Em 2024, o famoso “come to Brazil” deu frutos com a vinda de muitos artistas asiáticos ao Brasil. Foram incontáveis eventos para todos os gostos, incluindo turnês de atores tailandeses e também artistas de k-pop não-coreanos como BamBam e Mark Tuan do GOT7 e o solista Beomhan. Mesmo quando contamos apenas os artistas sul-coreanos do mundo da música que pisaram em terras brasileiras, não faltam boas memórias do que aconteceu neste ano. Para relembrar esses momentos, confira com a KoreaIN artistas coreanos que visitaram o Brasil em 2024.
Twice
Abrindo com tudo, o Twice veio ao Brasil para dois shows no Allianz em fevereiro, sendo o primeiro girlgroup de k-pop a se apresentar em – e lotar! – um estádio no Brasil. A princípio com apenas uma data, no dia 6, os ingressos se esgotaram em tempo recorde e foi necessário um segundo dia para receber tantos ONCEs brasileiros. E quem foi não se arrependeu com o espetáculo de música, performance e carisma que as nove integrantes fizeram e conquistaram o estádio.
Omega X
O que k-pop e Carnaval tem a ver? Muita coisa! O grupo Omega X veio ao Brasil para se apresentar no Bloco da Next em pleno sábado de Carnaval no dia 10 de fevereiro. O grupo se apresentou com as suas músicas mais conhecidas do público aproveitando as raízes latinas em músicas como “Vamos”.
2Z
Também tivemos banda coreana fazendo não só um show mas uma turnê em solo brasileiro em 2024. O 2Z, ou “TuZi” para os íntimos, não é desconhecido do Brasil. Em sua segunda turnê no Brasil e terceira passagem ao todo, a banda se apresentou em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Curitiba no final de março. A setlist incluiu covers de respeito de músicas de NX Zero, Pitty e Glória Groove e também músicas próprias, inclusive uma que admitiram ter sido escrita após a última passagem pelo Brasil. Já estamos esperando a turnê de 2025, hein?
Just B
No dia 22 de março, o grupo rookie Just B trouxe ao Brasil uma parada da sua turnê “Just Be With You”. O show foi repleto de energia, com uma mistura de apresentações das músicas próprias mais amadas, bate-papo com o público e covers de artistas coreanos e internacionais para agradar todos os públicos.
OnlyOneOf
O OnlyOneOf fez a sua segunda passagem pelo país em 2024 em um show único no dia 4 de abril em São Paulo. O retorno ao país veio com a turnê “OnlyOneOf 2024 World Tour – Things I Can’t Say Love”, marcado pelo comeback de “dOpamine”. O grupo entregou toda a sensualidade e simpatia esperadas com ainda mais intensidade na segunda passagem que, se depender do desejo do público presente, não será a última.
Sung Hoon
Saindo um pouco dos shows de música, em maio deste ano Sung Hoon se tornou o primeiro ator de k-dramas a fazer um fan meeting solo no Brasil. O ator revelação de 2011 com New Tales of Gisaeng e conhecido por Oh My Venus, My Secret Romance, Perfect Marriage Revenge e outras obras deixou sua marca também no Brasil. Poucos dias antes do evento, o ator fez um vídeo anunciando a doação de todos os lucros do fan meeting para vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul, um ato generoso que foi recebido com admiração até por aqueles que não conheciam o ator.
Cha Eun Woo
O multitalentoso ator e cantor Cha Eun Woo veio ao Brasil com um fan meeting mais do que especial em 1º junho de 2024. Integrante do Astro desde 2016, o cantor fez sua estreia solo em fevereiro deste ano com o mini álbum ENTITY, revelando um novo lado seu como artista e que os fãs puderam ver em primeira mão no evento.
IVE
Os fãs de girlgroups foram bem servidos em 2024 e um dos motivos foi a passagem do IVE pelo país. O sexteto que é fábrica de hits e de recordes fez um show único em São Paulo em 26 de junho como parte da sua 2ª turnê mundial “Show What I Have”. De “Eleven” a “Heya”, elas fizeram um show com muito talento e energia e “mostraram tudo que elas têm”.
Jun.K
Com muita experiência no currículo, o ator, solista e vocalista principal do 2PM Jun.K veio ao Brasil em 14 de julho para trazer calor ao inverno paulista. Ele entregou nas músicas solos, em palhinhas de músicas do 2PM como “My House” e “Go Crazy” – ambas compostas por ele – e também não deixou se mostrar seu físico atlético invejável.
NTX
O boygroup NTX pode ter pouco tempo de carreira, tendo debutado em 2021, mas já conquistou o amor do Brasil em pouquíssimo tempo. O grupo veio ao paísl não para uma apresentação em uma cidade, mas para uma turnê de respeito. Eles chegaram para participar do K-Festival em Brasília e depois estenderam a estadia por Piracicaba (SP), João Pessoa (PB), Belo Horizonte (MG), Niterói (RJ) e São Paulo (SP), deixando a marca como primeiros artistas coreanos a pisar na maioria dessas paradas. Antes mesmo de chegar aqui, o NTX ainda participou da série de reportagens especiais do Fantástico.
Chuu
“Você já viu esta mulher?” Depois do dia 10 de agosto de 2024 muitos fãs da Chuu passaram a responder positivamente esta pergunta. A solista e ex-integrante do LOONA encantou os fãs brasileiros em um fancon em São Paulo, uma mistura de show musical, brincadeiras e interação com o público.
Seo In Guk
Seguindo a onda de atores visitando o Brasil em 2024, Seo In Guk teve um fan meeting brasileiro para chamar de seu em 24 de agosto. O ator renomado conhecido por k-dramas como Reply 1997, Doom at Your Service e, mais recentemente, Death’s Game aproveitou a oportunidade para conversar com os fãs brasileiros, falar sobre curiosidades da sua vida e do seu trabalho e ainda ganhar um apelido novo pelo público: “marido”. Além do bate-papo e das brincadeiras, Seo In Guk, que começou a carreira como cantor, mostrou seu talento vocal cantando suas músicas autorais e OSTs de dramas.
B.D.U
Não é todo dia que temos a oportunidade de ver vencedores de um reality show ao vivo. Mas o B.D.U nos deu a honra de comprovar pessoalmente o motivo da vitória do quarteto no reality competitivo da MNET “Build Up: Vocal Boy Group Survival” através de um show em agosto de 2024, meros dois meses depois do debut do grupo. Bitsaeon (M.O.N.T), Seunghun (CIX), Jay Chang (ONE PACT) e Kim Minseo mostraram o poder vocal através da músicas que cantaram no programa e também covers inéditos e solos.
NCT Dream
Se o bom filho a casa torna, o NCT Dream está no caminho certo para fazer da vinda ao Brasil uma tradição. Depois de um show esgotado de sucesso em 2023, a unit do NCT repetiu a dose em 2024 com a mesma força de sempre, se não mais. O show do NCT Dream em 2024 trouxe as músicas novas do mini álbum DREAM( )SCAPE, tema da turnê, como “Smoothie” e “Box”, além de faixas que não entraram na setlist anterior e também todos os hits que os NCTzens não cansam de ouvir, como “We Go Up” e “Hello Future”.
Dreamcatcher
O ano de 2024 também marcou outro retorno para lá de aguardado. O Dreamcatcher incluiu o Brasil na turnê “Luck Inside 7 Doors” em 15 de setembro deste ano, mas esta não foi a primeira passagem do girlgroup conhecido pelos conceitos que brincam com rock, fantasia e terror. Lá em 2018, no início da carreira, elas fizeram uma turnê de fan events em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Recife. Agora com 7 anos de carreira (10 se contar a era do MINX), mais experiência e muita saudades do Brasil, o Dreamcatcher fez um show mágico e inesquecível com hits como “Justice”, “Deja Vu”, “Scream” e “BONVOYAGE”, e com direito a uma boate improvisada com “Silent Night” no repeat.
ARTMS
Entre os girlgroups “mágicos” do k-pop, frequentemente Dreamcatcher e LOONA apareciam em lados opostos do “espectro”. Mas agora dá para dizer que elas são mais próximas do que nunca quando o ARTMS, grupo formado por 5 ex-integrantes do LOONA, fez uma apresentação na mesma casa de shows de São Paulo apenas 2 dias depois do septeto mais “obscuro”. No dia 17 de setembro, Heejin, Kim Lip, JinSoul, Choerry e HaSeul, que redebutaram neste ano, trouxeram a sua turnê “Moonshot” para o Brasil com o debut “Virtual Angel”, faixas da amada unit Odd Eye Circle e solos.
A.C.E
Velho conhecido dos brasileiros, o A.C.E veio ao Brasil pela primeira vez em 2018, quando mal tinha um ano de debut. Depois de passarem alguns anos com formações incompletas por causa do serviço militar, em 2024 eles celebraram a volta para valer do quinteto com uma nova turnê com passagem pelo Brasil em 6 de outubro. O show começou com força com o sucesso “Goblin (Favorite Boys)” e navegou pelos lançamentos mais recentes como “My Girl” e “Anymore” e pelos hits de várias eras, como “Savage”, “Higher”, “Under Cover” e “Take Me Higher”.
EVERGLOW
“EVERGLOW forever let’s go“. No dia 13 de outubro a cidade de São Paulo tremeu quando estas palavras foram cantadas no palco do Terra SP e de todo o público presente no show do EVERGLOW. O girlgroup fez seu primeiro show no país e trouxe todas as músicas mais amadas pelo público, como “LA DI DA”, “DUN DUN”, “FIRST” e “ZOMBIE”, e também as que deram largada na carreira, “Bon Bon Chocolat” e “Adios”.
DPR
E que tal um show não de um único artista mas uma colaboração entre três? O coletivo DPR fez a sua segunda passagem pelo Brasil no dia 14 de outubro com três artistas, DPR CREAM, DPR ARTIC E DPR IAN, provando que foi o grande mês de eventos de música coreana no país este ano. O trio trouxe cada um o seu próprio espetáculo enraizado no k-hip hop e k-R&B em proporções ainda maiores do que na primeira passagem por aqui em 2022.
Rocky
Cha Eun Woo não foi o único artista com história no Astro a visitar o país. Depois de 7 anos com o grupo, Rocky decidiu sair do boygroup e da empresa Fantagio para fundar a sua própria agência e debutar como artista solo. Sem perder tempo, no ano seguinte já anunciou a primeira turnê com parada no Brasil em 3 de novembro. Além de cantasr as músicas próprias, como “Blank” e “Jealousy”, ele também mostrou a sua versatilidade com os covers de trot, 2NE1 e “Despacito”.
Billlie
A última grande visita de um artista coreano ao Brasil foi feito por um girlgroup, o Billlie. O girlgroup desembarcou em São Paulo para trazer uma chuva de talento e carisma com as coreografias icônicas e expressões faciais cativantes. No primeiro show do grupo no país, as integrantes não deixaram de cantar seus maiores hits e arranhar algumas palavras em português para levar o público à loucura.
Por Paula Bastos Araripe
Imagens: JYP Entertainment, IPQ Entertainment, Bluedot Entertainment, Storyvent/Studio PAV, Raquel Athaide, Fantagio, Starship Entertainment, Catharina Lima/Letícia Brito, BlockBerry Creative, Cosmopolitan, Orca Music, SM Entertainment, MMT, Modhaus, BEAT INTERACTIVE/Swing Entertainment, Yuehua Entertainment, Mystic Story, divulgação
Não retirar sem os devidos créditos.