Nesta quarta (21), a EDAM Entertainment postou em suas redes oficiais o registro de um e-mail da empresa Norden Entertainment Publishing. A agência acusa a cantora IU de ter plagiado uma faixa da dupla alemã NEKTA.
Em suas mensagens, a Norden aponta que a faixa “The Red Shoes”, lançada em 2013, seria parecida com “Here’s Us”, lançada pelo NEKTA em 2009. Além deste caso, foi reportado em maio que a polícia sul-coreana recebeu uma denúncia de plágio envolvendo a cantora. O indivíduo que fez a denúncia incluiu “The Red Shoes” entre as seis faixas que teriam sido plagiadas.
Leia mais:
EDAM Entertainment responde à acusações de plágio envolvendo IU
No último dia 11, a Norden declarou que havia tentado entrar em contato com a EDAM para falar sobre a similaridade entre as duas músicas, mas que não recebeu nenhuma resposta da empresa sul-coreana.
Na declaração divulgada hoje, a EDAM não apenas informou que respondeu aos contatos como prometeu revelar alguns dos e-mails que a Loen Entertainment recebeu e respondeu através de seus advogados ainda em 2013, época em que IU estava sendo gerenciada pelo selo.
A declaração da EDAM na íntegra lê-se:
Aqui é a agência de IU, EDAM Entertainment.
Gostaríamos de informar a todos nossa posição sobre a reportagem de hoje.As alegações da banda alemã NEKTA são claramente diferentes dos fatos básicos.
A NEKTA recentemente declarou em sua página que entraram em contato com a artista [IU] e sua agência antiga [LOEN Entertainment], bem como sua atual agência [a EDAM Entertainment] diversas vezes de 2013 até hoje com acusações de plágio que foram levantadas, mas não receberam resposta.
Porém, isso não é verdade.
Sobre isso, em 21 de junho, revelamos parte dos conteúdos do e-mail enviado para a NEKTA para a nossa então afiliada LOEN Entertainment através de uma firma legal. Em resposta à acusação do NEKTA de que “não respondemos na época”, refutamos essa fala.
O e-mail publicado através das redes sociais foi enviado ao NEKTA em 4 de dezembro de 2013 e o remetente foi o escritório de advocacia da LOEN.
Uma carta oficial enviada pelo escritório de advocacia do NEKTA na época dizia: “Há casos nos quais a permissão dos detentores dos direitos autorais não foram obtidos por um caso conhecido como um representante legal de um detentor de direitos autorais estrangeiros, então, os membros do NEKTA – Gyso Hilger e Nathalie Schaefer – e a Norden Entertainment Publishing pedem que enviem uma cópia da garantia legal“.
Esse possivelmente é uma prova que garante o conteúdo de que mês passado o produtor Jo Young Cheol, que produziu o álbum de IU, não respondeu ao e-mail e à carta oficial do NEKTA para confirmar os fatos básicos através de uma declaração.
Além da acusações postadas no site da NEKTA, nem a empresa, nem a agência da época, nem o compositor, etc. deram entrevistas ou divulgaram declarações ou posições oficiais com o efeito de que as discussões sobre isso foram concluídas. Além do mais, já que os artistas são cantores e não detentores dos direitos autorais, acreditamos que uma posição cautelosa deve ser mantida ao expressar opiniões relacionadas a direitos autorais.
Enquanto isso, confirmamos que a NEKTA nos enviou outro e-mail recentemente.
Como esta é uma questão séria, confirmamos que enviamos uma resposta para este e-mail no dia 20 de junho após discussões sobre um processo legal.
Confira a seguir as faixas envolvidas na acusação:
Fonte: (1), (2), (3)
Imagem: EDAM Entertainment
Não retirar sem os devidos créditos.