Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Justiça

Mídia sul-coreana revela detalhes de tentativa de evasão militar de Ravi (VIXX) e nafla

Na segunda (03), portais sul-coreanos revelaram maiores detalhes sobre o plano de Ravi e nafla na tentativa de serem dispensados do serviço militar. Um relatório de 53 páginas sobre o caso incluiu o resultado da investigação feita em conjunto pela Promotoria do Distrito Sul de Seul e pela Administração da Mão de Obra Militar.

O caso começou em fevereiro de 2021 quando um representante de uma das agências de Ravi – presumidamente a GROOVL1N – começou a traçar um plano para tentar fazer com que o CEO do selo e nafla fossem dispensados do serviço militar obrigatório.

Para isso, o representante – identificado apenas como Sr. A para preservar sua identidade – entrou em contato com o intermediário militar Sr. Goo, que já está preso sob acusação de ajudar outros cidadãos a cometer fraudes no sistema de alistamento.

Leia também:
Sul-coreanos buscam novas alternativas para fugir do serviço militar obrigatório

O Sr. Goo sugeriu que Ravi simulasse sintomas de epilepsia e que nafla pedisse sua dispensa total do serviço alegando uma piora da sua saúde mental. Em março de 2021, o Sr. Goo e o Sr. A assinaram um contrato no valor de 50 milhões de wones (mais de R$ 190 mil) para colocar o plano em ação.

Em uma ocasião, Ravi fingiu desmaiar e o serviço de emergência do 119 foi acionado. O rapper se recusou a ir para a emergência e, ao invés disso, pediu para ser encaminhado a um neurologista para receber tratamento. No dia seguinte, ele foi novamente ao hospital para conversar com o especialista e explicar os sintomas. O médico pediu que ele fizesse um eletroencefalograma (EEG), exame que detecta as atividades cerebrais e pode ajudar no diagnóstico de epilepsia.

Em abril, Ravi voltou ao hospital para receber o resultado do exame. O laudo não apontou nenhuma anormalidade e que não era necessário fazer tratamento. Porém, o Sr. Goo contestou a decisão e pediu uma prescrição de tratamento alegando que, caso o sintoma voltasse, a carreira de Ravi estaria acabada.

O rapper, então, recebeu tratamento médico – incluindo receitas de remédios – para epilepsia até junho de 2021, o que fez com que conseguisse um certificado com o diagnóstico da doença. O Sr. A escreveu uma mensagem de texto para o Sr. Goo para contar sobre o fato e o intermediário respondeu: “Bom. Dispensa do serviço militar“.

Segundo as investigações, Ravi tomou uma medicação para epilepsia na véspera do exame físico no qual recebeu a classificação 4 e foi designado para servir como funcionário público. Em março, a justiça anulou o pedido de mandado de prisão para o rapper após ele admitir as acusações em juízo.

Também em fevereiro de 2021, nafla pediu sua dispensa do serviço militar alegando que sua saúde mental havia piorado, também sob sugestão do Sr. Goo. O rapper já havia sido designado para o serviço público anteriormente, mas buscava ser dispensado totalmente de suas obrigações militares.

Os promotores que investigaram o caso descobriram que nafla visitou regularmente os hospitais e recebeu prescrições de medicamentos, mas, apesar disso, seus não houve piora de seus sintomas. Apesar do pedido feito em fevereiro, o rapper recebeu um pedido para retornar ao trabalho em abril.

Com a ajuda de funcionários do escritório de Seocho-gu, onde cumpriria seu serviço, uma ou duas vezes ao mês nafla preenchia falsos registros de presença para fazer parecer com que estivesse trabalhando normalmente. As investigações apontaram que ele faltou 141 dias de serviço.

Além disso, a promotoria também encontrou vestígios indicando que nafla ameaçou funcionários públicos na tentativa de manipular documentos. Em agosto de 2022, nafla tentou obter documentos para usar os dados na apelação do caso de uso de drogas em que foi julgado em setembro de 2021.

Como os funcionários não cooperaram, o rapper enviou uma mensagem ao responsável e sugeriu que os dados fosse alterados, o que foi feito.

Fonte: (1), (2)
Imagens: GROOVL1N e MKIT Rain Records
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • revistakoreain

    O Portal KoreaIN é dedicado a divulgar todo tipo de informação e noticia sobre a Coreia do Sul e sua cultura.

    7 K-dramas Enemies to Lovers Thai Dramas com First e Khaotung Melhores lugares para se viver na Coreia do Sul Novos K-dramas originais da NETFLIX para 2023 K-Dramas de 2022 que você talvez tenha perdido