Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Política

Coreia do Sul não planeja retomar importação de frutos do mar do Japão

Nesta sexta (21), Moon Seong-hyeokMinistro dos Oceanos e da Pesca sul-coreano – declarou que a Coreia não pretende retomar a importação de frutos do mar do Japão.

O banimento existe desde 2013, quando o país suspendeu a importação de frutos do mar vindos de oito províncias próximas de Fukushima, região onde ocorreu o desastre em uma usina nuclear em 2011. Com isso, o motivo usado pelo governo sul-coreano foi a preocupação com os níveis de radiação dos frutos do mar.

Porém, caso considerasse retirar o banimento, a Coreia do Sul poderia entrar no Acordo Abrangente e Progressivo para a Parceria Transpacífica (conhecido pela sigla em inglês CPTPP). O acordo envolve 11 países incluindo a Austrália e o Japão. E são justos os japoneses os mais relutantes em concordar com a entrada sul-coreana no acordo.

Apesar disso, o Ministro Moon declarou que assuntos ligados à regulação dos produtos vindos de Fukushima e a inclusão do país na CPTPP são “dois assuntos separados”. A entrada da Coreia no acordo, porém, só ocorrerá se todos os atuais 11 membros concordarem.

Além disso, o Ministro Moon disse que conversou com autoridades japonesas para que divulgassem um plano transparente e detalhado de como pretendem descartar a água radioativa retirada da usina danificada. Nas palavras dele: “É necessária uma verificação de forma objetiva e científica. O Japão também precisa ter consultas plenas com os países vizinhos para tomar a decisão de descarte“.

No ano passado, o Japão anunciou o plano de iniciar o descarte de mais de 1.2 milhões de litros de água contaminada com trítio no oceano pacífico a partir de 2023.

Fonte: (1)
Imagem: AP – Yonhap (reprodução)
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • Greyce Oliveira

    Cearense de Fortaleza, é metade uma humana normal professora de Inglês e metade ELF(a) precisando (talvez) de tratamento para parar de falar no Super Junior toda hora.

    7 K-dramas Enemies to Lovers Thai Dramas com First e Khaotung Melhores lugares para se viver na Coreia do Sul Novos K-dramas originais da NETFLIX para 2023 K-Dramas de 2022 que você talvez tenha perdido