Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Entrevistas

[ENTREVISTA] Banda April 2nd fala sobre sucessos com OSTs de k-dramas, planos e novo álbum


Com mais de 10 anos de carreira, a banda sul-coreana April 2nd vem surpreendendo cada vez mais pessoas com seu talento único e indescritível. Os integrantes conversaram com exclusividade com a KoreaIN para contar detalhes sobre seu novo álbum, o processo criativo e muito mais. Confira o bate papo completo a seguir.

O grupo é formado por Kyung-hee (vocal), Woogeon (baixo), Sunny (bateria) e Daekwang (guitarra). O quarteto debutou em 2 de abril de 2010 – tirando daí o nome da banda – e ficou conhecido pela sua mistura de sons, que harmonizam as vozes dos membros junto a diferentes tipos de instrumentos, além de diversos elementos de outros gêneros musicais. Com grandes alcances vocais, e sonoridades pouco usadas no rock tradicional, como elementos de eletrônica e sintetizadores, a banda traz músicas inovadoras que são capazes conectar diferentes tipos de sentimentos humanos, trazendo uma sensação de conforto para o público.

April 2nd também é famoso por ganhar diversas competições sul-coreanas de música ao longo de sua carreira, como a Hello Rookie!, Band Discovery! e Hong-Dae Street Song. Além disso, a banda também participou das trilhas sonoras de dramas coreanos famosos mundialmente – como Crash Landing on You, It’s Okay to Not Be Okay e Goblin – todas com a participação do integrante Kyung-hee na composição e letra das canções. 

Após seu destaque global nas conhecidas trilhas de grandes dramas, conquistando o primeiro lugar nas paradas musicais de países como Malásia e Tailândia. Em seu país natal, também dominaram as paradas do Melon, Bugs e Genie.

No final de outubro, a banda provou mais uma vez que veio para impressionar com o lançamento de seu novo EP, Somewhere between you and me. Com o conceito “entre eu e você”, o álbum vem com singles como a melódica Goodnight Goodnight e a dançante Villain, que mistura os instrumentos usuais da banda com sons únicos puxados do EDM.

KoreaIN: Oi, meninos! Muito obrigada pelo tempo de vocês para essa entrevista. Primeiro de tudo, como vocês estão nesses últimos dias?

April 2nd: Nós que agradecemos! Estamos ocupados gravando clipes ao vivo e MVs.


KoreaIN: No seu último EP, Colors, nós conseguimos ouvir lados diferentes da banda, desde músicas mais dançantes, até as mais calmas. Agora, o April 2nd está voltando com um novo EP chamado Somewhere between you and me. Sobre o conceito, o que podemos esperar? Como foi o processo criativo do álbum?

Kyung-hee: Sobre a sonoridade, não pensamos “Vamos fazer uma música dançante agora”, ou “Agora iremos fazer uma música mais calma”. Nós apenas tentamos escrever o que queremos expressar e fazer com que o som transmita o que sentimos. Acho que a parte mais importante de escrever músicas é fazer com que o público sinta o que sentimos também. 


KoreaIN: Ainda falando sobre as cores diferentes do April 2nd, apesar de ser uma banda de rock, vocês também incluem alguns elementos de EDM em suas músicas. De onde vem a ideia de combinar esses sons menos usados em bandas tradicionais do gênero? 

Kyung-hee: Isso vem de uma maneira bem natural. Eu não quero fazer uma música que seja igual as que eu já fiz antes, e eu também não quero categorizar nossa música em algo específico. Eu amo elementos de eletrônica e sons feitos com sintetizadores, e também amo bandas como Phoenix, Justice, e Deadmau5. Eu, por exemplo, escuto eles direto, então acho que acabo me influenciando por eles naturalmente.


KoreaIN: Vocês também estiveram presentes em OST (trilhas sonoras) famosas que receberam muito amor mundialmente, como Crash Landing on You e Goblin: The Lonely and Great God. Como vocês se sentiram com esse amor e reconhecimento de fãs internacionais?

April 2nd: Nós somos muito gratos. Nunca esperamos algo assim, mas a sensação é verdadeiramente maravilhosa. Mágica. Não conhecemos muito de outros idiomas e culturas mas, mesmo assim, falar com pessoas que vivem do outro lado do mundo é mágico.


KoreaIN: Vocês sentem alguma diferença entre trabalhar com suas próprias músicas e trabalhar com músicas feitas especificamente para trilhas sonoras? O quão diferente é esse processo?

Kyung-hee: Quando escrevo músicas para minha própria banda, eu só quero expressar o que eu sinto nas letras e na sonoridade, como escrever no meu próprio diário. Mas, quando eu escrevo para trilhas sonoras, eu preciso ser outra pessoa e tentar me sentir como o personagem se sente. Mas é legal ser um outro alguém, assim como os atores fazem.


KoreaIN: Pensando na carreira do April 2nd, vocês ainda têm alguma meta que desejam alcançar como artistas?

April 2nd: Uma turnê mundial. Está no topo da nossa lista.


KoreaIN: Quando vocês pensam sobre os lançamentos e projetos da banda, qual tipo de sentimento ou mensagem vocês gostariam de passar para as pessoas que ouvem o April 2nd?

April 2nd: Acreditamos que expressar o que realmente queremos dizer é a parte mais importante na criação de uma música. Mas, por exemplo, cantarmos “Eu sinto saudades de você”, o “você” pode ser qualquer um. Pode ser um amigo para uma pessoa, e um familiar para outra, então o sentimento transmitido depende de quem está escutando. Pensamos que nada é fixo.


KoreaIN: Se você tivesse que recomendar uma música do April 2nd para alguém que nunca escutou a banda, qual seria?

April 2nd: Hmmm, essa é a pergunta mais difícil. “Villain” é a favorita no momento.

KoreaIN: Sobre inspirações musicais: vocês conhecem algum artista ou música brasileira? 

Kyung-hee: Muitos anos atrás, um amigo meu me mostrou a banda Os Mutantes e eu amei! Ainda escuto eles de tempos em tempos.  


KoreaIN: Que tipo de artista vocês gostariam que o April 2nd fosse lembrado no futuro?

April 2nd: Gostaríamos de ainda estarmos performando no futuro, por mais distante que seja. Então, gostaríamos de ser lembrados como artistas que as pessoas amarão no futuro.


KoreaIN: Por último, vocês podem enviar uma mensagem para os seus fãs brasileiros e para as pessoas que vão conhecer vocês através dessa entrevista?

April 2nd: É tão bom ter a chance de dizer “oi” aos nossos fãs brasileiros, e é tão maravilhoso saber que pessoas do outro lado do mundo estão ouvindo nossas músicas. Somos muito gratos. Muito obrigada mesmo pelo seu apoio. Estamos mandando muito e muito amor da Coreia do Sul! 



Quer continuar acompanhando essa banda incrível? Siga o April 2nd:

Instagram: april2ndband
Youtube: 에이프릴 세컨드 APRIL 2ND
Spotify: April 2nd

Imagem: Hckman Records (divulgação)
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • Thainá Doble

    Radialista apaixonada pelo mundo pop, culturas novas e Monsta X

    7 K-dramas Enemies to Lovers Thai Dramas com First e Khaotung Melhores lugares para se viver na Coreia do Sul Novos K-dramas originais da NETFLIX para 2023 K-Dramas de 2022 que você talvez tenha perdido