Nesta quarta (01), o jornal News 9, da TV Chosun, noticiou que outras duas substâncias ilícitas foram encontradas nas amostras de pelo de Yoo Ah In. O novo resultado acusou uso de cocaína e cetamina. Anteriormente, o ator havia testado positivo para uso de maconha, propofol e uma terceira substância até então não divulgada que pode ser uma das reveladas hoje.
A cetamina (ou quetamina) é um medicamento anestésico que incialmente era usado em animais. Na década de 1970, a agência reguladora de substâncias dos Estados Unidos aprovou seu uso em humanos. O remédio foi amplamente usado para tratar os soldados feridos na Guerra do Vietnã.
De acordo com o portal WebMD, um dos usos da substância é no tratamento de pacientes com sintomas de depressão e pensamentos suicidas. Porém, a cetamina também foi transformada em uma droga ilícita – apelidada de Special K (“K Especial”, em tradução livre) – que causa distorções sensoriais, sensação de euforia e alucinações. O uso da substância pode causar efeitos a curto prazo, como perda da consciência ou aumento da pressão sanguínea, e a longo prazo, como úlceras e problemas no fígado.
Assim como o propofol, a cetamina também tem o seu uso controlado na Coreia do Sul. Agora, a polícia procura dados para saber se Yoo usava a substância com frequência. Além disso, o ator deve ser novamente chamado para prestar depoimento.
Polícia revela dosagem de propofol usada pelo ator
Ainda na segunda (dia 27 de fevereiro), a Agência Metropolitana de Polícia de Seul divulgou que Yoo Ah In usou propofol em mais de 100 ocasiões nos últimos dois anos.
Somente em 2021, o Ministério da Segurança de Alimentos e Drogas encontrou 73 prescrições de propofol no nome de Um Hong Shik (o nome de batismo de Yoo). Somadas, as dosagens ultrapassaram 4.400 ml. Tal quantidade é maior do que dosagem mensal a recomendada para procedimentos cirúrgicos e diagnósticos médicos.
Leia mais:
Yoo Ah In testa positivo para uso de maconha
Yoo Ah In também testa positivo para uso de propofol
Polícia encontra traços de 3ª droga em testes de Yoo Ah In + Netflix se manifesta sobre o caso
Fonte: (1), (2), (3)
Imagem: Allure
Não retirar sem os devidos créditos.