Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Música

Sam Kim lança música em colaboração com cantora indonésia Raisa

O cantor Sam Kim lançou nesta sexta (12), a música Someday, em colaboração com a cantora indonésia Raisa.
Após o lançamento da música, houve uma coletiva de imprensa da qual a KoreaIN teve a honra de participar. O evento foi realizado de forma híbrida, com palco montado na Indonésia e demais mídias ao redor do mundo puderam participar de forma virtual.

Os artistas compartilharam detalhes sobre como se deu a parceria, e os desafios por trás do lançamento do single. Confira todos os detalhes abaixo:


Como surgiu a colaboração com Sam Kim?

Raisa: A colaboração com Sam Kim aconteceu porque sou uma grande fã, tenho feito muitas referências à música de Sam para meus amigos músicos. Simplesmente porque amo a música de Sam, então eu disse para minha agência: “porque não fazemos uma colaboração com ele?”

Segundo Raisa, a gravadora Juni Records entrou em contato com a agência de Kim, mas ela estava tão ansiosa, que entrou em contato diretamente com Sam Kim pelo Instagram perguntando se uma colaboração seria possível. 

Sam Kim: Desde que começamos a trocar mensagens no Instagram, falando sobre nossa música e experiências pessoais, nos tornamos amigos. Para mim, foi uma experiência incrível trabalhar com alguém de fora da Coreia do Sul.


A música esteve produção por muito tempo, parcialmente devido à pandemia de Covid-19, como foi esse processo? 

Raisa: Foi muito difícil para mim manter em segredo o processo de gravação, porque eu estava tão animada. A primeira vez que fizemos uma chamada de vídeo foi há um ano e meio, no auge da pandemia, então a comunicação não foi fácil. Nós realmente demoramos e queríamos o melhor para a música. Isso é o que eu mais amo nesta colaboração; nós realmente demoramos. Já fiz muitas colaborações antes, mas isso exigiu mais interações. Foi super ativo e muito, muito pessoal para nós dois.


Sam, esta é sua primeira colaboração com uma artista do sudeste asiático, qual foi sua primeira impressão? O que você pensou quando decidiu por essa colaboração?

Sam Kim: Bem, mesmo agora, eu não consigo descrever esse sentimento, ela é uma cantora incrível. Lembro-me de perguntar a ela muitas coisas, como ‘sobre o que você quer cantar?’. Lembro-me de ouvir a voz dela pela primeira vez e de imediatamente entender qual seria a melhor melodia. Eu podia ouvir a melodia que queria que Raisa cantasse.



Como foi o processo de produção da música?

Sam Kim: Nós falamos sobre o que nos inspira, foi um processo bem divertido e depois de mostrar minhas ideias, ela concordou e fomos construindo juntos.

Kim explicou também que a gravação foi feita em tempo real por meio de chamadas de vídeo e às vezes ele esperava horas enquanto Raisa gravava suas partes da música: “Foi uma benção dos céus, pois conseguimos interagir muito mais sobre as coisas pessoais. Isso realmente se traduziu no produto final”.

Raisa: Minha parte preferida foi a escrita da letra. Todo o processo foi realmente muito divertido.


O que as pessoas podem esperar a respeito da música?

Raisa: Eu acho que esta música é sobre relacionamento e comunicação.  Foi uma ideia de “good girl” e “bad boy”. A letra fala muito sobre dizer o que você realmente sente.

Sam Kim: Todos nós amamos um dia, é uma história que todos podem contar. Os casais brigam, mas no fundo, querem a mesma coisa: um amor correspondido, mas não querem ser o primeiro a fazer isso. É a história de um amor que vale a pena os riscos.


A energia dos dois cantores para a colaboração foi tão grande, que eles decidiram criar outras participações juntos além da música. Ainda este mês eles lançarão juntos um show de culinária, onde irão cozinhar juntos e falar um pouco sobre Someday. O programa será transmitido no canal oficial da Raisa no YouTube.

Para finalizar, Sam Kim disse: “É a minha primeira colaboração com um artista indonésio e alguém de fora da Coreia do Sul, então espero que mais fãs estrangeiros possam ouvir nossa música e que as pessoas me reconheçam mais como produtor e compositor”.



O clipe oficial foi gravado por ela na Indonésia e Sam Kim na Coreia, sem os dois artistas se encontrarem pessoalmente para filmar devido à pandemia de COVID-19.

Confira o MV da colaboração:



Ana Raíssa da Luz
Imagens: JUNI Records
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • Ana Raíssa Luz

    23 anos, mineira, graduada música, estudos em neurolinguística e army. Vivo uma eterna paixão pela Coréia.

    7 K-dramas Enemies to Lovers Thai Dramas com First e Khaotung Melhores lugares para se viver na Coreia do Sul Novos K-dramas originais da NETFLIX para 2023 K-Dramas de 2022 que você talvez tenha perdido