Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Entretenimento K-drama TV/Streaming

[LISTA] Nove K-Dramas para você assistir em família


Nos últimos anos houve um aumento significativo no alcance e interesse pela cultura coreana ao redor do mundo, em quesitos como história, culinária e idioma, mas principalmente na música e TV. 

Com a expansão dos k-dramas pelo mundo, houve cada vez mais aberturas culturais que permitiram aumentar a acessibilidade dessas produções de um nicho específico para um público geral. Esses espaços novos são, por exemplo, a entrada de dramas asiáticos nos serviços de streaming, as legendas e a dublagem de séries completas. 



Estas modificações fizeram com que os dramas sul-coreanos começassem a ser alcançáveis para pessoas que não tinham a, até então quase necessária, proximidade com a cultura da Coreia do Sul. Isto permitiu que pessoas mais velhas, como pais e avós brasileiros, tivessem seu primeiro contato com os k-dramas, se aproximando aos poucos do gênero e, cada vez mais frequentemente, o incluindo na sua lista de preferidos. 

Pensando nisto, separamos 9 k-dramas incríveis para você assistir em família. 


1. Navillera

Créditos: tvN (reprodução)

Navillera pode ser facilmente definido como emocionante e apaixonante. O drama fala sobre um idoso chamado Deok-chool, interpretado por Park In-hwan, que tem um amor incondicional pelo balé. Ele sempre sonhou em viver a vida como um bailarino, mas precisou esquecer temporariamente desse amor por conta de problemas financeiros.

Porém, quando completa 70 anos, Deok-chool decide voltar a dançar, sem se importar com os julgamentos ou preconceitos ao seu redor. Assim, ele se inscreve numa escola de balé e conhece o jovem Chae-rok, interpretado por Song Kang, filho de uma bailarina que se sente perdido em sua relação com a dança.

Focando na importância dos sonhos e da coragem de ser você mesmo, Navillera mostra a trajetória de dois homens distintos que encontram apoio e força incondicional na amizade e na dança.

Leia mais: [K-DRAMA] “Navillera” quebra padrões e promete emocionar


2. Start Up

Créditos: tvN (divulgação)

O drama Start Up conta com um enredo que mistura comédia, emoção, tecnologia e uma pitada de romance. Explorando as empresas start-ups, empresas iniciais em desenvolvimento, a série se passa em uma competição da marca ficcional Sandbox, onde jovens se juntam para montar uma empresa em estágio inicial com o objetivo de ganhar financiamento e patrocínio para dar continuidade a ela.

No drama, Seo Dal-mi (Bae Suzy) é uma menina simples que deseja alcançar algum grande feito em sua carreira. Ela mora apenas com a sua avó e tem uma meia-irmã bem-sucedida chamada Won In-Jae (Kang Han-na).

Um dia, ela encontra Nam Do-san (Nam Joo-hyuk), um menino por quem ela diz ter se apaixonado na infância. Do-san é considerado um jovem gênio e tem sua própria empresa de tecnologia chamada Samsan Tech, que está à beira da falência. 

Deste modo, juntando a necessidade de sobrevivência da empresa com a vontade do garoto-gênio de resolver um mal-entendido sobre a lembrança de infância de Dal-mi, eles decidem trabalhar juntos para vencer a competição da Sandbox. 

A única coisa que eles não esperavam era ter que lidar com dificuldades e surpresas vindas de sua família, concorrência, de seu próprio time e até mesmo entre eles mesmos. 


3. Go Go Waikiki

Créditos: JTBC (divulgação)

Perfeito para os amantes de comédia, Go Go Waikiki (ou Welcome to Waikiki) é uma produção leve e reconfortante que tem o poder de tirar risadas de qualquer geração de uma família. 

A história fala sobre três meninos extremamente diferentes que abrem uma pousada chamada Waikiki na famosa área de Itaewon, foco de muitos estrangeiros visitantes na Coreia do Sul. Assim, Dong Goo (Kim Jung Hyun), aspirante a diretor de cinema, Joon Ki (Lee Yi Kyung), um engraçado ator, e Doo Shik (Son Seung Won), um escritor que tem bastante tempo livre, precisam descobrir como administrar seu novo negócio e economizar para suas próprias carreiras.

Com muitas mudanças cotidianas e a adição espontânea de pessoas novas nesse supertime, os jovens passam por diversas situações que eles precisam contornar com muita força e bom humor. 


4. The Legend of the Blue Sea

Crédtios: SBS (divulgação)

Para as famílias que gostam de comédias românticas nada usuais, The Legend of the Blue Sea é uma opção indispensável. A produção traz assuntos diferentes que todo amante dos k-dramas adora, incluindo comédia, romance, ficção e até mesmo pontos interessantes da história da Coreia do Sul.

A história traz Shim Cheong (Jun Ji Hyun), uma sereia nascida na Dinastia Joseon que precisa sobreviver no mundo humano atual. O motivo dessa nova vida? Heo Joon Jae (Lee Min Ho), um golpista habilidoso e procurado que é a reencarnação de Kim Moon, o antigo e único amor da sereia. 

Quando Cheong encontra Joon Jae, ela segue o misterioso homem sem pensar nas consequências. Porém, o golpista percebe a insistência da estranha “mulher”, além do fato de ela não ter casa ou relações próximas, e a acolhe em sua própria casa. 

O principal motivo da empatia de Joon Jae era o interesse em uma pulseira cara que a sereia usava, com a intenção de conseguir tirar o objeto da inocente mulher e ganhar dinheiro com mais um golpe. Mas, depois de muitas aventuras, ele começa a olhar a diferente garota de uma maneira que ele nunca pensou.

The Legend of the Blue Sea é inspirada em uma lenda sul-coreana presente na primeira coleção de contos históricos não oficiais da Coreia do Sul.



5. Rookie Historian Goo Hae Ryung

Créditos: MBC, Netflix (divulgação)

Continuando no tópico dos dramas que envolvem a história da Coreia do Sul temos Rookie Historian Goo Hae Ryung, uma produção que aborda temas extremamente importantes sobre a nossa construção de sociedade.

A história também se passa quase inteiramente na Dinastia Joseon, na Coreia do Sul, e tem como foco Goo Hae Ryung (Shin Se-kyung), uma jovem menina que se candidata a aprendiz para ser a primeira historiadora oficial da corte coreana. 

Porém, naquela época, a comunidade ainda era presa a raízes machistas e desiguais. Então, era inaceitável que mulheres escrevessem registros históricos ou ocupassem cargos desse tipo. E é nesta situação que Hae Ryung decide lutar de sua própria maneira para provar à sociedade que todos eram iguais e que não havia motivo para a proibição entre um gênero. 

Junto de sua luta profissional, a jovem encontra Yi Rim (Cha Eun Woo), um príncipe escritor solitário que tem seus segredos, com quem ela se envolve em uma montanha-russa de sentimentos. 

Leia mais: O papel da mulher na sociedade sul-coreana


6. Mystic Pop-up Bar

Créditos: JTBC (divulgação)

Misturando o ponto certo de comédia e de ficção, Mystic Pop-up Bar foca sua história em um pequeno bar de rua que existe há anos, comandado por uma mulher que está longe de ser uma simples humana normal. 

A dona do estabelecimento, chamada Weol-ju (Hwang Jung-eum), é uma mulher de personalidade forte que trabalha para pagar seus pecados (literalmente). Depois de um passado difícil, ela foi sentenciada a usar poderes mágicos para resolver conflitos de 100 mil almas, trazendo paz para a vida dessas pessoas. Assim, o bar foi criado para que ela pudesse escutar as lamentações dos humanos e ajudá-los a solucionar suas mágoas, junto ao seu ajudante/detetive/melhor amigo, Chief Gwi (Choi Won-young).

Até que um dia, durante o cumprimento da sentença de Weol-ju, os dois amigos poderosos conhecem Kang-bae (Yook Sung-jae), um simples jovem que tem uma habilidade poderosa de fazer as pessoas confessarem suas tristezas apenas com o toque. Então, a sagaz mulher vê o menino como uma oportunidade de facilitar seu trabalho e o contrata para trabalhar no misterioso bar. 


7. Move to Heaven

Créditos: Netflix (divulgação)

Para quem aprecia dramas mais pesados e profundos, Move To Heaven é uma das melhores escolhas. A história, baseada em um ensaio não-fictício de Kim Sae Byul, fala da vida de uma família de limpadores de eventos traumáticos e demonstra como cada pessoa sente o luto de uma maneira única e diferente de uma forma impactante. 

O enredo retrata a história de Geu-ru (Tang Joon-Sang), um adolescente com síndrome de Asperger (dificuldade na comunicação e no relacionamento com outras pessoas), e seu tio ex-presidiário Sang-gu (Lee Je-hoon). Eles se encontram após a morte repentina do pai de Geu-ru, pois Sang-gu é colocado como guardião legal do menino.

Com isto, o ex-presidiário tenta uma vida nova ao ajudar seu sobrinho na administração do negócio de seu falecido pai, uma empresa de limpezas de traumas para famílias em luto chamada Move to Heaven. Lá eles escutam as histórias dos falecidos e suas famílias e fazem a limpeza dos traumas que restaram no mundo humano. Assim, eles precisam achar uma maneira de lidar com o trabalho e suas próprias mágoas ao mesmo tempo.


8. Hospital Playlist

Créditos: tvN (divulgação)

O famoso drama Hospital Playlist conta com 2 temporadas e uma premissa um tanto quanto diferente das produções mais conhecidas. A série conta a história de 5 médicos que desenvolveram uma grande amizade trabalhando e estudando juntos por anos. 

Porém, esta não é uma simples produção médica. O foco do drama é quando esses amigos próximos se juntam e decidem formar uma banda, compartilhando seu amor pela música. 

Assim, Lee Ik-joon (Jo Jung-suk), Ahn Jung-won (Yoo Yeon-seok), Kim Joon-wan (Jung Kyung-ho), Yang Seok-hyung (Kim Dae-myung) e Chae Song-hwa (Jeon Mi-do) compartilham suas carreiras e vidas pessoais uns com os outros, dividindo as alegrias e as dores de cada um nesta amizade reconfortante.

Envolvendo risos, choro, romances e diversas aventuras do dia-a-dia de um hospital, Hospital Playlist é um drama imperdível para quem quer viver fortes emoções no mundo audiovisual sul-coreano.

Leia mais: Hospital Playlist é um abraço em forma de K-Drama


9. Crash Landing on You 

Créditos: tvN (divulgação)

Sendo um dos dramas mais conhecidos dos últimos anos, Crash Landing on You foi o início da paixão pelas séries sul-coreanas para muitas pessoas ao redor do mundo. Com uma história de tirar o fôlego, o enredo foca na relação de Yoon Se-ri (Son Ye-jin) e Ri Jeong Hyeok (Hyun Bin). 

Se-ri é uma herdeira sul-coreana que é dona de uma empresa de beleza. Um dia, ela sofre um acidente de parapente, causado por um tornado, que a leva até a Coreia do Norte. Lá, ela encontra o Capitão Ri Jeong Hyeok, que decide ajudá-la a se esconder até que ambos encontrem uma ideia para levá-la a salvo para a Coreia do Sul.

Porém, esta aventura perigosa se transforma em um amor crescente em meio à rivalidade entre nações.


Fonte: (1), (2), (3), (4), (5), (6), (7), (8), (9), (10)
Imagens: tvN, Netflix, JTBC, MBC, SBS (reprodução e divulgação)
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • Thainá Doble

    Radialista apaixonada pelo mundo pop, culturas novas e Monsta X

    7 K-dramas Enemies to Lovers Thai Dramas com First e Khaotung Melhores lugares para se viver na Coreia do Sul Novos K-dramas originais da NETFLIX para 2023 K-Dramas de 2022 que você talvez tenha perdido