Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

K-pop Música

Coreógrafos do K-Pop: Conheça 7 trabalhos incríveis da coreógrafa Lia Kim

Se você está por dentro do K-pop, já deve ter escutado o nome Lia Kim por aí, inclusive aqui mesmo na KoreaIN. Lia Kim já foi tutora de dança de trainees de diversas empresas, além de ser famosa como dançarina de rua. Além disso, a coreógrafa e co-fundadora do estúdio de dança 1MILLION Dance Studio já criou diversas coreografias para músicas muito conhecidas e de grandes artistas, como Twice e Sunmi. Hoje vamos falar um pouco mais sobre os seus trabalhos nesta lista com 7 artistas que tiveram coreografias incríveis produzidas pela artista.


1. MAMAMOO – Hip



Lia Kim está por trás da dança de HIP (2019), música de sucesso do MAMAMOO. Mas não foi de primeira que sua coreografia foi aceita! A coreógrafa contou que por conhecer o MAMAMOO como um grupo com vocais poderosos, a princípio fez uma coreografia com movimentos mais fáceis. A empresa não gostou e pediu que ela refizesse, e a artista recriou a coreografia com passos mais complicados e fortes. A coreógrafa elogiou as meninas do grupo por conseguirem seguir a coreografia perfeitamente apesar da dificuldade e até hoje muitos artistas fazem cover da dança.


2. Sunmi – Gashina



Kim trabalhou com a Sunmi diversas vezes, inclusive antes da artista sair da JYP. Responsável pelas coreografias de Gashina, Siren, Lalalay e 24 hours, entre outras, Lia Kim já falou sobre como foi trabalhar com a artista. Segundo ela, ao ouvir Gashina pela primeira vez, sentiu que seria uma música de sucesso. A coreógrafa contou que demorou entre quatro e cinco dias para criar a coreografia da música e depois mais duas semanas para aperfeiçoar. Além disso, revelou que Sunmi performou a dança perfeitamente, além de ter ajudado durante a produção.


3. I.O.I – Very Very Very



Nem só de dançar sensuais vive o currículo de Lia Kim, ela também foi responsável pela famosa coreografia de Very Very Very, do I.O.I. A coreógrafa trabalhou duro com o grupo e chegou a postar um vídeo no YouTube ensinando a dança para as meninas. A coreógrafa elogiou o grupo e falou sobre seu trabalho duro e fofura, que ajudaram a dar vida à sua coreografia.


4. A.C.E – CACTUS



Você sabia que a música de debut do A.C.E contou com a coreografia da Lia Kim? Em parceria com o coreógrafo Koosung Jung, a artista criou a coreografia de Cactus. O grupo mostra sua performance da coreografia em um vídeo no canal do 1MILLION Dance Studio. Os membros também aparecem em vários outros vídeos do estúdio de dança, incluindo um vídeo com Jun e Lia Kim dançando a coreografia dela para uma música do Maroon 5.


5. TWICE – TT



O famoso passinho do TWICE na coreografia de TT com os dedos apontando para baixo foi criação da coreógrafa, que contou que demorou algum tempo para pensar nos movimentos da dança. Segundo ela, foi difícil encontrar algo que representasse o emoji que deu nome à música, mas ao usar o sinal com as mãos gostou do resultado e usou na coreografia. Esta nem sequer foi a primeira parceria de Kim com o grupo, pois ela também coreografou a faixa debut Like ooh aah.


6. EVERGLOW – Bon Bon Chocolat


O debut do EVERGLOW, Bon Bon Chocolat, bem como Ladida também foram coreografados pela Lia Kim. A dança de Bon Bon Chocolat ficou bastante famosa e muitos artistas fizeram cover da coreografia. Kim elogiou as meninas por conseguirem dar vida à dança com suas expressões faciais, e falou também sobre como o grupo performou sua coreografia perfeitamente.


7. BoA – Fox



E por último temos a coreografia de Fox, da BoA. Criada pela Lia Kim, a dança tem até vídeo no canal do 1MILLION Dance Studio com a própria Lia Kim ensinando a coreografia da música. A coreógrafa também trabalhou com a idol outras vezes, tendo sido responsável pela coreografia de No Matter What, colaboração da BoA com o Beenzino.

Além destas, Lia Kim já coreografou muitas outras músicas conhecidas, e o canal do 1MILLION Dance Studio conta com vídeos de diversos artistas que já trabalharam com a coreógrafa. E você? Já sabia da participação da Lia Kim em todas estas coreografias? Conhece alguma outra coreografia criada por ela? Conta pra gente!

Por: Sofia Rios
Fonte: (1), (2), (3), (4), (5), (6)
Imagens: 1MILLION Dance Studio (divulgação)
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • Sofia Rios

    Meu nome é Sofia, tenho 24 anos e sou formada em Letras Português-Inglês pela UFRJ. Atualmente trabalho como professora da educação infantil, e dou aulas de Inglês, Coreano e Escrita Criativa.

    7 K-dramas Enemies to Lovers Thai Dramas com First e Khaotung Melhores lugares para se viver na Coreia do Sul Novos K-dramas originais da NETFLIX para 2023 K-Dramas de 2022 que você talvez tenha perdido