Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

K-pop

Veja a trajetória dos recordes de YANG YO SEOP (Highlight) no “King of Mask Singer”


Quatro meses. Este foi o período que YANG YO SEOP, vocalista principal do Highlight (antigo Beast/B2ST), ficou no trono do programa King of Mask Singer. Foram 8 vitórias consecutivas que o cantor que usava a identidade de “Gato da Lareira” conquistou durante sua participação no programa. Para se ter uma ideia, ele é somente o 3º participante a conseguir manter a coroa por tanto tempo desde a estreia do programa em 2015. Quer saber como foi a jornada dele até esse recorde? Confira agora.



O King of Mask Singer é um programa sul-coreano no qual celebridades dos mais diversos meios competem fantasiadas e só revelam sua identidade quando são derrotadas nos duelos. O sucesso do formato foi tanto que outros países organizaram suas próprias versões do programa, inclusive o Brasil.

A derrota só veio para YO SEOP quando foi defender sua coroa pela nona vez. Apesar de a notícia surgir como sua derrota e consequente saída do programa, o fato de ter permanecido tanto tempo como rei fez com que ele alcançasse várias conquistas ao longo dos seus 4 meses de participação. Números recordes que impressionam em um programa com mais de 5 anos de existência e centenas de participantes ao longo dos anos.

A jornada do “Gato da Lareira”

O “Gato da Lareira” nos bastidores pouco antes de sua primeira disputa no program

YO SEOP entrou no programa através da identidade de “Gato da Lareira” (ou “Fireplace Cat”) no episódio 273 exibido em setembro de 2020. Como costume, cada nova rodada conta com 8 competidores que participam de rodadas eliminatórias até que sobre apenas um para tentar pegar o lugar do rei ou da rainha atual.

Na primeira rodada, Yoseob cantou em um dueto com outra competidora, a apresentadora de TV Lee Hye-sung, a música I Knew I Love, da cantora Shin Hyo Bum que foi jurada daquele dia. De primeira, os integrantes do painel de jurados do programa já elogiaram a performance.

O compositor Yoo Young-seok disse a voz dele era afiada e flexível e que fez a apresentação mais completa dos 8 novos desafiantes da rodada. O também compositor Lee Yoon Sang disse que a técnica dele era boa e que ele era capaz de pegar o trono.



Por causa da voz única do YO SEOP, mesmo com a máscara não era possível esconder a identidade dele. Apesar de não ter sido mencionado no programa na época, os integrantes do painel de jurados já tinha reconhecido. Chan (membro do VICTON), que estava como jurado no painel, chegou a exclamar “é ele” com uma expressão de admiração já que ele é um conhecido fã do Highlight.

Sem muitas dificuldades, YO SEOP ganhou etapa atrás de etapa com vantagem. Na terceira rodada ele enfrentou Ricky (membro do Teen Top) e ainda assim conseguiu a última vitória necessária para enfrentar a rainha até então, a atriz e cantora Kim Jung-eun.


Com um resultado de 16 votos a 5 (desde março por causa do COVID o programa passou a ser sem público e contar apenas com os votos do 21 integrantes do painel), ele tomou a coroa e se tornou o 45º participante do programa a pegar o trono. A partir daí a coroa era dele e a cada dois episódios ele voltava com uma apresentação para defender o trono.

Nessa trajetória, ele enfrentou outros artistas conhecidos e talentosos para defender a coroa: Kei (Lovelyz), Ahn Ye-eun, HaEun, o rapper Penomeco, Denise (Secret Number), Taru e Jeong Minseong (La Poem). Assim, ele venceu um total de 8 vezes, deixando a sua marca do programa.

A cada apresentação e vitória, os jurados elogiavam a sua performance. Por causa da sua voz melodiosa e da emoção que colocava nas músicas sentimentais que escolhia, ele conseguia trazer o público às lágrimas vez ou outra.



No episódio 278, ele defendeu a coroa com a música When Our Lives Are Almost Over da banda MuHanGweDo, liderada pelo vocalista Shin Haechul, um cantor lendário pela presença de palco que faleceu por erro médico em 2014. Ele escolheu essa música como homenagem, porque o programa foi ao a justamente na semana que marcou o 6º ano da morte dele.

YO SEOP disse que independentemente de ganhar ou não, ele queria cantar essa música em respeito ao cantor. A apresentação gerou comoção entre os jurados que falaram que a homenagem foi bonita, que dava para ouvir na voz dele o significado das palavras e que o Shin Haechul ficaria orgulhoso.

No episódio 286, ele defendeu a coroa cantando End of a Day do Jonghyun, outra homenagem importante feita em respeito por ele (também na semana da morte do cantor). Posteriormente, em entrevistas após a sua saída do programa, Yoseob falou sobre a honra de cantar essa música e como ele sempre admirou o Jonghyun e que ainda sente muito a morte dele.


YO SEOP também teve a honra de defender a coroa com sucesso no especial de natal e de ano novo. Na ocasião ele agradeceu por ter a honra de terminar o ano como rei. Da mesma forma os jurados também falaram sobre como ouvir a voz dele e das músicas lindas que cantava ajudaram a tornar 2020 melhor apesar de todos os problemas. Uma forma de alívio e de ter memórias felizes naquele ano.

Alguns desafiantes do programa também deixaram recado para o rei atual, cientes de sua identidade. Minhyuk (MONSTA X) competiu no programa e, após ser derrotado e ter sua identidade revelada, ele mandou uma mensagem para o Yoseob dizendo que foi uma inspiração para ele resolver se tornar idol e que esperava poder conhecer e jantar com ele depois.

O próprio Chan (VICTON), depois de fazer parte do painel, se tornou um competidor e quando foi derrotado também falou sobre como ele tinha sido uma influência para o sonho dele de virar um idol e que queria poder conversar e sair para comer com ele depois.

Após o fim de seu reinado, YO SEOP pôde responder Minhyuk e Chan para agradecer pelo apoio e avisar que, se houvesse oportunidade, pagaria comida para os dois. Chan revelou que entrou em contato com o cantor e que agora eles conversavam e ele passou a chamá-lo de “hyung”.

Yoseob respondendo a mesangem do Chan e do Minhyuk

A última apresentação de YO SEOP não ficou para trás das semanas anteriores. Ele cantou The First Snow de Jung Joon-il, mas acabou perdendo para uma performance ainda mais surpreendente de Lee Young-hyun (integrante do Big Mama), que se tornou a nova rainha. A cantora, no entanto, só ficou uma semana no trono e ao final do seu reinado também mencionou YO SEOP, falando sobre a pressão e honra de substituí-lo no trono.

Como era de se esperar, sua despedida do programa foi tão emocionante quanto as suas apresentações, com jurados falando sobre como se acostumaram a ouvir sua voz semana a semana e como sentiriam falta disso. A cantora Lee Min (da dupla As One) em particular era a maior fã dele no programa e deixou lágrimas escorrerem quando YO SEOP perdeu, já que significava que ele deixaria o programa.


Eles também comentaram sobre o apelido que ele ganhou nas redes sociais: “Rei da consolação”, porque ele sempre escolhia músicas que confortam o coração das pessoas. YO SEOP disse que, como 2020 foi um ano complicado por causa do COVID-19, quis mandar uma mensagem positiva e confortante para o público nos seus poucos minutos no palco, sem pensar se ganharia com a escolha ou não.

Ainda assim, ele sempre se esforçava para entregar a melhor apresentação possível para atender às expectativas semana após semana. Por fim, YO SEOP agradeceu todo o carinho e os elogios que recebeu ao longo dos quatro meses que participou do King of Mask Singer. E ainda agradeceu brincando por terem fingido que não sabiam que era ele.

A marca na história do King of Mask Singer

Yoseob com a coroa após uma de suas vitórias

O longo reinado do YO SEOP no King os Mask Singer rendeu a ele recordes que vão ficar marcados na história do programa. Por causa das 8 vitórias consecutivas, ele conquistou o 2º lugar entre os reis e rainhas com mais vitórias no programa, empatado com a cantora Son Seung-yeon que chegou nas mesmas 8 vitórias em 2018. Ambos só estão atrás apenas do lendário Ha Hyun-woo, vocalista da banda Guckkasten, que venceu 9 vezes em 2016.

Ele também conseguiu quebrar a maldição das 6 vitórias, que não era superada desde 2018 pela própria Son Seung-yeon e virou o idol mais bem-sucedido do programa. Outros idols que chegaram perto foram Solji (EXID) e Kyuhyun (Super Junior), ambos com 5 vitórias, e Seungyoon (WINNER) com 6 vitórias.

Outra estatística impressionante foi em relação a diferença de votos em algumas rodadas. YO SEOP foi o primeiro a vencer a batalha final da coroa por 20 votos a 1 desde março (quando foi feita a mudança de 99 para 21 votos por não ter público), na disputa contra Penomeco. Ele terminou com uma média de 73.41% dos votos ao favor dele, atrás apenas da cantora Kim Yeon-ja (com 74.29%).

As apresentações e as conquistas de YO SEOP também geraram repercussão na mídia e nas redes sociais coreanas. Os vídeos de suas apresentações acumularam 5.5 milhões de visualizações e ficaram no top 100 no Naver TV por semanas. Para completar, ele também foi o último rei de 2020 e o primeiro de 2021.

Reação de Yoseob a lista de recordes mencionados no programa

Após conquistar a sua 8ª vitória, o Yoseob alcançou o 10º lugar na lista de reputação dos idols masculinos em janeiro, atrás apenas dos integrantes do BTS, Cha Eunwoo (ASTRO) e Yunho (TVXQ). Ele também apareceu na lista de fevereiro, em 13º lugar, mesmo semanas após sua saída do programa.

A posição elevada é ainda mais surpreendente considerando que YO SEOP (e o Highlight) estavam inativos há 2 anos por causa do serviço militar. King of Mask Singer foi uma das primeiras atividades do cantor depois de ser dispensado.

Ele revelou até que os produtores do programa o chamaram para participar enquanto ele ainda estava servindo e uma semana após ser dispensado já estava gravando o episódio. YO SEOP ainda disse que o fato de ter sido reconhecido tão facilmente, apesar os anos de inatividade, o comoveu.

Yoseob se despedindo do programa como se tivesse sido “dispensado”, lembrando de seu recente serviço militar

Assim que sua identidade foi oficialmente revelada, foram feitos mais de 100 artigos sobre ele no Naver, muitos deles em alta. Seu nome ficou em 3º nas buscas, enquanto “Highlight” ficou em 8º e “Beast” em 12º, tudo como resultado da repercussão.

Apesar de sua jornada no programa ter acabado, ela foi longa o bastante para deixar sua marca. Ele será lembrado não só pelo legado de suas vitórias, mas por ter conquistado a todos com sua voz poderosa e a sua capacidade de entregar emoção em cada palavra das músicas.

Em 2021, o YO SEOP finalmente pôde voltar aos palcos. Em maio, o Highlight fez seu aguardado retorno após todos os membros finalizarem seus períodos de alistamento militar obrigatório. Agora em setembro, ele lançou seu primeiro full album. Chocolate Box já está disponível nas principais plataformas de streaming. A faixa escolhida como single foi BRAIN.

Confira o MV de BRAIN:



O cantor também aproveitou para mandar um recado para os fãs brasileiros através da KoreaIN. Confira o que ele disse:

Por Paula Bastos Araripe
Fontes: (1), (2), (3), (4), (5), (6), (7).
Imagens: MBC, Naver
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • Paula Bastos Araripe

    Jornalista carioca que tem o k-pop como trilha sonora da vida. Multistan incorrigível, defensora de grupos (injustamente) desconhecidos e nostálgica da segunda geração do k-pop. Highlight (Beast) tem certificado vitalício como meu grupo ultimate.

    7 K-dramas Enemies to Lovers Thai Dramas com First e Khaotung Melhores lugares para se viver na Coreia do Sul Novos K-dramas originais da NETFLIX para 2023 K-Dramas de 2022 que você talvez tenha perdido