Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Ensino e Educação

Dicionário Oxford adiciona 26 termos coreanos entre seus verbetes

Publicado desde 1884, o dicionário da Oxford tornou-se um dos mais tradicionais no estudo de língua inglesa. Para acompanhar as constantes mudanças da língua, a cada ano novos verbetes são adicionados em seu vocabulário. Em 2021, algumas dessas novas adições foram termos da língua coreana.



Mais precisamente, 26 palavras – boa parte delas bastante conhecidas entre aqueles que acompanham a cultura coreana – passarão a ser registradas entre os mais de 300 mil verbetes do dicionário. No blog oficial da publicação, as novas adições estão justificadas pela crescente sucesso da cultura sul-coreana pelo mundo. Os destaques citados nesse quesito foram diretor Bong Joon-ho, com seu Oscar por Parasita, o BTS e o BLACKPINK.

Separamos os termos que foram selecionados junto com suas respectivas definições apontadas pelo Dicionário Oxford. Confira quais são eles:


Aegyo

(como substantivo) Fofura ou charme, especialmente de um tipo considerado característico da cultura coreana. Também: comportamento considerado fofo, charmoso ou adorável.
(como adjetivo) Caracterizado por “aegyo”, fofo, charmoso, adorável.


Banchan

Fonte: Norikko via Shutterstock

Na culinária coreana: um pequeno acompanhamento de vegetais, etc., servidos com arroz como parte de uma típica refeição coreana.


Bulgogi

Na culinária coreana: prato de fatias finas de carne bovina ou porco marinadas e depois grelhadas ou fritas.


Chimaek

Em restaurantes sul-coreanos e de estilo coreano: frango assado servido com cerveja.

Obs: O próprio dicionário aponta que o termo foi popularizado fora do país graças ao seriado My Love from the Star (2014).


Daebak

(como substantivo) Algo lucrativo ou desejado, especialmente que foi adquirido ou encontrado ao acaso; um lucro inesperado, um prêmio.
(como interjeição) Expressando aprovação entusiasmada: “fantástico!”, “incrível!”.
(como adjetivo) Como termo geral de aprovação: excelente, fantástico, ótimo.


Dongchimi

Na culinária coreana: tipo de kimchi feito com rabanete e tipicamente contendo couve napa, cebolinha, pimenta verde e pera; tradicionalmente comido durante o inverno.


Fighting

Especialmente na Coreia e em contextos coreanos: expressão de encorajamento, incitação ou apoio: “Continue!” “Você consegue!”


Galbi

Na culinária coreana: prato com acém com osso, geralmente marinado em molho de soja, alho e açúcar e às vezes cozido em uma grelha sob a mesa.


Hallyu

O crescimento do interesse estrangeiro na Coreia do Sul e sua cultura popular, especialmente na representada pelo sucesso global da música, filmes, televisão, moda e comidas sul-coreanas.
Também: cultura popular e entretenimento sul-coreano em si. Frequentemente é usado como adjetivo como em: loucura hallyu, fã hallyu, estrela da hallyu, etc.


Hanbok

Vestimenta tradicional coreana que consiste em uma jaqueta ou blusa de manga longa e uma saia longa de cintura alta para mulheres ou calças com caimento folgado para homens; tipicamente usado em ocasiões formais ou cerimoniais.

Leia mais: O que é Hanbok? Conheça tudo sobre a roupa tradicional coreana

Japchae

Prato típico coreano que consiste em harusame (popularmente conhecido como macarrão de celofane ou de vidro devido à sua aparência incolor) feito de amido de batata doce frito com vegetais e outros ingredientes. Tipicamente temperado com molho de soja e óleo de gergelim.


K- (forma combinada)

Formação de nomes relacionados à Coreia do Sul e sua cultura (popular), como K-beauty, K-culture, K-food, K-style, etc.

Leia mais: As tendências de K-beauty para você experimentar em 2021


K-drama

Série televisiva em língua coreana e produzida na Coreia do Sul. Também: o gênero de tais séries coletivamente.

Acompanhe as últimas novidades sobre k-dramas

Kimbap

Prato coreano que consiste em arroz cozido e outros ingredientes envoltos em uma folha de alga e cortados em pedaços menores.

Leia mais: Kimbap: aprenda a fazer o tradicional “sushi coreano” em casa

Konglish

Mistura de coreano (Korean) e inglês (English), especialmente uma linguagem híbrida informal falada por coreanos incorporando elementos de coreano e inglês.


Manhwa

Gênero coreano de desenhos e quadrinhos, frequentemente influenciados pelo mangá japonês. Também: um desenho ou quadrinho desse gênero.

Acompanhe as últimas novidades sobre manhwas e webtoons

Mukbang

Um vídeo, especialmente um transmitido ao vivo, que mostra uma pessoa comendo uma grande quantidade de comida e conversando com os espectadores. Também: tais vídeos coletivamente ou como fenômeno.


Noona



Em contextos coreanos: a irmã mais velha de um menino ou homem. Também é uma forma respeitosa de dirigir-se à pessoa ou termo afetuoso e, por extensão, usada para fazer referência à uma amiga mais velha.

Leia mais: Entendendo honoríficos coreanos: como chamar amigos e conhecidos?

Onda coreana

O crescimento do interesse estrangeiro na Coreia do Sul e sua cultura popular ocorrido nos séculos 20 e 21, especialmente representado pelo sucesso global da música, filmes, televisão, moda e comidas sul-coreanas = hallyu


Oppa

(1) Em contextos coreanos: o irmão mais velho de uma menina ou mulher. Também é uma forma respeitosa de dirigir-se à pessoa ou termo afetuoso e, por extensão, usada para fazer referência a um amigo mais velho ou namorado.
(2) Um atraente homem sul-coreano, especialmente famoso ou ator/cantor popular.


PC Bang

Na Coreia do Sul: um estabelecimento com múltiplos terminais de computadores fornecendo acesso à internet mediante taxa, geralmente para jogos.


Samgyeopsal

Prato típico coreano que consiste em barriga de porco cortada em tiras finas, geralmente servidas cruas para serem cozidas à mesa em uma grelha.


Skinship

Especialmente em contextos japoneses e coreanos: toques ou contato físico próximo entre pais e filhos ou (em especial no uso mais recente) entre amantes ou amigos, usado para demonstrar afeto ou fortalecer um laço emocional.


Tang Soo Do

Arte marcial coreana que usa as mãos e os pés para atingir e bloquear golpes, similar ao caratê.


Trot

Gênero de música popular coreana caracterizada pelo ritmo repetitivo e letras emotivas, combinando um estilo de canto tradicional coreano com influências de música popular japonesa, europeia e americana. Também usado como adjetivo como em música trot, canção trot, etc.


Unni

Em contextos coreanos: a irmã mais velha de uma menina ou mulher. Também uma forma respeitosa de dirigir-se à pessoa ou termo afetuoso e, por extensão, usado para fazer referência a um amiga mais velha ou cantora/atriz admirada.

Fonte: (1), (2)
Imagens: Oxford University Press, Dick Thomas Johnson, YG Entertainment, Big Hit Entertainment
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • Greyce Oliveira

    Cearense de Fortaleza, é metade uma humana normal professora de Inglês e metade ELF(a) precisando (talvez) de tratamento para parar de falar no Super Junior toda hora.

    7 K-dramas Enemies to Lovers Thai Dramas com First e Khaotung Melhores lugares para se viver na Coreia do Sul Novos K-dramas originais da NETFLIX para 2023 K-Dramas de 2022 que você talvez tenha perdido