Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Quadrinhos

[LISTA] 10 histórias GLs/Yuris publicadas no Brasil


Você é fã dos quadrinhos de GL? O gênero vem dominando o coração dos fãs de HQs, que cada vez mais procuram por histórias que possuam personagens LGBTQIA+ em busca de diversidade.

Histórias que apresentam mulheres amando outras mulheres tem ganhado espaço aos poucos em adaptações brasileiras que se preocupam com a representatividade do público leitor. Conhecido como GL (sigla para “girls love”) ou yuris (como são chamados no Japão), o enredo se preocupa em trazer várias nuances de um relacionamento, desde a paquera até términos dolorosos.

Mais de 10 títulos já foram traduzidos para o português, entre histórias em quadrinhos, mangás e no formato chamado novel, livros com capítulos curtos e cenas que se baseiam mais no diálogo do que nos detalhes que cercam os personagens.

Preparamos uma lista para você conhecer os títulos que já foram traduzidos e estão disponíveis para venda no país. Confira quais são eles e escolha qual entrará na sua lista de leitura.

Leia mais: BLs coreanos publicados no Brasil



Sunset Orange

Lançado em 2017 pela NewPOP, Sunset Orange é uma história clássica mostrando personagens são muito amigos e ficam com medo de desenvolverem um relacionamento para não estragar a amizade. 

A história começa quando a bela Kanae se apresenta para sua classe e imediatamente conquista o afeto e fixação de Chizuru. Ao ficarem amigas, o afeto cresce e a paquera começa. Será que irá nascer um sentimento além da amizade? Ou o desejo de Chizuru por Kanae dará lugar a coisas ruins?

Adquira seu exemplar aqui.


Philosophia

Este mangá yuri foi lançado em 2018 pela NewPOP e conta a história da paixão entre Ai e sua veterana da faculdade de filosofia. 

Na universidade, Ai está cercada de colegas que só pensam em festas, bares e romance. Diferente de Ai, que quer ser uma mulher independente e solitária, e por isso estuda com afinco e determinação, sempre pensando no seu futuro profissional. Mas, sem perceber, uma das veteranas começa a se aproximar mais e mais dela, passando de pequenos encontros casuais a uma verdadeira amizade, ao ponto de fazer brotar um sentimento inédito no coração de Ai.

Adquira seu exemplar aqui.


Lara Dean Vive Terminando Comigo

Esta HQ publicada pela Intrínseca reflete sobre os relacionamentos da adolescência, que edificam e ajudam os personagens a se conhecerem melhor dentro do espectro das sexualidades. 

Freddy Riley só quer que Laura Dean pare de terminar com ela. O dia em que começaram a namorar foi o melhor de sua vida, mas agora parece apenas uma lembrança distante. A situação se mostra cada vez mais insustentável: o coração de Freddy está se despedaçando em câmera lenta, e ela corre o risco de perder a melhor amiga junto com o que resta de sua autoestima. Mas, quando Freddy se consulta com uma misteriosa vidente, recebe um conselho capaz de mudar essa história para sempre.

Laura Dean Vive Terminando Comigo foi premiado com três Eisner Awards nas categorias Melhor Roteirista, Melhor Artista e Melhor Publicação Para Adolescentes.

Adquira seu exemplar aqui.


Me Apaixonei pela Vilã

Este livro conta a história da jovem Rei Oohashi, que um dia acorda no corpo da protagonista do seu jogo de romance favorito: Revolution. E para sua felicidade, a primeira pessoa que ela vê é sua personagem favorita, Claire François, a principal antagonista do jogo. Agora, Rei está determinada a ter um romance com Claire em vez dos vários rapazes que o jogo oferece. Mas como a vilã irá reagir a este acontecimento imprevisível?

Adquira seus exemplares aqui:


Citrus

Yuzu é uma garota colegial que ainda não teve a experiência do primeiro amor. Devido ao novo casamento de sua mãe, acabou sendo transferida para um colégio feminino, onde conheceu a presidente do conselho estudantil, Mei. Apesar das duas não se entenderem muito bem no colégio, precisam conviver bem, pois a coincidência quer que ambas fiquem juntinhas: Mei é filha do novo padrasto de Yuzu, e agora elas dividem o mesmo apartamento. 

Em uma noite, Mei rouba um beijo de Yuzu, deixando a menina confusa com os sentimentos e a própria sexualidade. 

Adquira seus exemplares aqui:


Minha Experiência Lésbica com a Solidão

Em Minha Experiência Lésbica com a Solidão conhecemos a história real da autora Kabi Nagata. Ela mostra o seu processo extremo de autorreflexão até conseguir se encontrar após anos de sofrimento e sufoco. Além de falar de saúde mental e física, trabalha sua sexualidade e lesbianidade. 

Adquira seu exemplar aqui.


Diário da Minha Experiência comigo Mesma: Volume 1

Em Minha Experiência Lésbica comigo mesma, Nagata volta com uma nova obra biográfica: um diário para si mesma. Ela relata sobre todas suas novas experiências após sua publicação de sucesso, como discórdias com os pais, a experiência morando sozinha pela primeira vez, o amor e sua vida depois da grande mudança.

Adquira seu exemplar aqui.


Me Casei Com Uma Colega Para Calar os Meus Pais

Para os pais de Machi Morimoto, o fato de continuar solteira mesmo no início dos trinta anos é um absurdo. E para ajudar, a amiga com a questão cada vez mais insustentável, Hana Agaya, sugere que ela e Machi morem juntas. No decorrer dessa convivência fértil, sentimentos antigos voltam a florescer.

Desde criança, Machi seguiu o caminho traçado por seus pais. Ao começar a trabalhar em uma empresa listada na bolsa de valores, achou que estaria livre deles. No entanto, eles passaram a insistir para que ela se casasse. Cansada de ser controlada, acaba arranjando um casamento de fachada com sua amiga Hana, que no passado havia se declarado a ela. Machi pareceu meio constrangida em viver ao lado dela, mas ao mesmo tempo sentia-se inesperadamente confortável.

Adquira seu exemplar aqui.



Bônus

Em 2019, as redes sociais da NewPOP anunciaram que outras duas obras lançadas pela editora foram votadas pelos japoneses como as melhores séries yuri dessa era. Segundo a própria editora, o termo “yuri” pode ser usado para denotar as obras do gênero GLs, mas também de forma geral para qualquer obra que tenha o tema lésbico ou que possua um amor entre amigas que ultrapasse o “normal”, implicando que seja mais que amizade.

Seguindo essa lógica, também se encaixam em nossa lista:

Girls and Panzer 

No mundo de Girls & Panzer, a arte militar de usar tanques (Senshado) é algo muito importante e toda mulher prendada deve saber! Mas Nishizumi Miho não quer saber de nada disso, por isso acaba sendo chamado pela presidente do conselho estudantil, que a força a participar do time escolar. Agora ela terá que aprender essa estranha arte junto com suas colegas muito excêntricas.

Adquira seus exemplares aqui:


Madoka Magica

Nesta versão da história em livro, acompanhamos a vida de Madoka e uma reviravolta bizarra: o mundo estava sendo destruído por um monstro gigante. Havia apenas uma garota lutando contra ele, e Madoka ficou impressionada com a coragem e força de vontade dela. Eis que surge um bichinho fofo e estranho oferecendo ajuda. Foi neste momento crucial que Madoka acordou. 

Ela resolveu deixar isso de lado e foi normalmente para a escola. Lá, ela descobriu sobre a entrada de uma nova aluna na escola e… era a mesma garota do sonho! A partir daqui, muitas surpresas ainda estão por vir.

Adquira seus exemplares da série aqui:


O que mais vem por aí

Mesmo com esta lista recheada de títulos, a NewPOP ainda anunciou mais lançamentos para esse ano:

  • Girl Friends: série em 5 volumes;
  • Hello, Melancholic!: série em 3 volumes;
  • Now Loading!: volume único;
  • Bocchi Kaibutsu to Moumoku Shoujo: volume único;
  • Uminekosou Days: volume único;
  • Me Apaixonei Pela Vilã: a versão em quadrinho.

Fonte: (1), (2)
Imagens: NewPOP e Intrínseca
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • Isabela Marques

    Jornalista do interior de SP. Tenho 27 anos e quase metade deles foram dedicados ao mundo geek asiático. Quando não estou sendo uma boa fangirl, aproveito para ler bons livros e webtoons de mistério.

    7 K-dramas Enemies to Lovers Thai Dramas com First e Khaotung Melhores lugares para se viver na Coreia do Sul Novos K-dramas originais da NETFLIX para 2023 K-Dramas de 2022 que você talvez tenha perdido