Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Justiça

Do Kwon, fundador da Terraform Labs, é preso em Montenegro

O sul-coreano Do Kwon foi preso na quinta (23) no aeroporto de Podgorica antes de embarcar em um voo. Kwon foi um dos fundadores da Terraform Labs e está sendo investigado por suspeitas de fraude financeira e por embolsar lucros ilegais vendendo os tokens da criptomoeda LUNA a um preço alto.

Anteriormente, a Interpol já havia emitido um alerta vermelho para Kwon a pedido das autoridades sul-coreanas. Tal classificação permite a prisão imediata do fugitivo em qualquer um dos 195 países onde o órgão atua. Além disso, desde dezembro já se sabia que Kwon estava escondido na Sérvia.

Leia mais:
Interpol emite alerta para captura de Do Kwon, criador da criptomoeda LUNA
Do Kwon, fundador da Terraform Labs, está escondido na Sérvia
Anonymous ameaça Do Kwon após colapso de criptomoedas

O Ministério da Justiça sul-coreano já entrou com um pedido de extradição junto às autoridades locais para que Kwon seja repatriado e possa, enfim, ser investigado na Coreia. Porém, a Promotoria de Nova York também o indiciou por oito crimes, o que pode fazer com que ele seja enviado para os Estados Unidos. A decisão final sobre a repatriação caberá às autoridades de Montenegro porque o país não possui acordos dessa natureza com nenhum dos dois países.

No ato de sua prisão, Kwon estava portando documentos falsos e só teve sua identidade confirmada após uma análise de suas digitais. O seu braço direito – identificado apenas como Han, ex-CEO da Chai Corp. – também foi preso sob acusação de usar as informações de clientes e os fundos de sua então empresa para promover a LUNA.

Em uma entrevista ao The Wall Street Journal no ano passado, Kwon negou os seus crimes. Os prejuízos causados pelo colapso da LUNA chegaram a 40 bilhões de dólares (mais de R$260 bilhões).

Fonte: (1), (2)
Imagem: reprodução
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • Greyce Oliveira

    Cearense de Fortaleza, é metade uma humana normal professora de Inglês e metade ELF(a) precisando (talvez) de tratamento para parar de falar no Super Junior toda hora.

    7 K-dramas Enemies to Lovers Thai Dramas com First e Khaotung Melhores lugares para se viver na Coreia do Sul Novos K-dramas originais da NETFLIX para 2023 K-Dramas de 2022 que você talvez tenha perdido