Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Saúde

Ministério da Saúde sul-coreano planeja discutir excesso de cenas com cigarros em K-dramas

Neste domingo (04), o Ministério da Saúde sul-coreano anunciou que participará da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco da Organização Mundial da Saúde (OMS) marcada para ocorrer entre os dias 5 a 11, no Panamá. Dentre os temas a serem discutidos, estará a quantidade de cenas com cigarros em k-dramas.

A Coreia do Sul já conta com normas de controle para tais cenas quando exibidas na TV aberta, como borrar os cigarros. Porém, os conteúdos do chamado OTT (over-the-top), como são classificados os serviços de straming como a Netflix e a Disney+, não estão no escopo de tais normas.

Tais preocupações não são novidades. Em 2023, médicos e pais sul-coreanos expressaram preocupação com a forma como o YouTube e os streamings retratam cenas com álcool. As discussões chegaram até às autoridades do país que revisaram as diretrizes para que estas novas plataformas de entretenimento também sejam incluídas no texto.

Leia também:
Governo sul-coreano revisará diretrizes sobre conteúdos ligados a álcool no YouTube e streaming
Vídeos com idols bebendo causam preocupação em pais sul-coreanos

Médicos sul-coreanos lançam alerta sobre propagandas de bebidas alcoólicas com idols

A principal preocupação das autoridades é com os impactos que tais cenas podem ter na audiência mais jovem. Além disso, também há uma preocupação com a apresentação de novos tipos de cigarros, como os eletrônicos.

As medidas iniciais incluem:

  • A diminuição da quantidade de cenas com personagens fumando;
  • Criação de “zonas sem cigarros” em espaços próximos de creches e escolas;
  • Criação de diretrizes de prevenção ao fumo;
  • Aprovação de uma lei que revele os ingredientes nocivos presentes no cigarro;
  • A redução do número de adultos fumantes.

Esta última medida já está em prática e o país vem observando uma queda gradativa no número de adultos fumantes. O número registrado em 2022 foi de 17,7%, bem abaixo dos 35,1% registrados em 1998.

Segundo o Departamento de Promoção da Saúde, ligada ao Ministério da Saúde, a Coreia do Sul compartilhará os resultados detalhados das políticas de controle do tabaco com a comunidade internacional e examinará de forma cuidadosa as questões discutidas no encontro da OMS para usá-las para fortalecer as diretrizes antitabagismo.

Um dos casos destacados pela mídia foi o personagem Lee Doo Na, interpretada por Suzy no k-drama Doona!, da Netflix. A história original veio do webtoon homônimo que também retrata a protagonista fumando em várias cenas.

Em entrevista ao TV Report no final de outubro, Suzy comentou sobre tais cenas:

Pergunta: A aparência externa que simboliza Doona, como fumar e vestir cropped, é forte.

O cenário de um ídolo a fumar abertamente foi refrescante. (Risos) O objetivo era mostrar o seu lado humano. Penso que fumar foi uma forma de Doona exprimir a sua solidão. No início, Doona fuma um cigarro como se fosse desaparecer a qualquer momento. Doona conhece Wonjun e deixa de fumar, mas quando fica ansiosa, volta a fumar. O seu estado de espírito reflecte-se no facto de fumar. As suas roupas de doona são geralmente curtas, finas e desconfortáveis. Isto também mostra os sentimentos desconfortáveis de Doona. Penso que se trata de um elemento de solidão e de frio.

Fonte: (1), (2)
Imagem: Netflix
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

Greyce Oliveira

Cearense de Fortaleza, é metade uma humana normal professora de Inglês e metade ELF(a) precisando (talvez) de tratamento para parar de falar no Super Junior toda hora.

7 K-dramas Enemies to Lovers Thai Dramas com First e Khaotung Melhores lugares para se viver na Coreia do Sul Novos K-dramas originais da NETFLIX para 2023 K-Dramas de 2022 que você talvez tenha perdido