Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Música

Significado de nomes dos boygroups da 4ª geração

Todas as gerações de K-Pop possuem suas marcas e principais conceitos que diferenciam cada um. Seja por questões históricas (como a 1ª geração) ou empoderamento dos artistas e jovens, o nome de cada boygroup ou girlgroup carrega significados únicos.



Quais são as gerações de K-Pop?

A divisão entre as gerações de K-Pop não é uma ciência exata, pois, não há um consenso sobre quais datas e estreias marcam a passagem de uma para outra. Contudo, a teoria mais aceita entre os ouvintes e estudiosos do gênero considera o início durante a década de 1990.

Músicas pop e coreografias elaboradas já existiam dentro da península sul-coreana desde os anos 1980, mas a junção de prática e investimento por parte de companhias de entretenimento e governo da República da Coreia só começaram de fato com o surgimento de empresas especializadas em treinar e produzir grupos ou artistas.

Seo Taiji & Boys é considerado o primeiro boygroup a ganhar popularidade e se encaixar no estilo que seria considerado o K-Pop, tendo estreado em 1992 com a música I Know, o trio era composto por Seo Taiji, Yang Hyunsuk (que viria a se tornar fundador da YG Entertainment) e Lee Juno.

A primeira geração marca o pioneirismo, possuindo grandes nomes, como H.O.T, S.E.S, Fin.K.L, Sechskies, BoA, Rain e TVXQ, compreendendo os artistas estreados entre 1992 e 2005.

Entre 2006 e 2011 entram os idols da segunda geração, como Super Junior, SHINee, Girls’ Generation, 2NE1, Wonder Girls, BIGBANG, KARA, Brown Eyed Girls, 2PM, 2AM e a solista IU. Aqui o estilo musical K-Pop se consolida e passa a crescer internacionalmente.

No período entre 2012 e 2017 está a terceira geração, incluindo artistas como BTS, Red Velvet, TWICE, Monsta X, EXO, NCT, iKON, Seventeen e GOT7, mas também solistas como ChungHa, Sunmi e Daniel Kang. Nesse momento a internacionalização se torna ainda mais ampla, tornando o K-Pop um gênero focado no crescimento on-line.

A quarta geração iniciada em 2018 e, até o momento, considerada a atual, compreende uma gama enorme de artistas que começaram a misturar diferentes gêneros musicais, além de focar completamente suas promoções com o público on-line, abrindo espaço para a fama em todos os continentes.


Significado dos nomes de boygroups de K-Pop da 4ª geração

Os nomes de boygroups, por exemplo, podem refletir o conceito geral do grupo, as características mais proeminentes dos membros, entre outros pontos relevantes para a storyline ou álbuns a serem lançados conforme os anos passam.

Conheça na lista abaixo o significado de 7 grupos da quarta geração de K-Pop:


ATEEZ

Primeiro boygroup lançado pela empresa KQ Entertainment, tendo estreado em 2018 com os singles “Treasure” e “Pirate King”, o ATEEZ é composto por oito membros: Hongjoong, Mingi, Wooyoung, San, Yeosang, Yunho, Jongho e Seonghwa.

Os piratas do K-Pop carregam um nome com uma essência jovem: A TEEnager Z. Segundo os membros do grupo, eles estão representando a juventude como um todo, com todas as faces e desejos.


TXT

Começando pelos garotos do TXT. O quinteto administrado pela Big Hit Music é composto pelos integrantes Soobin, Yeonjun, Beomgyu, Taehyun e Huening Kai, e estreou em 2019 com o MV de Crown.

TXT é o acrônimo para TOMORROW X TOGETHER, e a Big Hit explicou o título dizendo que o quinteto e os fãs estariam unidos por um sonho e pela esperança de construir um novo amanhã.



VERIVERY

O boygroup VERIVERY estreou em 2019 pela empresa Jellyfish Entertainment com o single Ring Ring Ring, um retorno incrível após o pré-debut com Super Special. O grupo é composto por sete artistas: Dongheon, Hoyoung, Minchan, Gyehyeon, Yeonho, Yongseung e Kangmin.

Tão inteligente quanto as composições, VERIVERY une a palavra “Veri” (verdade traduzido do latim) e “Very” (muito, em tradução livre do inglês). Sendo assim, o significado representa o propósito deles como artistas: representar a verdade por trás de seus conceitos e arte.

Leia também:
[ENTREVISTA] VERIVERY fala sobre primeiro álbum completo, desafios da atuação e vontade de vir para o Brasil


E’LAST

Tendo estreado em 2019 e administrados pela empresa E Entertainment, o E’LAST surgiu com o single Swear, uma obra de arte em vídeo. O grupo é composto por Choi In, Seungyeop, Rano, Baekgyeul, Romin, Won Hyuk, Wonjun e Yejun.

E’LAST é uma abreviação para “Everlasting”, traduzido como “eterno”, uma forma de demonstrar suas intenções de produzir músicas e conteúdos que durem pela eternidade.


CRAVITY

CRAVITY é o boygroup debutado pela Starship Entertainment, em 2020, com o single Break All the Rules. Ele é composto por nove membros: Serim, Allen, Jungmo, Woobin, Wonjin, Minhee, Hyeongjun, Taeyoung e Seongmin.

O nome do boygroup significa “centro da gravidade”, unindo as palavras “creativity” (criatividade) e “gravity” (gravidade). O intuito será sempre atrair os fãs – Luvity – ao universo deles com seu charme único.

Leia também:
[ENTREVISTA] CRAVITY revela ambição para encontrar os fãs no Brasil e amizade com os colegas da agência


MCND

Administrado pela TOP Media, o MCND debutou no início de 2020 com o MV de ICE AGE, mas o single pré-debut, TOP GANG, já havia conquistado uma massa fiel de fãs. O quinteto é composto pelos integrantes Castle J, BIC, Minjae, Huijun e Win.

MCND é o acrônimo para “Music Creates New Dreams”, em tradução livre, a música cria novos sonhos. De acordo com a TOP Media e com os próprios membros, o nome traz significado para o fato de que os sonhos dos membros e seus fãs podem ser atingidos através da música.


MIRAE

O boygroup debutado em 2021 pela DSP Media, MIRAE estreou com o MV de Killa. O grupo é composto por sete membros: Lien, Lee Jun-hyuk, Yoo Dou-hyun, Khael, Son Dong-pyo, Park Si-young e Jang Yu-bin.

MIRAE possui um conceito futurístico, portanto, o próprio título carrega o significado de “futuro”, numa tradução literal do nome literal em coreano para “garotos futurísticos”, 미래소년 (“Mirae Sonyeon”).

Leia também:
[ENTREVISTA] MIRAE comenta sobre o prêmio de Rookies do Ano e planos para visitar o Brasil

Fonte: (1), (2), (3), (4), (5), (6), (7), (8), (9), (10)
Imagem: KQ Entertainment
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • Bárbara Contiero

    Maria-cafeína. Tenho mais livros do que amigos. Minhas roupas são 70% de brechós. Epik High me mantém acordada de manhã.

    7 K-dramas Enemies to Lovers Thai Dramas com First e Khaotung Melhores lugares para se viver na Coreia do Sul Novos K-dramas originais da NETFLIX para 2023 K-Dramas de 2022 que você talvez tenha perdido