não descrevem um cowboy “raiz”, como os croppeds e cabelos coloridos. Apesar das inovações, é curioso como partes da coreografia se encaixam com músicas sertanejas brasileiras e muitos fãs têm brincado com isso nos aplicativos de edição de vídeo.


WOODZ – FEEL LIKE


O ídolo que já morou em terras brasileiras, cantou uma música sertaneja em um dos últimos KCONTACTs e agora, para a surpresa dos fãs, fez comeback com o conceito cowboy. No videoclipe e em algumas apresentações de Feel Like há um bar, cenário comum nos filmes de faroeste, com o nome em português, “Sinto Como”, que traduz o título da música. Misturado ao cowboy tradicional, Woodz acrescenta elementos que lembram produções musicais do gênero rock’n’roll.


B1A4 – Baby goodnight


O B1A4 usou esse conceito para contar uma história com a inspiração romântica de um pistoleiro. O cenário faroeste e o figurino tradicional de cowboy são usados para descrever as aventuras amorosas de um conquistador, CNU, que tem como alvo o coração das mulheres. Não tem troca de tiros, apenas uma história leve de se acompanhar. Neste comeback, o grupo mostra seu domínio quando o assunto é música com temática fofa e amorosa. 


ITZY – Not Shy


O MV de Not Shy já começa com uma das partes mais comuns na narrativa dos filmes de cowboy: os cartazes de procura-se. Depois disso, é possível percebermos outros elementos que são essenciais nesse tipo de história, o chapéu, as regiões áridas, o bar em estilo antigo feito de madeira e um suposto tesouro desejado pelas cowgirls do ITZY. Mesmo o tesouro sendo bastante inesperado, acrescenta um charme ao roteiro. 


(G)I-DLE – DUMDi DUMDi


E quem disse que cowboys e cowgirls só se dedicam ao crime? O grupo (G)I-DLE mostra que elas também sabem festejar! No MV, as integrantes do grupo se encontram ao se hospedarem em um motel, no meio de uma cidade deserta, e transformam o encontro em festa. É interessante observar como a música fala sobre verão, e nada parece mais quente do que os cenários áridos dos tradicionais filmes de cowboy


Oh My Girl – Nonstop


O ambiente com o qual as meninas do Oh My Girl interagem no MV é um jogo de tabuleiro, uma das “fases” escolhidas foi um cenário no estilo dos filmes de faroeste. Nessa parte do videoclipe, elas trocam as expressões fofas  por encaradas desafiadoras e a música no estilo tropical house pareceu se encaixar bastante no conceito. 


AOA – Come See Me


Se a temática pistoleira pode ser usada pelos grupos que adotam uma imagem mais fofa, imagina aqueles que optam pelo conceito sexy. Em Come See Me, as integrantes do AOA estão se preparando para um combate e dançam com um figurino adaptado daqueles que os cowboys usavam, com chapéu, calça e luva. É possível ver também os traços da modernidade, pois estas cowgirls trocaram os cavalos pelas motos e usam chapéu de aba reta. 


KARA – CUPID


Como o cupido é um dos maiores atiradores da mitologia, o grupo KARA escolheu usar o conceito cowgirl para representá-lo. As roupas que as ídolos usaram no videoclipe e performances foram adaptadas para ter um toque mais moderno, sensual e revelador. Elas trocaram as calças por shorts e as cores escuras por tons de rosa, no MV, e vermelho, em alguns stages, podendo também representar o amor e, assim, o cupido.


Dalshabet – Mr. Bang Bang


As integrantes do Dalshabet também trocaram os figurino tradicionais pelos shorts curtos, mantendo as botas e o tradicional roteiro das pistoleiras armadas. Como no MV do ITZY, é possível notar itens comuns nessa narrativa: os cartazes de procura-se e o roubo praticado por um grupo armado. No figurino, é recorrente a presença de franjas e botas de cano alto, características comuns do estilo country.


VEJA MAIS: Confira outros MVs com temática country e que relembram festas juninas.


Parte dessa lista traz alguns MVs que usaram referências ao conceito country, que ficaram bastante diluídas em meio ao conceito geral do lançamento dos artistas. Seja um figurino único, seja o conceito do MV, que se colide com o conceito “forasteiro do Velho Oeste”. Cada artista aborda esse temática de uma forma particular.


ONF – Sukhumvit Swimming

O MV mantém os cenários futuristas que o ONF costuma usar em seus conceitos visuais de videoclipes, mas o diferencial é o figurino de cowboy, no estilo clássico dos filmes, usado pelo integrante Hyojin. Além das vestimentas, aparece um ambiente em ruínas e um trem, onde o cowboy costuma viajar rumo a algum vilarejo desconhecido, e o MV sugere até mesmo um conflito armado.


SHINee – Don’t Call Me


Mesmo não seguindo o roteiro de tiro, porrada e bomba, o SHINee manteve a narrativa dos forasteiros se encontrando em um local desértico e nada amigável. A cena que marca o começo do videoclipe mostra Minho vestido dos pés a cabeça de cowboy futurista, com algumas roupas a menos e ostentando seu chapéu. Os outros integrantes do SHINee vestem trajes mais modernos, com cores quentes ou escuras, como o marrom e o preto, combinando com o ambiente e o conceito. 


Red Velvet – Umpah Umpah 


Umpah Umpah é mais um caso de MV lançado no verão e que descreve festas e viagens com amigas rumo a um lugar desconhecido. A hospedagem no meio do nada e caindo aos pedaços, desta vez, é uma casinha bem moderna e colorida. O figurino cowgirl aparece em poucas cenas do videoclipe, mas está lá, customizado para vestido e chapéu rosa usados por Joy


SF9 – Summer Breeze


Este MV é um caso especial do conceito cowboy, porque os figurinos e cenários foram completamente modificados para ter um ar de modernidade e os cowboys estão motorizados. O que permite fazer o paralelo entre o videoclipe e conceito é a história, semelhante a dos outros MVs, com forasteiros se encontrando em um bar de uma cidade desértica e trocando tiros. O instrumental da música também traz o clima do Velho Oeste e deixa praticamente impossível negar que este é um videoclipe com a temática de cowboy. 


Bônus: NCT – RESONANCE, teasers de Johnny e Yuta

Fonte: SM Entertainment

Fontes: (1), (2), (3), (4)
Imagens: Yuehua Entertainment (reprodução), SM Entertainment (reprodução)
Não retirar sem os devidos créditos.


Tags relacionadas:

  • Leticia Brito

    Jornalista goiana, apaixonada por realities, webtoons e pelo Day6.

    7 K-dramas Enemies to Lovers Thai Dramas com First e Khaotung Melhores lugares para se viver na Coreia do Sul Novos K-dramas originais da NETFLIX para 2023 K-Dramas de 2022 que você talvez tenha perdido