Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Premiações

Conheça as principais premiações de TV e cinema da Coreia do Sul

A cada ano que passa, as séries coreanas – chamadas k-dramas – recebem mais destaque nacional e internacional. A popularidade faz com que também sejam conquistados mais patrocínios e incentivos para a produção de novas histórias de aquecer o coração. Além dos índices de mais assistidos, outro grande fator que valoriza esta a arte cinematográfica são as premiações.

Receber um prêmio de um festival aclamado faz toda a diferença na carreira de um ator, roteirista, diretor ou até mesmo de pessoas com trabalhos menos reconhecidos, que poderão acrescentar um elemento forte em seus currículos. Sendo assim, apesar de não ser um fator decisivo para dizer se uma série é boa ou não, as premiações são capazes de realçar aspectos narrativos, interpretativos e estéticos de cada produção, incentivando fãs e artistas a continuarem nesse caminho pela arte do cinema e da TV.

Pensando nisso, a KoreaIN listamos as premiações da Coreia do Sul que contemplam produções da TV asiática, internacional ou exclusivamente coreana.



Baeksang Arts Awards

premiação coreana para séries e dramas

O Baeksang Arts Awards (BAA) é uma das mais prestigiadas premiações e sua criação data de 1965. O criador, Chang Key Young, tem o pseudônimo de “Baksang”, o que deu origem ao nome oficial do evento, que perdura até os dias atuais. É uma premiação para TV, cinema e teatro que acontece anualmente e é impulsionada pelas marcas Ilgan Sports e JTBC Plus.

Os artistas e trabalhos indicados para o BAA são selecionados por meio de um processo rigoroso, que passa pelas mãos de diferentes grupos de especialistas e críticos de cada categoria de entretenimento. Além deles, as indicações também são apresentadas a um grupo de 40 profissionais de diversas áreas para uma perspectiva ampla na seleção dos vencedores.

Os grandes prêmios de todos os eventos são chamados de Grand Prize (Grande Prêmio ou Daesang) e existem nas categorias TV, Filme, Melhor Ator na TV, Melhor Ator em Filme, Melhor Atriz na TV e Melhor Atriz em Filme. Em 2021, o Grand Prize de TV premiou o comediante e host de programa de variedades Yoo Jae Suk. O ator do drama Beyond Evil, Shin Ha Kyun, ganhou o Grand Prize de Melhor Ator da TV e a atriz Kim So Yeon, do drama The Penthouse: War in Life, ganhou o Grand Prize de Melhor Atriz da TV.


Seoul International Drama Awards

premiação coreana para séries e dramas

A premiação específica da cidade de Seul se chama Seoul International Drama Awards e contempla produções estrangeiras além das nacionais. O evento foi lançado em 2006 e é organizado pelo Comitê Organizador do Seoul Drama Awards e pela Korean Broadcasters Association (Associação Coreana de Emissoras). No site oficial, a premiação diz possuir três objetivos: o desenvolvimento contínuo do Korean Wave, a promoção da participação saudável em festivais e a revitalização do turismo em Seul.

No ano de 2020, o Grand Prize, ou seja, o prêmio principal, foi dado para produção brasileira Órfãos da Terra, da Rede Globo. A categoria Hallyu Drama é destinada apenas a k-dramas e em 2020 teve como vencedor do prêmio Excellent Korean Drama (Excelente Drama Coreano) a série Para Sempre Camélia. Os vencedores do prêmio Outstanding Korean Drama (Notável Drama Coreano) foram as séries Pousando no Amor, Hot Stove League e Extraordinary You.



Asia Artist Awards

premiação coreana para séries e dramas

O Asia Artist Awards (AAA) é uma cerimônia organizada desde 2016 pelo jornal coreano Money Today e as marcas StarNews e MTN. Ela acontece normalmente em novembro e engloba não apenas o ambiente cinematográfico e televisivo, mas também possui categorias para a música asiática. Por esse motivo, a AAA é uma premiação também muito conhecida por engajar fãs de k-pop, ávidos por darem aos seus ídolos um novo prêmio.

Dentre as principais categorias da TV, estão o Asia Hot Artist (Artista “Quente” Asiático), Asia Celebrity (Celebridade Asiática), Artist of the Year (Artista do Ano), Best Entertainer Award (Prêmio de Melhor Artista) e Rookie of the Year (Novo Artista). Os prêmios de popularidade da TV e da música, os Popularity Awards, são definidos pelo voto dos fãs. O maior prêmio do evento é o Grand Prize (Daesang) e, em 2020, foram conquistados pelo ator Kim Soo Hyun, de Tudo Bem Não Ser Normal, na categoria Drama, e pelo ator Lee Jung Jae, na categoria Filme.


Korea Popular Culture and Arts Awards

premiação coreana para séries e dramas

A premiação deste tópico se chama Korea Popular Culture and Arts Awards é uma cerimônia anual de premiação do governo sul-coreano organizada pela Agência de Conteúdo Criativo da Coreia, órgão pertencente ao Ministério da Cultura, Esportes e Turismo. O evento começou a ocorrer no ano de 2010 e possui apenas quatro categorias: a Order of Cultural Merit (Ordem de Mérito Cultural), a Presidential Commendation (Comenda Presidencial), a Prime Minister’s Commendation (Comenda do Primeiro Ministro) e a Minister of Culture, Sports and Tourism Commendation (Comenda do Ministro da Cultura, Desporto e Turismo). Comenda significa uma distinção honorífica, ou seja, é uma condecoração, um título de honra.

Em 2020, três atores ganharam o primeiro prêmio da lista. Por serem prêmios de honra ao mérito distribuídos pelo governo, existem diferentes tipos de “medalha”, chamadas classes, dados aos participantes. Dois dos atores vencedores em 2020, a atriz Go Doo Shim e o ator Byun Hee Bong, receberam a classe 2 (coroa de prata), chamada de Eungwan Order of Cultural Merit. O ator Im Ha Ryong recebeu a classe 3 (coroa preciosa), chamada de Bogwan Order of Cultural Merit.


Leia mais: Saiba quais são as principais premiações de música Coreia do Sul

Confira as últimas novidades de K-Dramas


Grimae Awards

premiação coreana para séries e dramas

A premiação Grimae Awards acontece anualmente desde 1993 e é produzida pela Korean Television Producers Association (Associação de Produtores de Televisão da Coreia). O objetivo da cerimônia é promover o desenvolvimento do audiovisual e, principalmente, das qualidades individuais de cada cineasta. Além de premiar dramas, o evento também abrange filmes e documentários, comerciais de TV e programas de variedade. A seleção de concorrentes nas categorias ator e atriz é feita por diretores de cinema que analisam a performance nos dramas do ano. Em 2020, o Grand Prize para melhor drama foi dado a Hot Stove League e os prêmios de melhor ator e atriz foram dados aos protagonistas da série, Namgong Min e Park Eun Bi.


APAN Star Awards

premiação coreana para séries e dramas

A APAN Star Awards é uma premiação recente, iniciada no ano de 2012 pela Korea Entertainment Management Association (Associação de Gestão de Entretenimento da Coreia – CEMA). O modo de seleção se baseia em premiar dramas que foram ao ar nas três grandes redes de transmissão (KBS, MBC e SBS) e ou nos canais a cabo (tvN, JTBC, OCN, MBN e TV Chosun) de outubro do ano anterior a setembro do ano em curso, fechando exatamente 12 meses de produção. Em 2020, o Grand Prize foi dado ao ator Hyun Bin, da série Pousando no Amor. Nesse mesmo ano, Itaewon Class ganhou como Drama Of The Year (Drama do Ano).



Korea Drama Awards

premiação coreana para séries e dramas

Por fim, o Korea Drama Awards foi criado em 2007 pelo comitê de organização do Korea Drama Festival. Os nomeados de cada categoria são escolhidos nos dramas produzidos pelos canais de TV a cabo e pelas três maiores redes sul-coreanas, KBS, SBS e MBC.

Em 2009, eles cancelaram o evento devido a epidemia de gripe suína. Diferente das demais premiações que passaram a ser on-line devido à nova pandemia do coronavírus, o Korea Drama Awards não acontece desde 2019 e não tem previsão de retorno. Em 2019, o Grand Prize foi dado ao drama My Only One, enquanto a categoria de Best Drama (Melhor Drama) ficou para Sky Castle.


Premiações específicas de emissoras coreanas

premiação coreana para séries e dramas

Para estimular e encorajar o esforço nas produções internas, muitas emissoras fazem suas premiações particulares, que dão destaque apenas a sua própria programação. A emissora Korean Broadcasting Systema (KBS) possui dois eventos importantes: o KBS Drama Awards e o KBS Entertainment Awards. O primeiro é uma cerimônia específica para os dramas da KBS. Ele começou a acontecer em 1987 e segue até os dias atuais, com a cerimônia sempre no dia 31 de dezembro. Já o KBS Entertainment Awards passou a ser realizado a partir de 2002 e foca mais na parte de programas de TV, não englobando produções de séries.

Em 2020, o drama Do Do Sol Sol La La Sol, distribuído pela Netflix como Melodia da Esperança, recebeu alguns prêmios na categoria minissérie do KBS Drama Awards. Enquanto isso, na premiação que engloba programas de TV, o ator Kim Seon Ho, da série Start-Up, também conhecida como Apostando Alto, ganhou o prêmio de Novato em Show & Variedade (Rookie Award for Show & Variety).

Esse modelo de duas premiações distintas para a programação interna já era adotado por outras emissoras, como a Munhwa Broadcasting Corporation (MBC), que também traz uma premiação específica para dramas e outra para programas de variedade. São elas a MBC Drama Awards, que acontece desde 1982, e a MBC Entertainment Awards, cuja primeira cerimônia ocorreu em 1990. Em 2020, o Grande Prêmio (Grand Prize) da noite no MBC Drama Awards foi dado ao ator Park Hae Jin, conhecido pela sua atuação nos dramas Cheese in the Trap e Estágio Kkondae, sendo o último o drama vencedor na categoria de Drama do Ano da MBC.

Além da KBS e da MBC, a SBS (Seoul Broadcasting System) possui sua cerimônia para dramas desde 1993, conhecida como SBS Drama Awards, e outra para programas de variedade desde 2007, conhecida como SBS Entertainment Awards. Em 2020, um dos prêmios mais aclamados por quem assiste drama foi o prêmio de melhor casal, dado a Park Eun Bin e Kim Min Jae, protagonistas do drama Você gosta de Brahms?.

Diferente das demais, a emissora Total Variety Network, mais conhecida como tvN, possui apenas uma premiação, chamada tvN10 Awards. Esta só aconteceu uma vez, no ano de 2016, para celebrar os 10 primeiros anos de funcionamento da emissora. Seu Content Grand Prize (Grande prêmio de Conteúdo) foi dado para a série Reply 1988 e seu Individual Grand Prize (Grande Prêmio Individual) foi dado ao ator Cho Jin-Woong, da série Signal.

Fontes: (1), (2), (3), (4), (5), (6), (7), (8), (9), (10), (11), (12), (13), (14), (15), (16)
Imagens: Treasure (Twitter), Ding Dong Dantes (Twitter), Reprodução.
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • 7 K-dramas Enemies to Lovers Thai Dramas com First e Khaotung Melhores lugares para se viver na Coreia do Sul Novos K-dramas originais da NETFLIX para 2023 K-Dramas de 2022 que você talvez tenha perdido