Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Música

[LISTA] Músicas de K-pop inspiradas em livros – Parte 2

Há três anos, fizemos uma lista de músicas de K-pop que eram inspiradas em livros, algumas delas até mesmo em clássicos da literatura mundial. Como muito tempo se passou e novos sucessos surgiram desde então, estamos aqui hoje para atualizar esta lista e também incluir alguns sucessos que ficaram de fora da versão anterior.

Caso o sucesso que você esperava não esteja aqui, confira a parte 1 a seguir.

Leia também:
[LISTA] 12 músicas de K-pop inspiradas em livros

Confira a seguir mais faixas para ouvir e ler.



SEVENTEEN – “DON QUIXOTE”

Começando a lista de uma forma complicada. Motivo: tanto o SEVENTEEN quanto o clássico de Miguel de Cervantes dispensam apresentações. Então vamos falar apenas da música. “DON QUIXOTE” foi lançada em 2022 como parte do álbum Face the Sun e reapareceu na versão repackage SECTOR 17. A faixa em nenhum momento foi feita para ser single, mas foi uma das escolhidas para a apresentação do grupo na cerimônia do Golden Disc Awards. Com isso, ela ganhou um vídeo mostrando a coreografia e conseguiu conquistar ainda mais fãs.

Além da referência óbvia ao personagem no título, a letra da música também menciona os conflitos de Dom Quixote de la Mancha com os gigantes imaginários enquanto a coreografia inclui movimentos de espada. Um dever de casa completo.

Bônus: confira a apresentação no Golden Disc Awards com “HOT”, “CHEERS”, “_WORLD” e “DON QUIXOTE”, porque não iríamos ficar em paz se deixássemos vocês sem este momento.


LE SSERAFIM – “Eve, Psyche & The Bluebeard’s wife”

Falando em música que não era para ser single, o que dizer desta que muitos acham que deveria ser a faixa de promoção no lugar de “ANTIFRAGILE” e “UNFORGIVEN”? “Eve, Psyche & The Bluebeard’s wife” virou tão queridinha dos fãs que não apenas ganhou um MV próprio como já tem outras três versões: uma em inglês, outra com UPSAHL e a mais recente com Rina Sawayama.

Para falar sobre a faixa precisamos dividir cada uma das mulheres citadas nela. Primeiramente, Eve é o nome inglês para Eva, a mulher de Adão. Psyche (ou Psique em português) é a deusa da alma da mitologia grega e mulher de Eros (o Cupido). Por último, o Bluebeard refere-se a Barba Azul, personagem de fábula que matava suas esposas.

Em comum, as três personagens têm um desejo por algo proibido. O de Eva é o mais fácil: a maçã, o fruto proibido. No caso de Psique, ela precisou abrir mão de sua humanidade para viver seu amor por Eros, com quem acabou se casando após viver um amor impossível.

Por último, a esposa do Barba Azul provavelmente refere-se à última jovem que, curiosa, acabou pegando a chave que abria um quarto secreto onde encontrou os corpos das falecidas jovens que casaram com seu então marido. Todos esses fatores estão representados na faixa no trecho “I wish for what’s forbidden” (eu desejo o que é proibido).


WonderBoyz – “Tarzan”

Provavelmente este exemplo já está bem óbvio. Em 2013, o grupo WonderBoyz lançou a faixa “Tarzan” com referências ao personagem de Edgar Rice Burroughs que foi criado por macacos e que descobriu sua verdadeira natureza após se apaixonar por Jane.

O MV da faixa também traz referências a outras obras, como James Bond, e tem a participação de Hyeri (Girl’s Day) como a mocinha da história.


gugudan – “Chococo”

E por falar em obviedade: o MV de “Chococo” mostra o gugudan dançando em uma fábrica de chocolates. Precisa de mais dicas?

Apesar de muitos lembrarem dos filmes, a história original d’A Fantástica Fábrica de Chocolates veio de um livro escrito por Roald Dahl em 1964. Porém, as referências do MV não param por aí, também é possível encontrar várias referências visuais a marcas famosas de chocolates.

Vale a pena assistir para tentar identificar todas? Com certeza. Só não recomendamos fazer isso após o almoço.


GOT7 – “Not By The Moon”

O voto de amor eterno de Romeu e Julieta inspirou o GOT7 na composição de “Not By The Moon”. O clássico de Shakespeare está representado pelo próprio título da música, um trecho da fala de Julieta que pede ao amado que não jure pela lua porque a mesma está sempre mudando.

Para tirar o aspecto trágico do fim dos amantes, o grupo mudou o verbo “die” (morrer) para “dye” (tingir), comparando o amor como algo que dá cor à vida. DYE também é o nome do mini álbum do qual a faixa faz parte.


ONEUS – “TO BE OR NOT TO BE”

O ONEUS retratou os conflitos sangrentos de Hamlet no MV da faixa cujo título traz uma das frases mais emblemáticas de Shakespeare e da literatura inglesa em geral: “Ser ou não ser”.

A faixa foi a principal do álbum Lived, lançado pelo grupo em 2020.


ONEWE – “Regulus”

Diferentemente do grupo irmão que abusou do visual em sua música, a banda ONEWE foi mais sutil nas representações contidas em “Regulus”.

O nome da música vem do latim que significa “pequeno rei” ou “príncipe” e refere-se a uma das estrelas mais brilhantes do céu. A letra também nos ajuda a decifrar qual obra famosa a faixa faz referência: nada menos que O Pequeno Príncipe.

A faixa está no álbum ONE, lançado pela banda em 2020.


Irene & Seulgi – “Monster”

Drácula pode até ser o vampiro mais famoso da literatura, mas engana-se quem acha que ele foi o pioneiro do gênero do terror. Muitos anos antes de Bram Stoker lançar seu clássico, Sheridan Le Fanu escreveu Carmilla.

Dois traços marcantes da personalidade da protagonista estão presentes neste sucesso de Irene & Seulgi: o mistério e a sedução. Além disso, o MV traz elementos góticos em sua estética.


IU – “The Red Shoes”

Já presente na primeira versão desta lista, IU figura mais uma vez com outra música inspirada em livros. Agora vamos falar de “The Red Shoes”, cuja inspiração foi um conto de Hans Christian Anderson.

A história narra a trajetória de Karen, uma menina pobre que fica obcecada por um par de sapatos vermelhos e os usa em todas as ocasiões, mesmo quando eles são inapropriados para o contexto. Um dia, os sapatos começam a se mover sozinhos e obrigam Karen a dançar contra a sua vontade.

O MV da faixa traz alguns fatores da fábula, deixando de lado alguns aspectos trágicos da história. Além da própria IU, a história também traz o ator Jang Ki Yong, o cantor You Hee Yeol, entre outros. 


EXO – “Peter Pan”

Voltando mais uma vez ao óbvio, logo no início da carreira o EXO lançou “Peter Pan”, uma faixa sobre um homem que relembra um antigo amor através das páginas de um diário e deseja voltar para os velhos tempos.

A música foi lançada em coreano pela unit EXO-K e em chinês pelo EXO-M.

Gostou da lista? Qual sucesso você lembrou e ficou de fora da lista? Conte para a gente nos comentários.

Fonte: (1), (2), (3), (4), (5), (6), (7)
Imagem: Source Music
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • Greyce Oliveira

    Cearense de Fortaleza, é metade uma humana normal professora de Inglês e metade ELF(a) precisando (talvez) de tratamento para parar de falar no Super Junior toda hora.

    7 K-dramas Enemies to Lovers Thai Dramas com First e Khaotung Melhores lugares para se viver na Coreia do Sul Novos K-dramas originais da NETFLIX para 2023 K-Dramas de 2022 que você talvez tenha perdido