Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

K-Profile

[K-PROFILE] IVE, o grupo que estreou no topo e não saiu mais dele


Com pouco mais de um ano de carreira, o IVE foi um grupo novato da Starship Entertainment que chegou abalando estruturas. Ao mesmo tempo que faltam adjetivos para descrevê-las, não falta talento no sexteto formado por Gaeul, Yujin, Rei, Wonyoung, Liz e Leeseo.

Por isso, reunimos a história do grupo, suas conquistas (até agora) e algumas particularidades das integrantes para quem ainda não conhece o grupo e quer se assumir como parte do DIVE (o fandom oficial). Confira tudo que você precisa saber sobre o IVE.



Um debut muito aguardado

O debut do novo grupo feminino da Starship Entertainment, mais de 5 anos após o Cosmic Girls (WJSN), era altamente aguardado por causa de suas integrantes. Em 2018, Wooyoung e Yujin participaram e venceram o Produce 48, ficando em 1º e em 5º lugar respectivamente, e garantindo suas posições no IZ*ONE.

Após o disband programado do grupo temporário em abril de 2021, não demorou a aparecer boatos sobre o que cada uma faria a seguir. O destino da dupla em um novo grupo era esperado, mas a agência manteve silêncio até uma avalanche de informações no final do ano que pegou todos de surpresa.

A revelação do nome do grupo, IVE, uma contração de “I HAVE” (“eu tenho”, em português) ocorreu logo no dia 1º de novembro. Depois disso, a cada dia uma integrante era revelada até fecharem o sexteto no dia 7 do mesmo mês. O debut viria menos de um mês depois do mundo conhecer o grupo. E por que o nome vem de “I HAVE”? A ideia é deixar de lado a história de crescimento e introduzir um grupo completo que tem tudo desde o começo. Esta talvez seja a melhor definição possível para o IVE.


A estreia que as elevou ao topo

No dia 1º de dezembro, o IVE não queria saber de clima natalino. Para elas, o clima era de festa com o esperado debut e com a explosão de sucesso que fizeram de imediato. E tudo começou com o single álbum de estreia chamado Eleven. A faixa-título tem um ritmo hipnotizante e as vozes das seis meninas prendem a cada verso. Para poder acompanhar tudo isso, só mesmo com um MV lindamente produzido com cenas belíssimas. Com todos estes elementos, não é difícil entender o sucesso imediato.

No dia 8, uma semana após o lançamento, elas ganharam seu first win no Show Champion, o mais rápido de um grupo feminino, superando o ITZY. Com esta conquista o fandom ganhou um nome, DIVE, e o grupo mais condecorações. O single álbum ganhou certificação platina pela Korean Music Content Association (KMCA) após vender 250 mil cópias em menos de um mês e outro platina pela Circle Digital Chart (antigamente conhecida como Gaon) por 100 milhões de transmissões on-line. O MV da faixa já ultrapassou 170 milhões de visualizações no YouTube e as vendas estão em 400 mil. Dá até para esquecer que estamos falando do debut de um grupo rookie.


O primeiro retorno mergulhado no sucesso

Quando um grupo faz sucesso tão rápido, a grande questão é: será que vai se manter ou a primeira música foi uma tacada de sorte? Com muito a provar, o IVE voltou com outro single álbum em abril de 2022, desta vez para LOVE DIVE. Romântica, mas com um tom de mistério, o sexteto faz o papel de cupidos que atiram suas flechas musicais que passam do nosso ouvido até a nossa alma. E atire a primeira pedra quem não ficou cantando a parte “Narcissistic, my god I love it” assim que a Wonyoung canta no primeiro verso.

O single álbum foi muito bem recebido pela crítica, recebendo o foco nas premiações de fim de ano e recebendo a condecoração de Duplo Platina pelo KMCA após a venda de meio milhão de álbuns – hoje o número está em 800 mil. No acumulado entre os dois singles, o IVE entrou para o seleto clube dos artistas com mais de 1 milhão de álbuns físicos vendidos em 6 meses após a estreia. Será que tem como parar estas meninas?


Continuação do amor pelo grupo em um ano de carreira

O IVE poderia descansar o resto do ano e ainda vender álbum, mas em vez disso lançou mais um single álbum em agosto: After Like. Com um estilo discoteca retrô misturado com robôs e luzes futuristas, a faixa tem um sample da música “I Will Survive”, de Gloria Gaynor, uma música que sozinha já tem o dobro da idade das meninas do grupo. Ainda assim, elas dão um novo significado para os acordes famosos nesta música que já vendeu mais de 1,6 milhão de cópias e recebeu certificação Million do KMCA em outubro. Com isso, o IVE virou o girlgroup que mais rápido ultrapassou os 2 milhões de vendas cumulativas.

Como debutaram ao final de 2021, o IVE só entrou nos programas de premiação do ciclo de 2022. E não deu tempo de esquecer delas não, viu? Apesar da competição altíssima, elas levaram dezenas de prêmios, incluindo melhor novo artista feminino, melhor performance de dança, novo artista favorito e Daesang de música do ano no MAMA. A história se repetiu com mais 4 troféus no Melon Music Awards e mais prêmios de melhor rookie no Genie Music Awards e no Asia Artist Awards. São prêmios valiosos para qualquer artista, ainda mais um que mal completou 1 ano de carreira. Uma comprovação de que o IVE chegou para competir com os gigantes da música coreana.



Perfil das Integrantes

Yujin

Nome real: An Yu Jin
Nascimento: 1º de setembro de 2003
Posições: líder, dançarina principal, vocalista
Altura: 1,72 m
Tipo sanguíneo: A
MBTI: ISTP
Curiosidades:
– Yujin foi MC do Inkigayo ao lado de Sungchan (NCT) e Jihoon (Treasure) em março de 2022.
– Ela apareceu em MVs de vários artistas, como “Just U”, do Jeong Sewoon, “Rain”, de Soyou e Baekhyun (EXO), “Thirst”, da Ailee com MADCLOWN, e “Oppa”, de Yoo Seungwoo e Sandeul.
– Yujin estuda inglês com frequência e é boa em falar no idioma.
– Ela participou do King of Masked Singer duas vezes, a primeira em 2018 na época do IZ*ONE e a outra e 2021, logo após o debut do IVE.
– No IZ*ONE, Yujin era a segunda mais nova, no IVE é a segunda mais velha e líder do grupo.


Gaeul

Nome real: Kim Ga Eul
Nascimento: 24 de setembro de 2002
Posições: dançarina principal e rapper líder
Altura: 164 m
Tipo sanguíneo: B
MBTI: ISTJ
Curiosidades:
Gaeul se formou em escolas apenas para garotas em sua terra natal, Bupyeong-gu em Incheon, e no ensino fundamental chegou a ser parte do clube de dança.
– Virou trainee em 2017 da JYP Entertainment, convidada pelo próprio J.Y. Park.
– Seu nome significa outono, mas sua estação do ano favorita é a primavera.
– Ela é curiosa e adora ler livros de mistério e ver filmes de terror.
– Ao mesmo tempo, Gaeul tem um estilo fofo e sua cor favorita é rosa.


Rei

Nome real: Naoi Rei
Nascimento: 3 de fevereiro de 2004
Posições: rapper principal e vocalista
Altura: 170 m
Tipo sanguíneo: A
MBTI: INFJ
Curiosidades:

– Seu nome significa amável e graciosa.

Rei tem talento para desenhar e gosta de colecionar itens bonitos e decorar as coisas.

– Ela é fluente em coreano a ponto das colegas darem o apelido de “Kim Rei”.

Rei é fã do Red Velvet e sua integrante favorita é a Joy.

Rei e Yujin chegaram a estudar na mesma escola, e ela e Liz dividiram quarto na época de trainee.


Wonyoung

Nome real: Jang Won Young
Nascimento: 31 de agosto de 2004
Posições: vocalista e visual
Altura: 1,73 m
Tipo sanguíneo: O
Curiosidades:
– Wonyoung é ótima falando em inglês e ainda pode tocar piano, flauta e violino.
– Ela apareceu no MV de “Love It Live It” do projeto YDPP.
– Ela é embaixadora global da marca de cosméticos Innisfree.
– Foi apresentadora do Music Bank.
– Tem uma imagem de fofa no grupo, com sua estilista a chamado de “garota boa” e a Rei dando apelido de “princesa” e a elegendo como a mais fofa do IVE.


Liz

Nome real: Kim Ji Won
Nascimento: 21 de novembro de 2004
Posição: vocalista principal
Altura: 1,70 m
Tipo sanguíneo: AB
MBTI: INFP
Curiosidades:

Liz tem uma personalidade bem tímida e quieta.

– Durante a escola, chegou a ganhar um prêmio de excelência em esportes e a participar do clube de dança.

Liz ama gatos e tinha vários na sua casa de infância em Jeju.

– Ela é boa tocando piano e pode fazer sons de uma ocarina apenas com as mãos.

Liz apareceu no MV da Taeyeon para a música “This Christmas”.


Leeso

Nome real: Lee Hyun Seo

Nascimento: 21 de fevereiro de 2007

Posições: vocalista, visual, maknae

Altura: 1,66 m

Tipo sanguíneo: O

MBTI: ENFP

Curiosidades:

Leeseo foi uma modelo para a SM Kids.

– Ela entrou no coro da escola na terceira série.

– Ela é muito energética e faz aegyeo muito bem.

– A frase que ela mais diz é “Eu gosto!”

– As outras integrantes chamam a Leeso de “bebê”.

E aí, se convenceu a virar um DIVE depois dessa? Não deixe de acompanhar os próximos hits e novidades do IVE nas redes sociais do grupo:

YouTube | Twitter | Twitter das Integrantes | Instagram | Facebook | TikTok | Weibo | Fancafe

Por Paula Bastos Araripe
Fonte: (1), (2), (3), (4), (5), (6)
Imagens: Starship Entertainment
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • Paula Bastos Araripe

    Jornalista carioca que tem o k-pop como trilha sonora da vida. Multistan incorrigível, defensora de grupos (injustamente) desconhecidos e nostálgica da segunda geração do k-pop. Highlight (Beast) tem certificado vitalício como meu grupo ultimate.

    7 K-dramas Enemies to Lovers Thai Dramas com First e Khaotung Melhores lugares para se viver na Coreia do Sul Novos K-dramas originais da NETFLIX para 2023 K-Dramas de 2022 que você talvez tenha perdido