Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Política

Lee Jae Myung, líder da oposição na Coreia do Sul, passa por cirurgia após ataque em Busan

Nesta terça (02), Lee Jae Myung foi vítima de uma tentativa de assassinato durante uma visita à cidade de Busan. O ataque ocorreu por volta das 10:27 do horário local logo após o político conversar com repórteres presentes no local.

O ataque causou um ferimento de cerca de 1 centímetro no pescoço do político, próximo a veia jugular. Apesar de não ser considerado fatal, o corte poderia causar hemorragia devido ao grande fluxo sanguíneo que passa pela região.

Lee foi levado consciente para o hospital da Universidade Nacional de Pusan onde passou por um tratamento de emergência antes de ser levado de helicóptero para o hospital da Universidade Nacional de Seul para ser submetido a uma cirurgia. O procedimento já foi finalizado e, segundo uma declaração do Partido Democrático, demorou mais que o esperado. Uma fonte que trabalha no hospital para onde o político foi levado revelou anonimamente à mídia que Lee poderia ter morrido ainda no local caso a faca tivesse atingido a artéria carótida. Lee está sendo monitorado pela equipe médica do hospital e ainda não há maiores informações sobre seu estado de saúde.

A polícia sul-coreana prendeu o suspeito do ataque, identificado como um homem de 66 de sobrenome Kim, no local e planeja indicia-lo por tentativa de assassinato. Segundo informações preliminares, a faca de 18 centímetros usada no ataque foi comprada pela internet.

Kim usava uma coroa de papel de apoiador de Lee quando se aproximou do político através da multidão fingindo que iria pedir um autógrafo antes de desferir a facada. Segundo a Delegacia Metropolitana de Busan, ele confessou a intenção de matar o político. A polícia agora investiga se Kim é membro de algum partido político.

O crime gerou uma repercussão mundial e o Presidente Yoon Suk Yeol ordenou que as autoridades investiguem o caso e forneçam todo o apoio médico necessário a Lee. A Promotoria e a polícia anunciaram que planejam montar uma equipe especial para trabalhar nas investigações.

Lee Jae Myung tem 59 anos e foi candidato à presidência da Coreia do Sul nas eleições de 2022, concorrendo pelo mesmo partido do ex-presidente Moon Jae In. A disputa acirrada terminou com o Presidente Yoon sendo eleito com apenas cerca de 1% de votos a mais que o concorrente.

O ataque de hoje ocorre apenas 99 dias antes das próximas eleições nacionais, que elegerão os membros da Assembleia. Atualmente, o Partido Democrático ao qual Lee pertence representa a maioria da Assembleia e atua como oposição do Presidente Yoon. Caso o Partido do Poder Popular consiga conquistar a maioria dos cargos, o presidente poderá passar leis com mais facilidade.

Desejamos uma rápida recuperação a Lee Jae Myung.

Fonte: (1), (2), (3)
Imagem: Yonhap
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • Greyce Oliveira

    Cearense de Fortaleza, é metade uma humana normal professora de Inglês e metade ELF(a) precisando (talvez) de tratamento para parar de falar no Super Junior toda hora.

    7 K-dramas Enemies to Lovers Thai Dramas com First e Khaotung Melhores lugares para se viver na Coreia do Sul Novos K-dramas originais da NETFLIX para 2023 K-Dramas de 2022 que você talvez tenha perdido