No sábado (06), o Tottenham Hotspur venceu o Crystal Palace por 1 a 0 em uma disputa do Campeonato Inglês. Durante a partida, ao passar perto da torcida do time rival, Son Heung Min foi alvo de gestos racistas quando um torcedor fez um gesto em referência aos olhos do jogador.
O momento foi captado pelas emissoras que transmitiam o jogo e posteriormente compartilhado em diversas páginas de futebol, como o perfil Football Fights no Twitter que postou o vídeo e escreveu:
Torcedor do [Crystal] Palace fazendo gesto racista para Son ontem.
Repugnante.
Neste domingo (07), o Tottenham Hotspur divulgou uma nota oficial em seu site informando que investigará o caso junto à polícia e com a ajuda do Crystal Palace. A nota lê-se:
Estamos cientes da acusação de abuso racial direcionada a Son Heung Min durante a partida de ontem.
Qualquer tipo de discriminação é abominável e não tem espaço na nossa sociedade, nosso jogo e em nosso clube.
Estamos trabalhando com a polícia metropolitana e o Crystal Palace para investigar e identificar o indivíduo envolvido.
Faremos tudo em nosso poder para garantir que, caso seja considerado culpado, o indivíduo receba a ação mais forte possível – como no caso no início da temporada quando Son sofreu um abuso similar em partida contra o Chelsea.
O caso mencionado na nota sequer foi o primeiro registrado. Son já sofreu ataques similares em 2021 após uma partida contra o Manchester United. Já no ano passado, Hwang Hee Chan – jogador do Wolverhampton – também foi alvo de ofensas racistas em uma partida amistosa contra o Farense em Portugal.
Fonte: (1), (2)
Imagem: Andrew Boyers (Reuters)
Não retirar sem os devidos créditos