Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Datas comemorativas Tradições

Como os norte-coreanos comemoram o Seollal?

O Seollal, como é chamado o ano novo lunar na língua coreana, é um dos feriados mais tradicionais da Coreia do Sul. Aqui na KoreaIN, já revelamos as tradições da data, que é celebrada em família e envolve rituais passados de geração em geração. Hoje, falaremos sobre como é a comemoração na Coreia do Norte.

Leia mais:
Como os coreanos comemoram o Seollal?
Conheça as comidas tradicionais do Seollal, o ano novo coreano
Seollal 2022: saiba as previsões para o ano do tigre da água


As comemorações do povo norte-coreano começam com uma demonstração de lealdade à família Kim logo no início do dia. À noite, as famílias se reúnem para iniciar seus rituais, fazer banquetes e assistir apresentações exaltando o líder Kim Jong-un e o partido que governa o país.

Pela manhã, as pessoas colocam flores e reverenciam as estátuas de Kim Il-sung e Kim Jong-Il, respectivamente avô e pai do atual líder Kim Jong-un. Tendo fundado o país, Kim Il-sung é considerado o pai da nação.

Os residentes da capital Pyongyang, visitam o Palácio do Sol de Kumsusan – onde estão localizados os corpos embalsamados de Kim Il-sung e Kim Jong-Il – e escalam o Monte Mansu para reverenciar as estátuas de bronze dos antigos líderes.

Ao contrário do que acontece em outros países pelo continente asiático na data, na Coreia do Norte não há grande fluxo de pessoas viajando entre cidades para visitar suas famílias. Devido às restrições para evitar contágios por COVID-19, os cidadãos norte-coreanos precisam ter uma autorização para poderem sair.

Para substituir as saídas, a população do país celebra o Seollal em suas casas assistindo apresentações artísticas. As atrações incluem shows musicais, as chamadas “óperas revolucionárias” e atrações circenses e podem variar de acordo com a região.

O líder Kim Jong-un também segue o exemplo e faz o mesmo. Pelos últimos dois anos, Kim e sua família passaram a data assistindo shows com canções que celebram o Partido dos Trabalhadores da Coreia, o líder da nação (no caso, ele próprio) e a ideologia socialista. O repertório, que inclui faixas como “Seguiremos a Estrada da Lealdade” e “Viajaremos uma Estrada Sempre”, são transmitidos pelo teatro de espetáculos do país.

A KCNA, agência de notícias norte-coreana, informou em janeiro que: “A plateia mais uma vez sentiu profundamente a verdade que nosso país e povo tem um futuro imensamente brilhante independente das dificuldades na estrada do progresso enquanto o Secretário Geral liderar o Partido”.

Ao contrário do que ocorre na Coreia do Sul, os norte-coreanos ainda dão importância ao ano novo comemorado em 31 de dezembro. Isto ocorre porque o líder Kim Il-sung desprezou as tradições de celebrar o Seollal ao considerá-lo um “vestígio de uma sociedade feudal” e designou o ano novo solar como um feriado oficial no país em 1946. Após a guerra entre as Coreias, em 1953, as tradições do ano novo lunar desapareceram por completo.

Porém, em 2003, o líder Kim Jong-il desfez as medidas do seu pai e instruiu o povo a comemorar os 3 dias de feriado do ano novo lunar ao invés do solar. A medida visou apagar a campanha ideológica para promover o “Espírito Coreano de Nação em Primeiro”. Com isso, o significado do ano novo lunar como feriado tradicional foi intensificado.

Assim como os vizinhos do sul, os norte-coreanos também se divertem os jogos e brincadeiras tradicionais do Seollal.

De acordo com o calendário deste ano, a data foi considerada como um feriado nacional. Os trabalhadores podem tirar o dia de folga no ano novo lunar, mas precisam compensar as horas não trabalhadas fazendo expediente aos domingos. O regime do líder Kim Jong-un forneceu comida e outras necessidades básicas para o povo aos feriados nacionais.

Fonte: (1)
Imagem: Kim Won-jin (AFP/Getty Images)
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • Greyce Oliveira

    Cearense de Fortaleza, é metade uma humana normal professora de Inglês e metade ELF(a) precisando (talvez) de tratamento para parar de falar no Super Junior toda hora.

    7 K-dramas Enemies to Lovers Thai Dramas com First e Khaotung Melhores lugares para se viver na Coreia do Sul Novos K-dramas originais da NETFLIX para 2023 K-Dramas de 2022 que você talvez tenha perdido