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Moda & Lifestyle

K-Fashion: 10 idols de K-pop que fundaram sua própria linha de roupas


Moda e música são instrumentos utilizados com o objetivo de comunicar e expressar. A onda Hallyu definitivamente impactou o mundo de várias maneiras, da música à culinária, e claro que a moda não seria uma exceção.

Atualmente, é bem comum que ídolos de K-pop sejam convidados para se tornarem embaixadores de grifes luxuosas. No entanto, existem alguns idols que resolveram dar um passo além e entrar no mundo da moda de cabeça, criando a sua própria marca. A KoreaIN traz uma lista com 10 artistas que resolveram “debutar” nas passarelas, confira!



G-Dragon (BIGBANG)

Em 2016, o rapper lançou sua marca de streetwear junto ao estilista Gee Eun, denominada Peaceminusone. O logo da marca já tinha aparecido anteriormente no lançamento do single “Coup d’Etat” em 2013. Bem parecido com o símbolo da paz, porém, trazendo as letras G e D que representam o rapper. A marca contém jaquetas, acessórios, sapatos, fones, entre outros

Apesar de não ter uma loja física fixa, a Peaceminusone já se tornou uma marca consolidada e já bateu a marca de um milhão de seguidores no Instagram. As colaborações com outras marcas foi algo que também chamou a atenção do público, já rolaram colaborações com multinacionais como Nike, Vogue, Colette, Chow Tai Fook, Redbull, Mickey Mouse e Giuseppe Zanotti.


Jessica Jung (ex-Girls’ Generation)

Jessica Jung formou a sua marca em 2014 e logo de cara o crescimento foi absurdo, tornando-se uma das marcas de ídolos mais bem-sucedidas. Na época, Jung desenhava apenas óculos de sol, mas depois foi expandindo para jeans, um dos itens mais vendidos pela marca. Atualmente, além de roupas, a loja vende também acessórios e cosméticos. Blanc & Eclare apostou em lojas físicas em vários lugares do mundo, como Nova Iorque e Xangai.

Para o portal Fashionista, Jessica contou que sua aventura na moda começou desde criança, quando experimentava os sapatos e vestidos de sua mãe e que a escolha estética da Blanc & Eclare reflete muito o seu estilo pessoal: “Eu nunca gosto de exagerar nas coisas e essa sempre foi minha estética”. A escolha do nome também foi explicada na entrevista, Jung disse que escolheu “blanc” (branco) porque “é limpo e nítido”, seguido por “eclare”, que é derivado da palavra latina “clara”, ou “clareza e brilho”.


Baekhyun (EXO e SuperM)

Baekhyun atua como diretor criativo da Privé Alliance desde 2018. Tudo começou quando o editor de moda e estilista Danyl Geneciran entrou na Privé Alliance como diretor da marca e, ao invés de procurar um rosto famoso para endossar as roupas, ele queria um artista que participasse da marca. “Ultimamente, tenho pensado que gostaria de usar roupas nas quais meus pensamentos estão. E então, fiquei incrivelmente empolgado em colaborar com a Privé – porque também adoro roupas de rua, queria fazer roupas de rua!”, Baekhyun disse à Vogue.

O lançamento inicial da Privé by BBH contou com peças básicas, feitas de algodão: “Escolhi o algodão porque é confortável. A razão pela qual escolhi o branco para o moletom e as camisetas é que o logotipo da Privé era tão bonito que pensei em um fundo branco apenas com o logotipo ali onde estava melhor”. A coleção também tem como objetivo a acessibilidade para seus clientes, já que todas as peças lançadas eram vendidas abaixo dos 100 dólares. 


BM (KARD)

Em 2019, o rapper BM anunciou o lançamento da sua linha, a STAYDIUM. De acordo com o Korean Fashion Trends, o nome é a combinação das palavras “Stay” e “stadium” (estádio), o que seria um pedido dos fãs do KARD para que eles tocassem para um público do tamanho de um estádio. O estilo da marca é streetwear misturado com athleisure e traz tecidos de alta tecnologia.

A STAYDIUM é dirigida por BM e seus pais, e chegou a apoiar várias questões sociais. Com a coleção Big Tiddie Committee, parte dos lucros foram doados para a conscientização e pesquisa do câncer de mama. Depois disso, uma outra linha roupas foi anunciada, com o nome “Healers” em dedicação à erradicação do bullying. 


Lee Hongki (F.T. Island)

Skull Hong leva o nome de seu diretor criativo e, como Hongki é conhecido por seu amor por caveira, fazia todo sentido ter Skull no nome de sua marca de roupas. Em 2013, Lee publicou um livro sobre nail art, intitulado Lee Hong Ki Nail Book, tornando-o pioneiro da moda.

Sempre foi apontado como Hong Ki trazia diretamente seus acessórios pessoais para os palcos e foi reconhecido por ser um bom designer. Como diretor criativo da marca, ele participou ativamente de todas as etapas do processo, desde a fase do design até a produção, até mesmo a decisão de materiais e cores. O site de Skull Hong mostra várias jóias, nail art e acessórios de moda desenhados por Lee Hong Ki a preços relativamente acessíveis.



Jackson Wang (GOT7)

A Team Wang definitivamente canaliza os talentos do Jackson para a área de moda e design. A coleção de estreia, em 2020, focou em itens essenciais minimalistas. Wang, atuando como diretor criativo, disse à Vogue que vê o projeto como uma extensão de si mesmo. “A razão pela qual não lancei antes é porque não queria lançar nada que não fosse perfeito e uma representação total da minha estética – especialmente [já que estou] trabalhando com a equipe certa que tem a mesma energia como eu, os mesmos objetivos e visão”, disse o cantor. 

As ideias do Team Wang se alinham diretamente com o estilo pessoal do Jackson, misturando peças esportivas com roupas de passarelas. Peças geralmente monocromáticas, com linhas finas e detalhes sutis. “Moda para mim não é apenas usar as melhores marcas, as roupas mais caras ou apenas moda de luxo”, diz ele, “Trata-se de encontrar o estilo e o que te deixa confiante e se sente bem”.


Lee Donghae (SUPER JUNIOR)

A TEMPUS STUDIO foi criada em 2018 por Lee Donghae e o seu irmão mais velho, Lee Donghwa. A marca é especializada em streetwear e atende uma ampla variedade de categorias têxteis, entre suéteres, calças joggers, moletons, camisas e outros. “Tempus”, a palavra latina para tempo, inspirou a marca. O objetivo é registrar o tempo como fotos, tanto que eles pretendem mostrar sua voz e identidade por meio de obras de arte e fotos. 

A marca também apoia causas sociais. Eles chegaram a doar um valor de 5.000.000 won (cerca de 22.000 reais) para o Korea Childhood Leukemia Foundation. Além de doar até 5% de suas vendas todos os anos.


Hyomin (ex-T-ARA)

Em setembro de 2021, Hyomin anunciou em sua conta no Instagram que lançaria a sua própria grife, a Say No More. A marca começou colaborando com a Wonderwall em junho de 2021 e, depois de três meses, a coleção de outono/inverno seria lançada. A inspiração para a criação da marca foi o fato da idol gostar tanto de roupas que pensou em desenhar alguns para si própria, mas o plano acabou ficando maior do que o esperado.

Para o site Kpophit, ela disse: “Eu planejo apresentar um visual diário simples e clássico, com foco em produtos de configuração que participei pessoalmente do planejamento! Por favor, aguarde a coleção da equipe Wonderwall e meus esforços!”.


Zuho (SF9)

Zuho é conhecido por ser um membro multitalentoso dentro do grupo SF9, mas o que muita gente não sabe é que a moda também está entre seus inúmeros talentos. Junto de seu pai, Zuho administra a Celui Huru. O nome veio de uma ocasião muito especial, o nome de seus gatos, Lui e Huru!

Celui Huru é conhecida por ser uma das marcas favoritas dos idols, Jennie (BLACKPINK), Chanyeol (EXO) e Jaehyun (NCT) já foram vistos usando a marca por aí.


Kangin (ex-SUPER JUNIOR)

O ex-membro do SUPER JUNIOR, Kangin, voltou a ativa! Porém, desta vez não com músicas, mas com a de Me β (de me beta), uma loja on-line de roupas e acessórios. A loja foca principalmente em bonés e camisetas, mas já tiveram coleções com moletons também. Os valores ficam na média de 70 dólares, tanto para os bonés quanto para as camisetas. Muitos idols já foram vistos andando com os bonés da de Me β por aí, HyunJin (Stray Kids), Heechul (SUPER JUNIOR) e Wooyoung (2PM) foram alguns deles.


Agora queremos ouvir de você! Depois desta lista, qual destas marcas você gostaria que tivesse uma franquia aqui no Brasil?

Fonte: (1), (2), (3), (4), (5), (6), (7), (8), (9), (10), (11), (12), (13), (14)
Imagens: Vogue, DH Gate e Instagram – reprodução
Não retirar sem os devidos créditos.

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  • Gabriela Oliveira

    Jornalista de 25 anos com um pé na hallyu e o outro na escuridão.

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