Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Cinema Entretenimento K-drama

[LISTA] 6 produções coreanas com personagens autistas

O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é uma condição de desenvolvimento neurológico caracterizado por algum grau de comprometimento na interação social, na comunicação e na linguagem, e por um conjunto estreito de interesses e atividades que são únicas para o indivíduo e realizadas de forma repetitiva. Apesar de ter alta prevalência em todo o mundo, ainda há muito desconhecimento sobre o assunto, principalmente em países como a Coreia do Sul, onde a saúde mental é um tema com muitos tabus, de difícil abordagem, e que ainda é visto como uma fraqueza, o que dificulta o tratamento e o debate.



Muitos K-dramas têm trazido visibilidade para o tema da saúde mental, mas já há algum tempo existem produções que apresentam como funciona o espectro autista de forma verídica, responsável e respeitável, o que dá atenção a existência do transtorno. Pensando nisto, preparamos uma lista com alguns títulos para você entender melhor o TEA, confira.


1. Move to Heaven (2021) – Drama

O autismo retratado neste drama é de grau leve e antigamente era chamado de Síndrome de Asperger. O personagem principal não possui atrasos na fala e seus comportamentos repetitivos são leves. Além disso, suas habilidades sociais não são tão afetadas e ele consegue se comunicar bem.

Move To Heaven é uma história baseada em fatos reais e retrata a vida de um jovem autista e seu tio como limpadores de cenas traumáticas.


2. It’s Okay To not Be Okay (2020) – Drama

Este é provavelmente o K-drama que mais buscou retratar o autismo. Em todos os aspectos, esta produção superou as expectativas e de forma incrível cumpriu com o propósito de quebrar estigmas relacionados ao transtorno. É perceptível o quanto os atores e diretores estudaram o tema para produzir o drama.

Na série, Sang-tae (Oh Jung-Se) é o irmão mais velho do personagem principal e atua como um intermediário no romance tempestuoso entre seu irmão mais novo, empobrecido e paternalista, e a autora de contos de fadas.

Sang-tae demonstra vários traços típicos do espectro autista, movimentos repetitivos, dificuldade em reconhecer expressões faciais, colapsos, um grande foco e paixão por um tema específico – no caso dele, dinossauros -, dizer exatamente o que pensa e acreditar em regras absolutas. A história traz muita profundidade e análise realística desta condição de saúde.

[Veja também] Ator Oh Jung Se tem encontro divertido com fã autista de It’s Okay Not to be Okay


3. A Man and a Woman (2016) – Filme

Neste filme o foco não é retratar o autismo, o personagem que possui o transtorno não faz parte do enredo principal, mas a ambientação do estigma da família foi muito bem-feita. Na trama, Sang Min (Jeon Do-Yeon) baseia toda a sua vida ao redor de seu filho autista. Ela tomou para si toda a responsabilidade sobre a vida do filho e seu marido é omisso quanto à criação e não se envolve em nada. Por isso, Sang Min precisa viajar para o exterior à procura de uma escola especial para o filho.



4. Lovable (2011) – Filme

O filme retrata a história de Dasul (Yoo Hae-jeong), uma menina autista de nove anos. Na época em que foi produzido, o espectro autista ainda aparecia com outros nomes, dependendo do grau. Por isso, o filme retrata a doença como síndrome de savant, que hoje é denominada como autismo de grau elevado.

A personagem principal mora com sua avó vendedora de lula e um tio que vive bêbado, em uma pequena comunidade à beira-mar. Dasul representa um autismo de grau severo, que afeta a fala, que se resume a breves afirmações repetidas, acessos de raiva, muitos movimentos repetitivos, dentre outros.

O enredo cativante mostra como a personagem se transforma em uma artista excepcional. Lovable mergulha profundamente na psique da personagem principal.


5. Marathon (2005) – Filme

Neste filme, Cho-won (Cho Seung-woo) é um menino autista que foi criado por uma mãe superprotetora. Cho-won, que tem uma forte afeição pela natureza e pelos animais, parece se sentir livre e só consegue se abrir um pouco com as outras pessoas quando está correndo.

O diretor do filme trata alguns estigmas do autismo de forma engraçada e divertida. Algumas pessoas acreditam que todo autista possui grandes habilidades matemáticas, apesar de isto não ser uma característica da condição. No filme, isto é retratado quando o treinador descobre que Cho-won é autista e lhe entrega um problema de matemática para resolver.


6. Good Doctor (2013) – Drama

O drama coreano, que também deu origem a série americana The Good Doctor, retrata um médico com espectro autista. O foco do enredo é mostrar que, apesar de sua condição, o personagem se torna um médico genial e enfrenta conflitos entre seus colegas de serviço e pacientes, que o veem como alguém não confiável.


Fonte: (1), (2), (3), (4), (5), (6)
Imagens: TvN, KBS, Netflix – divulgação e reprodução
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • Ana Raíssa Luz

    23 anos, mineira, graduada música, estudos em neurolinguística e army. Vivo uma eterna paixão pela Coréia.

    7 K-dramas Enemies to Lovers Thai Dramas com First e Khaotung Melhores lugares para se viver na Coreia do Sul Novos K-dramas originais da NETFLIX para 2023 K-Dramas de 2022 que você talvez tenha perdido