Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Sociedade

“Galeria da Depressão”: fórum anônimo escancara faceta da sociedade sul-coreana

[AVISO DE GATILHO] O texto a seguir contém termos sensíveis. Recomendamos cautela ao prosseguir a leitura.

Famosos por serem locais onde pessoas podem expressar opiniões e até mesmo fazer denúncias ou acusações contra terceiros, os fóruns on-line estão bastante presentes nas vidas dos internautas sul-coreanos. Porém, o anonimato garantido por essas plataformas está escancarando ainda mais uma das facetas do país: o da depressão.

Hospedado no DC Inside, o fórum foi criado com intenção de ser um lugar de acolhimento para aqueles que sofrem de depressão poderem compartilhar seus sentimentos e dicas de como superar a doença. Porém, a polícia acusa a página de estar sendo usada para atiçar tendências suicidas.

Na madrugada da última sexta (05, duas adolescentes de 15 e 17 anos foram impedidas por policiais de cometerem suicídio. Elas escalaram a grade na ponte Hannam para se atirarem no rio Han enquanto transmitiam tudo ao vivo através de suas redes sociais.

Outro caso ocorrido em 16 de abril não pôde ser evitado e uma adolescente acabou tirando sua própria vida após pular de um prédio também com transmissão ao vivo. As três garotas possuem em comum o fato de fazerem parte do fórum “Galeria da Depressão”.

Um homem que também faz parte do fórum também estava presente no local quando as duas meninas tentaram tirar suas vidas. Segundo o próprio, ele foi até lá para convencê-las de não seguirem com seus planos. Após o resgate, as menores foram entregues aos cuidados de seus respectivos responsáveis.

Policiais acreditam que alguns membros do fórum estejam usando a página para encontrar pessoas para cometerem suicídio junto e enquanto outros estão usando para encontrar usuários vulneráveis para cometerem crimes relacionados a sexo ou drogas.

Sob essa suspeita, a polícia pretende pedir que a Comissão de Padrões de Comunicações da Coreia (CPCC) – órgão regulador da internet no país – bloqueie o acesso ao fórum. A CPCC ainda não tomou uma decisão sobre isso alegando que precisa discutir se as postagens ilegais são maioria no fórum.

Já o DC Inside se recusou a fechar o fórum alegando que os usuários problemáticos poderiam, simplesmente, migrar para outras páginas. Além disso, isso poderia causar problemas de direitos autorais com as postagens no fórum.

Ajudar ou incitar suicídio é ilegal na Coreia do Sul. Após o ocorrido na sexta, a CPCC prometeu adiantar sua decisão final sobre o fechamento do fórum.

Por mais de 40 anos, o câncer tem sido a principal causa de morte na Coreia do Sul. Porém, entre a população mais jovem, o suicídio tem prevalecido. É isso o que indicam os dados divulgados pelo Statistics Korea no ano passado referentes às mortes registradas no país em 2021.

Leia mais:
Câncer continua sendo a principal causa de morte dos sul-coreanos por 40 anos

Se você precisa ou conhece alguém que precise de ajuda, procure o CVV. O CVV realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas, sob total sigilo por telefone, e-mail e chat 24 horas todos os dias. Ligue 188 ou acesse www.cvv.org.br

Fonte: (1), (2)
Imagem: reprodução via the Korea Herald
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • Greyce Oliveira

    Cearense de Fortaleza, é metade uma humana normal professora de Inglês e metade ELF(a) precisando (talvez) de tratamento para parar de falar no Super Junior toda hora.

    7 K-dramas Enemies to Lovers Thai Dramas com First e Khaotung Melhores lugares para se viver na Coreia do Sul Novos K-dramas originais da NETFLIX para 2023 K-Dramas de 2022 que você talvez tenha perdido