Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Aplicativos

Aplicativos de namoro derrubarão perfis de usuários com muitas fotos de máscara

Os sul-coreanos que usam aplicativos de namoro iniciaram uma onda de reclamações contra usuários que só postam fotos de máscara em seus perfis. Apesar de serem importantes durante os atuais tempos de pandemia, as máscaras estão atrapalhando na hora do flerte por causa do fenômeno batizado como “magikkun”.

Magikkun é a junção da palavra “mask” – “máscara” em inglês – com o termo coreano “sagikkun”, cuja tradução para português seria de “fraude”. Ou seja, os usuários que postam apenas fotos de máscara podem ser tão diferentes sem elas que isto pode causar uma confusão nas outras pessoas.

Kang Ba-da, CEO do aplicativo Blind Date, disse em entrevista que o número de usuários triplicou durante o período da pandemia, assim como os lucros para o desenvolvedor. Ele conta: “Tantos perfis tem fotos com máscara, então nos certificamos de permitir apenas uma foto com máscara por perfil. Mas, se for uma foto de corpo todo, acho que pessoas ainda acham útil para avaliar o estilo e as proporções corporais mesmo com máscara“.

Choi Ho-seung, CEO da Hsociety Corporation que está por trás de diversos aplicativos de namoro incluindo o famoso Sky People, explica que o número de usuários com fotos de máscara aumentou de forma massiva. Porém, o aplicativo possui um sistema de verificação rígido que serve como controle de qualidade: “Em muitas selfies tiradas em ambientes externos, pessoas estão usando máscara. Então estamos sendo flexíveis ao aceitar perfis quando eles têm outras fotos em que seus rostos estejam registrados claramente“.


A psicologia por trás do uso de máscaras

O The Korea Herald conversou com acadêmicos de psicologia sobre como o uso de máscaras pode ajudar pessoas em aplicativos de namoro. Kwak Geum-joo, professor da Universidade Nacional de Seul, explicou: “Você pode esconder seus defeitos e expressões faciais como testas franzidas ou sorrisos afetados. Pessoas podem achar isso reconfortante. Se [a foto] for para algum site não-verificado ou não confiável e você está apreensivo em se expor, uma máscara pode ser bastante útil“.

Além disso, um estudo feito pelos pesquisadores da Universidade de Cardiff indicou que usar máscaras cirúrgicas azuis pode aumentar o nível de atratividade facial. O Dr. Michael Lewis, que também é professor na instituição, detalha: “Descobrimos que rostos são considerados mais atraentes quando cobertos por máscaras de tecido do que quando não estão cobertos. Uma parte desse efeito pode ser resultante de se poder esconder traços indesejáveis na parte inferior do rosto“.

Porém, o Professor Kwak alerta: “Com as coisas ficando cada vez mais on-line atreladas ao uso de máscara e ao distanciamento social, estamos nos distanciando mais do ponto de vista psicológico, nos tornando menos confiáveis“.

Fonte: (1)
Imagem: reprodução
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

Greyce Oliveira

Cearense de Fortaleza, é metade uma humana normal professora de Inglês e metade ELF(a) precisando (talvez) de tratamento para parar de falar no Super Junior toda hora.

7 K-dramas Enemies to Lovers Thai Dramas com First e Khaotung Melhores lugares para se viver na Coreia do Sul Novos K-dramas originais da NETFLIX para 2023 K-Dramas de 2022 que você talvez tenha perdido