Os membros do BTS aplicaram para adiarem seus alistamentos militares. As informações são do portal Arirang que reportou o fato nessa sexta (26).
Por lei, todo cidadão coreano é obrigado a se alistar antes de completar 30 anos de idade, seguindo a idade coreana que considera um ano de vida a mais. Seguindo essa regra, Jin – que nasceu em dezembro de 1992 – completa 30 anos este ano e teria que se alistar mês que vem.
A exceção para os membros do septeto vem graças à apelidada “Lei BTS“, promulgada no ano passado e que dá direito à artistas adiarem seus alistamentos até completarem 30 anos. Com isso, Jin adiará seu alistamento até dezembro de 2022 e o grupo conseguirá cumprir sua agenda com a formação completa até esse período.
Até o momento, não se sabe se os sete membros se alistarão juntos em dezembro de 2022. Tal escolha faria com que não fossem necessárias promoções com o grupo incompleto e diminuiria o tempo de espera até que todos finalizassem seus alistamentos. Se optarem por seguir o mesmo caso de Jin e esperarem até os 30 anos, cada membro terá que iniciar seu hiato em diferentes períodos:
- Suga nasceu em março de 1993 e terá que se alistar até março de 2023.
- J-Hope nasceu em fevereiro de 1994 e terá que se alistar até fevereiro de 2024.
- RM nasceu em setembro de 1994 e terá que se alistar até setembro de 2024.
- Jimin nasceu em outubro de 1995 e terá que se alistar até outubro de 2025.
- V nasceu em dezembro de 1995 e terá que se alistar até dezembro de 2025.
- Jungkook nasceu em setembro de 1997 e terá que se alistar até setembro de 2027.
Na última quinta (25), o Ministério da Defesa Nacional e o braço responsável pela Admistração Militar se reuniram para discutir a possibilidade de conceder a opção substituir o serviço militar por trabalhos voluntários para astros de k-pop de grande prestígio. As opiniões sobre o assunto ainda estão conflitantes e, futuramente, a opinião pública poderá ser levada em consideração para decisão final.
Seung-chan Boo, porta-voz do Ministério da Defesa Nacional, expressou que é necessário ter prudência ao considerar adiamentos ou dispensas para os astros de k-pop. Entre os motivos citados por ele, está a diminuição populacional que a Coreia tem enfrentado nos últimos anos, com cada vez menos bebês nascendo. Além disso, a Administração Militar também destacou que é necessário que tal decisão seja tomada de forma justa e com consenso da população.
Apesar do BTS ter sido usado como o motivo principal para que outros astros do k-pop pudessem adiar seus alistamentos, a KMCA – que representa as gravadoras sul-coreanas – enviou uma reclamação ao Ministério da Defesa em abril desse ano. De acordo com o órgão, a forma como a lei foi promulgada só beneficiaria o próprio BTS e, por isso, o texto não seria efetivo.
Antes da mudança, apenas atletas e músicos clássicos poderiam ser dispensados do serviço militar. A KoreaIN já falou sobre o assunto em outros textos que podem ser acessados a seguir.
Leia mais: Por que alguns atletas e músicos clássicos são isentos do serviço militar?
Quais motivos podem levar cidadãos coreanos a serem dispensados do alistamento militar
Conheça 9 curiosidades sobre o serviço militar coreano
Fontes: (1), (2)
Imagem: BTS Twitter (reprodução)r
Não retirar sem os devidos créditos.