Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Entrevistas

[ENTREVISTA] CIX traz charme sensual em “Lovers or Enemies”, quer fazer tour gastronômico no Brasil e aprender dança brasileira

O quinteto CIX está de volta com o single álbum 0 or 1, após sete meses desde o último comeback. E para que os fãs se sintam ainda mais mimados, pouco mais de um mês depois do retorno, o grupo anunciou uma turnê na América do Norte, que deve começar em maio. Como se isso tudo não fosse o suficiente, os FIX (como são chamados os fãs) podem ver o main vocal do grupo, Seunghun, dando amostras do seu talento no novo survival da Mnet, o Build Up: Vocal Boy Group Survivor.

O CIX é um grupo gerenciado pela empresa C9 e formado pelos integrantes Lee Byoung Gon (BX), Bae Jinyoung, Kim Yonghee, Kim Seunghun e Yoon Hyunsuk. Alguns dos membros já eram conhecidos antes mesmo do debut pelas participações em realities, como é o caso de Bae Jinyoung, ex-membro do grupo Wanna One, Kim Seunghun, ex-trainee da empresa YG e participante do reality Treasure Box, e BX, ex-trainee da YG e participante dos realities Mix Nine e Treasure Box.

O nome do grupo é uma abreviação para Complete in X, que significa a união do membros para que se sintam-se completos, mesmo com a soma de suas inseguranças.

O CIX fez sua estreia oficial em 23 de julho de 2019 com o álbum HELLO Chapter 1. Hello, Stranger, tendo como faixa-título a música “Movie Star”. O grupo rapidamente chamou a atenção por sua habilidade vocal, coreografias impressionantes e conceitos visuais únicos. Esses elogios foram escritos pelo ChatGPT e tem tudo a ver com novo conceito do CIX.

O single álbum 0 or 1 é o primeiro single do grupo e traz um conceito futurista, com os membros do CIX representando robôs humanoides e retratando a inteligência artificial. Em entrevista exclusiva para a KoreaIN, os integrantes conversaram sobre o conceito, a participação de Seunghun em mais um survival e a possibilidade de um “come to Brazil”.


KoreaIN: Primeiramente, parabéns pelo retorno. Esperamos que tenham sucesso como sempre e também queremos saber que atividades vocês têm realizado nestes meses desde o último retorno.

BX: Durante a pausa após o último retorno me dediquei ao trabalho musical para desenvolver ainda mais minhas habilidades.

SEUNGHUN: Fiz esforços de várias maneiras para o meu autodesenvolvimento. Foquei em fazer exercícios para melhorar minha força física e manter a saúde, e também estudei inglês.


KoreaIN: Para a felicidade dos fãs, vocês lançaram um álbum novo. O que os FIX podem esperar sobre a mensagem do novo álbum?

YONGHEE: Como diz a letra da música “Lovers or Enemies”, esperamos que os FIX nos abracem com o coração, e que também possamos enviar abraços aos FIX.

HYUNSUK: Através deste álbum, que é um distanciamento do universo do álbuns anteriores, esperamos que antecipem nosso novo lado e as mensagens contidas nas músicas. Nós também esperamos que observem a mensagem expressa pela coreografia da música “Lovers or Enemies”.


KoreaIN: O álbum possui duas músicas, podem explicar cada uma e dizer qual é a favorita de vocês?

YONGHEE: A música-título, “Lovers or Enemies”, é uma canção de dance-pop direta e atraente que pede para escolher entre ser meu amor ou meu inimigo. Gosto mais desta música porque tem uma boa atmosfera e uma boa melodia, mostrando um lado diferente do CIX.

BAEJINYOUNG: A faixa B-side, “My name is shadow”, é uma música que contém uma mensagem de amor dedicado e que afirma estar tudo bem ser a sombra de alguém. Gosto mais desta música porque a letra é muito bonita.


KoreaIN: Em quais aspectos vocês acham que cresceram como grupo desde o último lançamento?

BX: Sinto que os integrantes amadureceram na forma com que expressam uma música. Além disso, acho que nossa união como equipe está ótima. Agora, conseguimos entender como cada um se sente sem precisar dizer nada.

HYUNSUK: Parece que cada integrante ficou um pouco mais relaxado e cresceu de todas as formas. Amadurecemos e crescemos graças às nossas experiências.


KoreaIN: Nos teasers vocês são retratados como humanoides. Qual membro vocês acham que se encaixa melhor na imagem de um humanoide e por quê?

SEUNGHUN: Acho que SEUNGHUN se encaixa melhor porque parece ter se preparado fielmente para o conceito durante a sessão de fotos do álbum. (risos)

BAEJINYOUNG: Quando vi a foto, também gostei de como todas as fotos que tirei ficaram boas. Acho que eu me encaixo melhor no conceito. (risos)


KoreaIN: Falando sobre Inteligência Artificial (IA) e a música “Lovers or Enemies”, vocês acham que a IA pode ser usada para trazer amor ou pode se tornar uma inimiga?

YONGHEE: Acho mais provável que nos tornemos inimigos do que amantes. A IA é tão conveniente, mas está substituindo os humanos em mais áreas agora e, às vezes, quando vejo filmes assustadores ou artigos sobre IA, acredito que ela pode se tornar uma inimiga.

HYUNSUK: Parece tanto trazer amor quanto ser inimiga, porque as possibilidades parecem estar abertas em todas as direções a qualquer momento.



KoreaIN: Sobre as performances nos programas de música, em qual ponto da apresentação vocês recomendariam que os fãs prestassem atenção especial?

BX: Esta coreografia tem pontos sensuais e fofos, então acho que seria bom vê-la como um charme inesperado!

SEUNGHUN: Garantiremos que cada apresentação não seja igual em todos os programas, então, por favor, aproveitem os movimentos da coreografia, que mudam de vez em quando.


KoreaIN: Ouvimos dizer que Seunghun está participando do novo programa “Build Up”, que é uma competição vocal. O que os FIX podem esperar deste programa?

SEUNGHUN: Espero que possam me ver crescer vocalmente. Através deste programa de sobrevivência estou encarando um novo desafio, e espero que assistam e me apoiem enquanto enfrento a competição e cresço.


KoreaIN: Vocês têm músicas de diferentes gêneros e conceitos em sua discografia. Qual vocês recomendariam para alguém que está conhecendo o CIX e quer fazer parte do fandom?

YONGHEE: Recomendo “Cinema”, porque acho que tem uma boa melodia e é uma música que qualquer pessoa pode curtir confortavelmente.

BAEJINYOUNG: Gostaria de recomendar a música “Movie Star”, porque é a música que melhor representa e expressa a imagem e o estilo do CIX.


KoreaIN: Em alguns teasers do single, membros do CIX são vistos falando várias línguas em uma versão de IA, e o português foi uma dessas línguas. Quais coisas da cultura brasileira vocês mais gostam ou gostariam de aprender mais?

BX: Quero fazer um tour gastronômico no Brasil. Normalmente, não como muita comida, mas estou sempre animado para experimentar novos pratos do exterior.

HYUNSUK: Quero aprender a dança brasileira e conhecer a cultura. Quero experimentar uma dança que seja tão empolgante apenas de assistir.


KoreaIN: Vocês planejam encontrar os FIX do Brasil em breve?

BX: Temos um grande desejo de encontrar nossos fãs brasileiros o mais rápido possível, e se tivermos boas notícias, vamos comunicar imediatamente aos nossos fãs!

HYUNSUK: Ainda não podemos dizer especificamente quando estaremos aí, mas com uma boa oportunidade, gostaríamos de encontrá-los em breve e sentir os aplausos e a empolgação dos fãs.


KoreaIN: Por favor, deixem uma mensagem para seus fãs brasileiros que estão lendo esta entrevista agora.

SEUNGHUN: Ainda não fomos ao Brasil, mas faremos o nosso melhor para ir rapidamente e mostrar nossa performance. Até lá, por favor, mantenham-se saudáveis! Nós amamos vocês!

BAEJINYOUNG: Como vocês esperaram por tanto tempo, queremos ir para aí o mais rápido possível para nos apresentar e nos divertir juntos! Até breve!

Imagem: C9 Entertainment
Não retirar sem os devidos créditos

Tags relacionadas:

  • Leticia Brito

    Jornalista goiana, apaixonada por realities, webtoons e pelo Day6.

    7 K-dramas Enemies to Lovers Thai Dramas com First e Khaotung Melhores lugares para se viver na Coreia do Sul Novos K-dramas originais da NETFLIX para 2023 K-Dramas de 2022 que você talvez tenha perdido