Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

In Asia TV/Streaming

[LISTA] Cinco GLs tailandeses para assistir em 2023


Os dramas tailandeses têm feito cada vez mais sucesso nas telinhas pelo mundo e se expandido para outros mercados. Os “lakorns”, como também são chamados, muitas vezes contam histórias de romance e drama e são particularmente conhecidos pelos seriados de BLs (boys love). Mas o lado feminino dos GLs (girls love) não era muito explorado… Até este ano.

Em 2023, não tivemos apenas o primeiro GL da Tailândia como ainda veremos mais ao longo do ano e alguns outros em produção para o próximo ano. Confira a seguir a lista de GLs tailandeses de 2023 que estão surgindo e você precisa assistir, desde os que já chegaram conquistando o público até as promessas que ainda vão estrear neste ano.



GAP – The Series

Se você é fã de dramas asiáticos e/ou histórias de GLs, então muito provavelmente já ouviu falar desta série. GAP – The Series é um GL baseado em uma webnovel popular tailandesa chamada GAP Pink Theory (ou GAP Yuri) e é considerado o primeiro larkorn de GL completo do país. A série explodiu e em apenas 4 meses já acumulava 400 milhões de visualizações no canal oficial. Em maio ainda venceu a premiação do entretenimento tailandês KAZZ AWARDS de 2023 na categoria de melhor série.

A história acompanha Mon (BeckyRebecca Patricia Armstrong) que sempre foi fã de Sam (Freen Sarocha Chankimha), uma mulher descendente da realeza e com aparência perfeita que a ajudou anos antes. Quando se formou, Mon foi trabalhar na empresa de Sam, mas ela logo descobriu que sua modelo de vida era conhecida entre os colegas por ser fria e distante. Mas conforme passaram a se conhecer melhor, a distância de 8 anos, de status social e de posição profissional só diminuía enquanto o amor entre as duas florescia.

E não pense que o sucesso de GAP – The Series foi imediato só por ser GL. O lakorn estava em produção desde 2021 quando o elenco foi escolhido, passou por problemas de críticas no episódio piloto de maio de 2022 e precisaram rever o roteiro e regravar os episódios até enfim lançarem a versão oficial e aperfeiçoada para o público entre o final de 2022 e o começo de 2023.

Assista a série completa aqui (com opção de legendas em português).


Show Me Love

Ainda no começo do ano tivemos mais um GL tailandês indo ao ar. Show Me Love foi ao ar entre 28 de fevereiro e 28 de abril de 2023, com 9 episódios do romance entre Meena (Engfa Waraha) e Cherine (Charlotte Austin) e o drama dos concursos de beleza. A série foi produzida pela GrandTV, conhecida justamente pelos concursos de miss.

Show Me Love é sobre Meena, uma jovem que cresceu em uma cidade pequena e que resolveu se mudar para a capital Bangkok e morar com a tia para seguir seus sonhos de ser cantora. Lá, por uma situação do acaso, ela encontra Cherine, que a convida para entrar na sua agencia e competir no concurso da Miss Grand. No começo Meena rejeita, mas a oferta de uma quantia generosa de dinheiro a faz mudar de ideia e a sua jornada pela coroa ao lado de Cherine faz surgir sentimentos entre as duas.

Assista a série completa aqui (com opção de legendas em português).


23.5

Quem gosta de romances escolares pode ser animar que também tem história para você. O GL 23.5 conta a história de Ongsa (Milk Pansa Vosbein) e Sun (Love Pattranite Limpatiyakorn), estudantes bem diferentes: Ongsa é tímida e muito romântica, enquanto Sun é a aluna mais popular da escola e está sempre radiante. Mesmo assim, as duas conversam todos os dias por um aplicativo de mensagens anônimos e tem crush uma na outra. Só tem um problema: Sun acredita que a pessoa do outro lado da tela, que usa o pseudônimo de Earth propositalmente por causa de Sun, é um garoto. O nome da história faz uma referência ao ângulo de 23.5º da Terra.

Ou seja, 23.5 é um lakorn cheio de potencial de ter tudo o que um romance adolescente pede através dos papéis das duas garotas. Como se a história, baseada em uma novel, não bastasse, este vai ser o primeiro GL da GMMTV, famosa por criar romances de sucesso de todos os tipos, incluindo BLs. O drama ainda não foi lançado, mas as filmagens começaram oficialmente em junho e a expectativa é que tenhamos o lançamento do programa no segundo semestre de 2023.

Leia também:
Confira as produções da GMMTV para 2023 incluindo BLs e um GL



Be Mine The Series

Quer não uma, nem duas, mas quatro romances de GL de uma vez? A série Be Mine é uma adaptação de quatro novels de Khun Phuying, Be My Baby, More & More, Be My Sugar e Be My Boo, e seria exibida em duas partes, uma série completa contando as duas primeiras histórias e em seguida outra para as outras duas. Por causa do orçamento limitado, no entanto, eles precisaram condensar e as quatro histórias serão exibidas em uma temporada de 16 episódios ao todo, com 4 para cada casal.

Mesmo com a mudança, espectadores animados com as histórias ainda poderão aproveitar cada um dos casais quando a série for ao ar mais adiante no ano. Em maio, um prólogo foi lançado no canal da IS ENT dando uma palhinha das histórias com um romance de universitárias que dividem o quarto, um relacionamento entre chefe e funcionária, um namoro de contrato financeiro e um re-encontro de duas ex-namoradas. Apesar de serem livros à parte, as histórias se entrelaçam através das personagens, já que a protagonista de um romance pode ser uma irmã ou amiga do romance de outra.


Love Senior The Series

Amor à primeira vista, triângulo amoroso, relacionamento proibido, situações que enganam, drama e acidentes. A história de Love Senior The Series promete reunir vários clichês de uma vez e tornar um belíssimo romance GL em torno de um elenco quase completamente feminino, composto majoritariamente pelas 12 integrantes do girlgroup idol tailandês COSMOS, da mesma empresa responsável pelo drama, Star Hunter Entertainment.

A história, baseada em uma novel, é sobre o amor entre a novata Manaow e sua veterana P’Gyoza que se atraíram ao primeiro olhar, mas cujas condições da hierarquia, regras da empresa e influência de uma colega colocam em risco o relacionamento delas sequer começar. O teaser do episódio piloto foi lançado em abril e o drama está na lista de projetos da empresa para 2023, então podemos esperar a série completa ainda neste ano.

Por Paula Bastos Araripe
Fonte: (1), (2), (3), (4), (5), (6), (7), (8), (9), (10)
Imagens: IDOLFACTORY, GrandTV e GMMTV IS ENT
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • Paula Bastos Araripe

    Jornalista carioca que tem o k-pop como trilha sonora da vida. Multistan incorrigível, defensora de grupos (injustamente) desconhecidos e nostálgica da segunda geração do k-pop. Highlight (Beast) tem certificado vitalício como meu grupo ultimate.

    7 K-dramas Enemies to Lovers Thai Dramas com First e Khaotung Melhores lugares para se viver na Coreia do Sul Novos K-dramas originais da NETFLIX para 2023 K-Dramas de 2022 que você talvez tenha perdido