Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Justiça

IU enfrenta outra acusação de plágio feita por dupla alemã

Nesta quarta (21), a EDAM Entertainment postou em suas redes oficiais o registro de um e-mail da empresa Norden Entertainment Publishing. A agência acusa a cantora IU de ter plagiado uma faixa da dupla alemã NEKTA.

Em suas mensagens, a Norden aponta que a faixa “The Red Shoes”, lançada em 2013, seria parecida com “Here’s Us”, lançada pelo NEKTA em 2009. Além deste caso, foi reportado em maio que a polícia sul-coreana recebeu uma denúncia de plágio envolvendo a cantora. O indivíduo que fez a denúncia incluiu “The Red Shoes” entre as seis faixas que teriam sido plagiadas.

Leia mais:
EDAM Entertainment responde à acusações de plágio envolvendo IU

No último dia 11, a Norden declarou que havia tentado entrar em contato com a EDAM para falar sobre a similaridade entre as duas músicas, mas que não recebeu nenhuma resposta da empresa sul-coreana.

Na declaração divulgada hoje, a EDAM não apenas informou que respondeu aos contatos como prometeu revelar alguns dos e-mails que a Loen Entertainment recebeu e respondeu através de seus advogados ainda em 2013, época em que IU estava sendo gerenciada pelo selo.

A declaração da EDAM na íntegra lê-se:

Aqui é a agência de IU, EDAM Entertainment.
Gostaríamos de informar a todos nossa posição sobre a reportagem de hoje.

As alegações da banda alemã NEKTA são claramente diferentes dos fatos básicos.

A NEKTA recentemente declarou em sua página que entraram em contato com a artista [IU] e sua agência antiga [LOEN Entertainment], bem como sua atual agência [a EDAM Entertainment] diversas vezes de 2013 até hoje com acusações de plágio que foram levantadas, mas não receberam resposta.

Porém, isso não é verdade.

Sobre isso, em 21 de junho, revelamos parte dos conteúdos do e-mail enviado para a NEKTA para a nossa então afiliada LOEN Entertainment através de uma firma legal. Em resposta à acusação do NEKTA de que “não respondemos na época”, refutamos essa fala.

O e-mail publicado através das redes sociais foi enviado ao NEKTA em 4 de dezembro de 2013 e o remetente foi o escritório de advocacia da LOEN.

Uma carta oficial enviada pelo escritório de advocacia do NEKTA na época dizia: “Há casos nos quais a permissão dos detentores dos direitos autorais não foram obtidos por um caso conhecido como um representante legal de um detentor de direitos autorais estrangeiros, então, os membros do NEKTA – Gyso Hilger e Nathalie Schaefer – e a Norden Entertainment Publishing pedem que enviem uma cópia da garantia legal“.

Esse possivelmente é uma prova que garante o conteúdo de que mês passado o produtor Jo Young Cheol, que produziu o álbum de IU, não respondeu ao e-mail e à carta oficial do NEKTA para confirmar os fatos básicos através de uma declaração.

Além da acusações postadas no site da NEKTA, nem a empresa, nem a agência da época, nem o compositor, etc. deram entrevistas ou divulgaram declarações ou posições oficiais com o efeito de que as discussões sobre isso foram concluídas. Além do mais, já que os artistas são cantores e não detentores dos direitos autorais, acreditamos que uma posição cautelosa deve ser mantida ao expressar opiniões relacionadas a direitos autorais.

Enquanto isso, confirmamos que a NEKTA nos enviou outro e-mail recentemente.

Como esta é uma questão séria, confirmamos que enviamos uma resposta para este e-mail no dia 20 de junho após discussões sobre um processo legal.

Confira a seguir as faixas envolvidas na acusação:

Fonte: (1), (2), (3)
Imagem: EDAM Entertainment
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • Greyce Oliveira

    Cearense de Fortaleza, é metade uma humana normal professora de Inglês e metade ELF(a) precisando (talvez) de tratamento para parar de falar no Super Junior toda hora.

    7 K-dramas Enemies to Lovers Thai Dramas com First e Khaotung Melhores lugares para se viver na Coreia do Sul Novos K-dramas originais da NETFLIX para 2023 K-Dramas de 2022 que você talvez tenha perdido