Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Música

[LISTA] Relembre todos os artistas que conquistaram sua 1st win em 2023

Um dos momentos mais marcantes na carreira dos artistas sul-coreanos é sem dúvida a conquista da primeira vitória em programas musicais. Tal feito, que demonstra o reconhecimento do esforço e talento, pode demorar dias ou até mesmo anos.

Nesta retrospectiva, vamos relembrar todos os astros que conseguiram conquistar sua merecida 1st win durante o ano de 2023. Confira quais são eles.



BSS (SEVENTEEN)

Nossa lista começa no dia 15 de fevereiro. No episódio do Show Champion daquela quarta, o BSS recebeu seu primeiro prêmio pela música “Fighting”. O trio é uma unit do SEVENTEEN formada em 2018 e composta por DK, Hoshi e Seungkwan. O single premiado também conta com a participação da rapper Lee Young Ji.


j-hope (BTS)

No dia 9 de março, j-hope conquistou sua primeira vitória como solista com “on the street”. O single digital é uma colaboração com o rapper J. Cole e foi lançado pouco antes do membro do BTS se alistar para cumprir seu serviço militar obrigatório.


Onew (SHINee)

No dia 18 de março, o Music Core coroou “O (Circle)” como a grande vencedora da noite. O feito deu a Onew sua primeira vitória como solista. A faixa premiada faz parte do álbum Circle, lançado no início daquele mês.


Jimin (BTS)

Imagine ganhar uma vitória antes mesmo do seu debut oficial. Confuso? Calma que a gente explica. No dia 23 de março, Jimin conquistou sua primeira vitória solo com “Set Me Free Pt. 2”. A faixa foi escolhida como single pré-lançamento do mini álbum FACE, que foi lançado dia 24 de março e marcou oficialmente o debut solo do membro do BTS. Ou seja: Jimin conquistou a vitória um dia antes do seu debut oficial, já que a HYBE só considera como debut a data do lançamento de algum álbum em formato físico. “Like Crazy”, que acabou sendo a faixa principal das promoções do mini álbum, também ganhou prêmios, mas todos após o lançamento oficial de FACE.


NMIXX

No dia 29 de março foi a vez do NMIXX conquistar sua first win com o single “Love Me Like This”. O sexteto demorou pouco mais de um ano para alcançar o feito e ficou bastante emocionado ao receber o troféu no palco do Show Champion.


Billlie

Falando em emoção, melhor deixar a caixinha de lenços aí do lado porque vamos precisar novamente. No dia 4 de abril, o Billlie conquistou sua aguardada first win no The Show. O grupo já havia conquistado diversos fãs com “GingaMingaYo (the strange world)”, mas foi apenas “EUNOIA” que deu ao septeto o merecido prêmio e um lugar de maior destaque na música sul-coreana.

Leia também:
[ENTREVISTA] Billlie fala sobre novo álbum e revela gostar de música brasileira


Jisoo (BLACKPINK)

Começando novamente um novo combo de vitória de solistas, chegamos ao dia 5 de abril. Pouco antes disso, no final de março, Jisoo finalmente lançou seu debut solo e juntou-se às colegas de BLACKPINK que já haviam feito isso nos anos anteriores. E claro que “Flower” não passou batido e conquistou diversos prêmios em programas musicais, sendo o primeiro deles no Show Champion.

Leia também:
JISOO (BLACKPINK) expressa seus próprios anseios com álbum de estreia “ME”


Lee Gi Kwang (HIGHLIGHT)

Seguindo a sequência, no dia 25 de abril foi a vez de Lee Gi Kwang conseguir sua vitória como solista. O artista debutou em 2009 no B2AST, que posteriormente foi renomeado HIGHLIGHT, e lançou seu primeiro solo em 2017. O álbum Predator foi o retorno solo do artista após 4 anos de seu último lançamento. E foi justo o single homônimo que deu a Lee seu merecido troféu.


Han Seung Woo (VICTON)

O último solista da sequência — mas não da lista — é Han Seung Woo. O cantor debutou como membro do VICTON e em 2020 iniciou sua carreira solo. A vitória veio no dia 4 de julho no palco do The Show com o single “Dive Into”, parte do mini álbum FRAME, e representou um retorno e tanto de Han após sua dispensa do serviço militar.



ZEROBASEONE

Oito dias. Foi o tempo que separou a data de debut do ZEROBASE da sua primeira vitória em programas musicais. O sucesso avassalador “In Bloom” foi parte do mini álbum YOUTH IN THE SHADE e escolhida como primeiro single do grupo formado no reality Boys Planet. O prêmio foi conquistado no The Show que foi ao ar dia 18 de julho.


Jung Kook (BTS)

Mais uma vez temos um membro do BTS conquistando first win e desafiando a linha temporal. Jung Kook recebeu o troféu do M Countdown no dia 20 de julho. A faixa premiada foi “Seven (feat. Latto)”, que foi lançada com single de pré-lançamento do álbum Golden. E quando o álbum foi lançado em formato físico? Apenas em novembro. O cantor não compareceu neste dia para receber o troféu, mas esteve presente em outras das 12 vitórias que acumulou com a faixa.


KWON EUNBI

Ainda sobrou lencinhos do começo da lista? Pode pegar de novo. No dia 8 de agosto, KWON EUNBI se emocionou e comoveu o público ao receber o prêmio do The Show. A cantora iniciou sua carreira como integrante do IZ*ONE e debutou como solista em 2021 após o fim do grupo temporário. A faixa premiada foi “The Flash”, uma das três que formam o single homônimo lançado no início de agosto.

Leia também:
[ENTREVISTA] KWON EUNBI fala sobre seu comeback com “Color” e nova fase de sua carreira como solista


V (BTS)

Fechando o combo de vitórias de membros do BTS, no dia 24 de agosto foi a vez de V conquistar um troféu para chamar de seu. A vitória foi com “Love Me Again”, que fez parte do mini álbum do debut solo do artista e também foi escolhida como single de pré-lançamento.


H1-KEY

Chamando todos os M1-KEYs para comemorar esse. O episódio do The Show que foi ao ar dia 5 de setembro escolheu a faixa “SEOUL (Such a Beautiful City)” do H1-KEY como o grande vencedor da noite. O quarteto demorou pouco mais de um ano e meio desde o seu debut para conquistar a first win e demorou a acreditar que tivessem ganhado o prêmio da noite. Mas logo a ficha caiu e elas celebraram bastante com os fãs.


BOYNEXTDOOR

O BOYNEXTDOOR é o primeiro grupo produzido pela KOZ Entertainment que fez sua estreia oficial no final de maio. No dia 12 de setembro, o sexteto conquistou sua first win no The Show com o single “But Sometimes”, parte do mini álbum WHY.. que marcou o primeiro comeback do grupo.


Jaechan (DKZ)

No dia 19 de setembro, Jaechan conquistou sua first win como solista com a faixa “Hello”, single principal do mini álbum JCFACTORY. Agora sente-se que a saga de como ele chegou até esta vitória no palco do The Show é digna de filme. O artista debutou como membro do DONGKIZ em 2019 e no mesmo ano também começou a promover como ator. Em 2022, Jaechan foi escalado para o BL Semantic Error e o sucesso do K-drama foi tamanho que fez com que o DONGKIZ voltasse às paradas musicais. Aproveitando a maré de sorte, o grupo passou por uma reformulação mudando o nome para DKZ e também sua formação. A nova fase deu tão certo que o grupo conseguiu ganhar sua first win poucos meses depois, e mais de 1200 dias após seu debut. Em setembro deste ano, foi a vez de Jaechan ganhar seu primeiro solo e também receber um troféu.

Leia também:
[LISTA] Quais artistas de K-pop mais demoraram para ganhar a 1st win


NiziU

Finalizando a lista e pegando o último lencinho temos a vitória do NiziU. O grupo japonês administrado pela JYP Entertainment e pela Sony Music foi formado através do reality Nizi Project e debutou em 2020. Em outubro de 2023, o grupo cruzou o oceano e fez o seu debut na Coreia do Sul com o lançamento do mini álbum Press Play. Pouco mais de uma semana depois, no dia 8 de novembro, o single “HEARTRIS” rendeu ao grupo a primeira vitória em programas musicais sul-coreanos. O troféu conquistado foi o do Show Champion.


Gostou de relembrar estes momentos ora felizes ora emocionantes? Qual artista você quer que apareça na lista das first wins de 2024? Conta pra gente nos comentários.

Fonte: (1), (2), (3), (4), (5), (6), (7), (8), (9), (10), (11), (12), (13), (14), (15), (16), (17)
Imagens: Mystic Story, KOZ Entertainment, JYP Entertainment, WAKEONE Entertainment
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • Greyce Oliveira

    Cearense de Fortaleza, é metade uma humana normal professora de Inglês e metade ELF(a) precisando (talvez) de tratamento para parar de falar no Super Junior toda hora.

    7 K-dramas Enemies to Lovers Thai Dramas com First e Khaotung Melhores lugares para se viver na Coreia do Sul Novos K-dramas originais da NETFLIX para 2023 K-Dramas de 2022 que você talvez tenha perdido