Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Internet

Sosikjwa, o oposto do mukbang que está ganhando a internet coreana

Uma das maiores sensações da internet sul-coreana é o mukbang. Em vídeos deste gênero, pessoas comem grandes quantidades de comida na frente das câmeras, às vezes em silêncio e com microfones elaborados para captar os sons como um ASMR.



A fama do mukbang fez até mesmo com que a Oxford incluísse o termo em seu tradicional dicionário. Porém, agora, uma versão oposta desta sensação está conquistando cada vez mais espaço na internet e atraindo celebridades para a onda. O nome da nova mania é sosikjwa.

Por ser o contrário do mukbang, o sosikjwa consiste exatamente em comer pequenas porções de comida. Com o padrão extremo de magreza que as celebridades coreanas seguem, não é de se admirar que elas estejam entre os que estão aproveitando a moda do sosikjwa para atrair visualizações em seus canais no YouTube.

No dia 11 de julho, a cantora Sandara Park (ex-integrante do 2NE1) e a atriz Park So Hyun postaram no YouTube o primeiro episódio do show cujo nome pode ser traduzido como “Unni sem apetite“. O conceito consiste em as duas, que alegam não ter um apetite muito grande, convidarem outras celebridades que gostam de comer para um jantar.

A regra do programa é apenas uma: ninguém deve forçar as apresentadoras a comer mais do que elas quiserem. A ideia é mostrar que pessoas com diferentes apetites podem comer juntas de forma harmoniosa.

A iniciativa deu certo e os cinco episódios lançados até o momento já acumulam cerca de 2 milhões de visualizações cada um. Ironicamente, Sandara revelou que agora é mais parada na rua por pessoas que a reconhecem pelos vídeos de sosikjwa do que pela sua carreira de cantora.

O modelo e ator Joo Woo Jae regularmente faz transmissões ao vivo em seu canal no YouTube com mais de 600 mil seguidores. Dentre os conteúdos produzidos estão vídeos de sosikjwa que recebem elogios dos espectadores pela velocidade lenta com que Joo come e também pela sua etiqueta à mesa.



Dentre os comentários nos vídeos, há pessoas que se identificam com a forma como Joo come, alegando que os youtubers de mukbang parecem engolir a comida e mal mastigam o que colocam na boca. Outro comentário acha interessante que o modelo não apenas come, como também conversa com os espectadores, o que torna a experiência mais interessante.

O programa I Live Alone, que mostra o dia a dia de celebridades que moram sozinhas, também tem o seu representante de famoso com pouco apetite: o produtor Code Kunst. Em um dos episódios, os outros apresentadores ficaram impressionados que ele comeu uma pequena quantidade de comida e em seguida disse que já estava cheio.

Um telespectador do programa comentou que se sentiu representado por Kunst no programa, pois, ele próprio já foi ofendido várias vezes por demorar muito para comer e consumir apenas pequenas quantidades.

Mas o que pode explicar o sucesso dos youtubers de sosikjwa? O crítico Lee Taek Gwang arrisca um palpite: “Como o mercado está saturado, eles estão aparecendo como conteúdo para um nicho de mercado. Mas eu não diria que a moda dos mukbangs de comer grandes porções foi substituída. Ela ainda é popular“.

Lee ainda diz que, mesmo parecendo opostos, tanto o mukbang quanto o sosikjwa têm em comum a capacidade de causar admiração nos espectadores: “A chave para o sucesso desses conteúdos é que eles conseguem fazer as pessoas acharem que é incrível. Eles fazem pessoas pensarem ‘É possível que uma pessoa coma tanta comida de uma vez?’ ou ‘É possível que uma pessoa coma pouco assim?’“.

Fonte: (1)
Imagens: reprodução via YouTube
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • Greyce Oliveira

    Cearense de Fortaleza, é metade uma humana normal professora de Inglês e metade ELF(a) precisando (talvez) de tratamento para parar de falar no Super Junior toda hora.

    7 K-dramas Enemies to Lovers Thai Dramas com First e Khaotung Melhores lugares para se viver na Coreia do Sul Novos K-dramas originais da NETFLIX para 2023 K-Dramas de 2022 que você talvez tenha perdido