Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Justiça

Acusações de plágio contra IU não constituem um crime e são rejeitadas

Nesta segunda (04), a EDAM Entertainment divulgou uma nota anunciando que as acusações de plágio feitas contra IU foram rejeitadas e não constituem crime.

O fato refere-se à denúncia feita no dia 10 de maio por um indivíduo que foi até uma delegacia e abriu uma denúncia formal contra a artista. Ele apontou 5 faixas mais um trecho de uma sexta canção como plagiadas.

Leia mais:
EDAM Entertainment responde à acusações de plágio envolvendo IU

A declaração da agência na íntegra lê-se:

Aqui é a EDAM Entertainment.

Uma acusação criminal foi feita contra a nossa artista IU (referida a partir daqui apenas como “a Artista”) na Delegacia de Polícia de Gangnam por supostamente infrigir os direitos autorais de seis trabalhos musiciais.
Porém, uma decisão de encerrar o caso foi tomada no dia 24 de agosto.
Com isso, compartilhamos o progresso da acusação criminal preenchida e nossa futura resposta que recebemos do Escritório de Advocacia Shinwon, que selecionamos como nosso representante legal.

Primeiramente, soubemos inicialmente pela mídia em 10 de maio de 2023 que a Artista foi denunciada na Delegacia de Gangnam, em Seul, por supostamente violar a Lei de Direitos Autorais.

Através de nosso representante legal, pedimos imediatamente a revelação da denúncia e obtemos uma cópia do documento.
O Shinwon submeteu quatro breves resumos no total, afirmando fortemente que a acusação criminal nesse caso não tem base legal e deveria ser encerrada.
No fim, a agência investigativa decidiu “dispensar” a acusação criminal contra a Artista no dia 24 de agosto, argumentando de que não constitui um crime, e recebemos a notificação dos resultados da investigação no dia 30 de agosto.

Para que uma violação de direitos autorais seja reconhecida perante a lei, um autor deve criar um trabalho que seja substancialmente similar ao trabalho já existente de outro ator sem permissão.

Em outras palavras, o estabelecimento de violação de direitos autorais pressupõe a participação da artista na composição das seis faixas, conforme alegado pelo acusador.

Porém, a artista nunca participou da composição das cinco faixas que foram sujeitas à investigação criminal e da parte de uma outra canção apontada pelo acusador da qual a artista teria participado não foi a da qual ela participou de fato.
Em outras palavras, acreditamos que, como a Artista não é a compositora, ela não pode ser parte de uma disputa de direitos autorais.
Porém, o acusador ou não entende apropriadamente a Lei de Direitos Autorais ou, apesar de talvez estar ciente disso, fez a denúncia apenas para importunar maliciosamente a Artista.

Atualmente, pedimos uma investigação sobre vídeos e textos difamando o acusador e a Artista após submeter informações para a agência investigativa sobre relação entre os réus do caso.
Além disso, continuaremos incansavelmente perseguindo atos que causem danos ao caráter e reputação da Artista até o fim para prevenir sua recorrência. Tomaremos medidas civis e criminais sob o “princípio da tolerância zero”.

Aceitamos denúncias pelo e-mail [[email protected]]. Enquanto avaliamos todos os relatos que nos foram enviados, pedimos aos fãs que sintam-se a vontade para nos contactar. Por último mas não menos importante, a EDAM Entertainment fará seu melhor para proteger a Artista mobilizando todos os recursos disponíveis.

Obrigado

Fonte: (1)
Imagem: EDAM Entertainment
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • Greyce Oliveira

    Cearense de Fortaleza, é metade uma humana normal professora de Inglês e metade ELF(a) precisando (talvez) de tratamento para parar de falar no Super Junior toda hora.

    7 K-dramas Enemies to Lovers Thai Dramas com First e Khaotung Melhores lugares para se viver na Coreia do Sul Novos K-dramas originais da NETFLIX para 2023 K-Dramas de 2022 que você talvez tenha perdido