Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Sociedade

Sul-coreanos debatem sobre nomeação de idols como embaixadores de marcas de luxo

A inegável influência de famosos sob o consumo de diferentes bens e produtos existe em todo o mundo, mas o crescente aumento da fama do k-pop pelo mundo fez com que diversas marcas decidissem escalar estrelas sul-coreanas em seus comerciais.

Esta manobra gerou até algo chamado “efeito BTS“, no qual marcas associadas ao septeto tornaram-se sucesso de venda e tiveram até mesmo peças esgotadas. Porém, propagandas com o BTS e o BLACKPINK foram apenas a primeira etapa de um domínio que agora chegou aos idols menores de idade.

Um porta-voz da indústria de artigos de luxo contou ao Maeil Business: “Quando ouvi pela primeira vez de que uma marca de luxo havia contratado uma estrela de k-pop adolescente como modelo, houve preocupação de que esta seria uma boa escolha. A vantagem de conseguir divulgar publicamente a marca parece ótima“.

O caso mais notável é sem dúvida o do NewJeans, que, apesar do pouco tempo de carreira, já teve todas as suas integrantes nomeadas como embaixadoras de marcas de luxo. Tal fato só escancarou uma tendência que antes, talvez, fosse mais sutil: as marcas de luxo estão cada vez mais visando o público adolescente.

Segundo projeções da empresa de pesquisas Bain & Company, as cinco garotas administradas pela ADOR e outras jovens que serão contratadas futuramente são parte de uma parcela que representará 80% do mercado do luxo até 2030. Esta esmagadora maioria será formada por membros da chamada “Geração MZ”, que reúne os millenials (aqueles nascidos entre 1980 e 1996) e a geração Z (os nascidos entre 1997 e 2015).

Os membros da geração Z costumam adquirir seu primeiro item de luxo aos 15 anos, o que é 3 ou 5 anos antes dos millenials. Se a idade dos consumidores está diminuindo, nada mais apropriado que os modelos das marcas – cujo estilo são copiados – sigam a mesma tendência.

Este fato, porém, está causando preocupação nos mais velhos, especialmente nos pais que podem ser obrigados a bancar tais extravagâncias. Um artigo compartilhado no fórum The Qoo trouxe o depoimento da senhora Park Ji Young, mãe de uma adolescente:

Minha filha disse que queria tênis da Miu Miu e eu disse que tudo bem. Mas depois descobri que eles custam 1.18 milhões de wones (mais de R$ 4 mil).

Pensei que eles custariam algumas centenas de dólares, mas fiquei sem palavras. Era uma marca da qual eu nunca tinha ouvido falar, então perguntei como ela conheceu. Ela disse que a integrante de um grupo feminino estava fazendo propaganda.

A descrição da Sra. Park não revela nomes, mas a lista de suspeitas de estrelas que já representaram a Miu Miu inclui YoonA (Girls’ Generation) e Wonyoung (IVE) fora as incontáveis famosas que já foram vistas usando a marca cujos itens podem facilmente ultrapassar os 10 mil reais.

A postagem no The Qoo teve comentários apoiando que idols menores de idade não deveriam ser contratados para tal tipo de divulgação. Por outro lado, alguns tiraram sarro da situação, com comentários como:

  • Estou culpando o idol por isso hahahaha
  • Vocês estão culpando os idols por essa questão no capitalismo? Então, antes disso, deveríamos culpar as marcas que divulgam usando os idols

Vale ressaltar que não há nada de errado em usar idols para promover uma marca, algo que acontece com famosos em diversas partes do mundo. Porém, é válido lembrar que estas campanhas também podem ter o efeito de influenciar jovens a comprar bens que, por vezes, estão acima do poder aquisitivo de suas famílias. O debate sobre o nível de influência que os famosos, especialmente os idols de k-pop, podem ter sobre seus fãs é válido neste ponto de vista.

Uma situação parecida foi noticiada em maio quando pais sul-coreanos expressaram preocupação sobre os vídeos em que idols aparecem bebendo. Apesar do maior foco das críticas ser na falta de controle do YouTube sobre a exibição de tais conteúdos, meses antes, em março, médicos alertaram sobre como propagandas de bebidas alcóolicas com idols podem influenciar o consumo de álcool por menores de idade.

Leia também:
Vídeos com idols bebendo causam preocupação em pais sul-coreanos
Médicos sul-coreanos lançam alerta sobre propagandas de bebidas alcoólicas com idols

Fonte: (1), (2), (3)
Imagens: Dominique Charriau (via Getty Images para Miu Miu) e DIOR
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

Greyce Oliveira

Cearense de Fortaleza, é metade uma humana normal professora de Inglês e metade ELF(a) precisando (talvez) de tratamento para parar de falar no Super Junior toda hora.

7 K-dramas Enemies to Lovers Thai Dramas com First e Khaotung Melhores lugares para se viver na Coreia do Sul Novos K-dramas originais da NETFLIX para 2023 K-Dramas de 2022 que você talvez tenha perdido