Os programas musicais semanais coreanos como Inkigayo, Music Bank e Show Champion são vitrines para os artistas de k-pop que querem se mostrar para o mundo, e conquistar uma vitória em um deles é um sonho de muitos deles. Com uma competição tão acirrada, até mesmo artistas talentosos podem passar anos ou mesmo uma carreira inteira sem um desses prêmios e isso não necessariamente indica a qualidade deles.
Ainda assim, esses prêmios representam sucesso e popularidade, e a famosa “1st win”, ou primeira vitória, é inegavelmente o mais importante deles por representar o primeiro passo. Em 2024, muitos artistas, de novatos a veteranos, conseguiram a tão sonhada 1st win e nesta retrospectiva da KoreaIN você vai lembrar quem foram eles para celebrarmos suas conquistas mais uma vez.
RIIZE
O primeiro grupo a conseguir o 1st win em 2024 foi o RIIZE no M Countdown. O boygroup novato da SM Entertainment recebeu o sonhado troféu em 18 de janeiro com a música “Love 119”, que posteriormente entrou no EP Riizing. A vitória veio 136 dias depois do debut, em setembro de 2023, e depois o grupo ainda recebeu uma segunda vitória pela música no Inkigayo. O momento marcou o início de uma avalanche de sucesso para o grupo, que conquistou 5 vitórias com “Boom Boom Bass” em junho deste ano.
EVNNE
Outro boygroup que debutou em setembro e também recebeu o primeiro prêmio da carreira em janeiro foi o EVNNE. O grupo administrado pela Jellyfish Entertainment era aguardado desde o pré-debut, já que os 7 integrantes são ex-participantes do reality da MNET Boys Planet. O debut “Trouble” chamou atenção, mas não foi o suficiente para conquistar a vitória, que veio 134 dias depois no primeiro comeback com “Ugly” pelo Show Champion em 31 de janeiro. Eles receberam o segundo prêmio dias depois no Music Bank.
TWS
O primeiro artista que debutou em 2024 já recebendo prêmio foi o TWS. O novo boygroup da Pledis Entertainment teve um longo processo de divulgação no lançamento, com vídeo da b-side “Oh Mymy: 7s”, capas de revistas japonesas e um programa de TV de debut até que lançaram o debut “plot twist” do EP Sparkling Blue em 22 de janeiro de 2024. Depois de apenas 23 dias eles conseguiram a primeira vitória no Show Champion em 14 de fevereiro. Ao todo eles conquistaram 5 vitórias com a música também no The Show, Music Bank e Inkigayo. O primeiro comeback, “If I’m S, Can You Be My N”, também foi marcado com 3 vitórias em julho.
P1Harmony
Já sobre um grupo que está entrando no lado dos veteranos do k-pop, o P1Harmony teve que batalhar por um longo tempo para conseguir a primeira vitória. O boygroup da FNC Entertainment debutou em outubro de 2020 e apenas em 16 de fevereiro de 2024, 1206 dias depois, levantou o troféu pela primeira vez. A música que fez isso foi “Killin’ It”, através do Music Bank. Depois eles ainda repetiram o feito com três vitórias em setembro com “SAD SONG”.
PLAVE
O PLAVE é um grupo que chegou fazendo barulho. Afinal, não é todo dia que surge um grupo digital por aí. Apesar do que muitos pensam quando veem o grupo, o PLAVE é um grupo de avatares digitais com pessoas reais por trás e não feito com IA. O charme dos cinco integrantes que criam suas músicas e fazem coreografias através de captura de movimentos conquistou o público desde o debut e perto do primeiro aniversário do grupo eles receberam a primeira vitória no Show Champion com “WAY 4 LUV” em 6 de março, seguido por outro prêmio no Music Core – que presenteou eles de novo em agosto com “Pump Up The Volume!”.
NCT WISH
Outro novato da SM Entertainment a “subir no pódio” fictício da premiação foi o NCT WISH, a nova unit do grupo já estabelecido da empresa. Apesar de o grupo ser oficialmente uma unit japonesa baseada em Tóquio e com maioria dos integrantes japoneses, o NCT WISH promove na Coreia do Sul e lança músicas em ambos os idiomas. Com uma fanbase forte em duas nacionalidades, o grupo debutou oficialmente em 28 de fevereiro de 2024 com “WISH” e ganhou o primeiro prêmio apenas 20 dias depois do lançamento no The Show em 12 de março. Ainda em março receberam a segundo vitória no Show Champion e repetiram a dose ao longo de 2024 nos comebacks “Songbird” e “Steady”.
BIBI
A BIBI é a primeira solista desta lista. Depois de ter sido descoberta pela Yoon Mirae em 2017, participado de um reality em 2018 e debutado oficialmente em 2019 com “Binu”, a cantora deu o que falar com seu estilo único e provocante. Mas levou 1767 dias até que a música da cantora caísse no gosto do público para valer. Sua música “Bam Yang Gang” foi um fenômeno que rendeu a sua primeira vitória pelo Music Core no dia 16 de março e a segunda no dia seguinte no Inkigayo. A música viralizou nas redes com desafios incluindo a gelatina de feijão-vermelho e castanha que dá nome à música a ponto de as vendas do doce aumentarem em 40% na Coreia do Sul.
ILLIT
O que para uns leva 5 anos, para outros levam 5 dias. Ou, mais exatamente, 8 dias. Este foi o tempo necessário após o debut para que o ILLIT recebesse sua primeira vitória por “Magnetic” no The Show em 2 de abril, entrando no grupo seleto de artistas que conseguiram a 1st win em 8 dias como ZEROBASEONE e LE SSERAFIM, entre outros poucos. O girlgroup novato da Belift Lab, subsidiária da Hybe Labels, foi formado pelo reality R U Next? e virou um fenômeno logo de cara. “Magnetic” se tornou uma música viral, servindo de trilha sonora em inúmeros vídeos pelas redes e a popularidade foi refletida no grupo, que conquistou 12 prêmios em programas musicais ao todo só com esta faixa.
Doyoung
Doyoung é um cantor mais conhecido por ser integrante do NCT, grupo da SM Entertainment. Mas os fãs já se acostumaram a ouvir a voz dele sozinho (ou quase) em duetos e projetos especiais como o SM Station. No entanto, somente em 2024 o artista veterano fez o seu debut solo oficial com o álbum de estúdio Youth em 22 de abril. A música principal “Little Light” foi a responsável por dar a primeira vitória ao cantor no Show Champion do dia 1 de maio, apenas curtos 9 dias depois da estreia.
BABYMONSTER
Depois de Doyoung, tivemos o segundo dia seguindo de first win com a estreia do BABYMONSTER. O novo girlgroup da YG Entertainment estava sendo esperado há bastante tempo – desde 2018 já tinham boatos sobre o grupo. Após muita espera e um pré-debut com “Batter Up”, no dia 1º de abril elas chegaram de verdade com o debut oficial e primeiro EP Babymons7er. A faixa-título, “SHEESH”, foi responsável pela primeira vitória do girlgroup no M Countdown de 2 de maio.
tripleS
O tripleS impressiona mais do que apenas pela quantidade de integrantes – são 24 atualmente – ou subunits, mas também pelas músicas viciantes e que conseguem manter uma identidade única não importa o subgrupo. Por ser um grupo “descentralizado”, as integrantes circulam entre formações conforme escolhidas pelos fãs e pela gravadora Modhaus a ponto de o grupo primeiro aparecer com subunits antes de fazer o debut oficial como “tripleS” em 13 de fevereiro de 2023 com o EP Assemble e a música “Rising”. Mas foi apenas 456 dias depois quando elas lançaram “Assemble24” e “Girls Never Die” com as 24 integrantes que o grupo recebeu a primeira vitória no The Show do dia 14 de maio. Também em 2024 o tripleS lançou uma nova unit, Visionary Vision, que recebeu a first win 13 dias depois em 5 de novembro com “Hit The Floor”.
WayV
Com uma mistura de k-pop com c-pop e mandopop, o WayV surgiu como a unit chinesa do grupo NCT em uma parceria entre a SM e a Label V lá em 2019. Mas por cinco anos eles não viram o troféu dos programas musicais, que só veio 1972 dias depois do debut e com muitas lágrimas com a música “Give Me That” no The Show de 11 de junho. Como uma prova que quebraram a “maldição” que os seguia, eles também receberam não 1 mas 3 prêmios no comeback seguinte, “FREQUENCY”, lançado em dezembro.
Lee Youngji
O ano de 2024 foi de conquistas para a solista Lee Youngji. A rapper que saiu vencedora do High School Rapper 3 e do Show Me the Money 11 já tinha carreira bem estabelecida desde o primeiro single “Dark Room” em 2019. Entre competições, colaborações e outras atividades, ela só veio lançar o primeiro mini álbum oficialmente 5 anos depois, com 16 Fantasy. Todas as músicas foram escritas pela cantora e a faixa principal, “Small Girl”, com participação de D.O do EXO, deu a ela mais uma vitória no currículo, desta vez nos programas musicais. O primeiro foi no M Countdown de 4 de julho, mas ao todo ela levou 6 troféus para casa. Além disso, também foi condecorada com diferentes premiações no MAMA Awards, Melon Music Awards e KBS Entertainment Awards.
KISS OF LIFE
Como uma respiração para dar nova vida ao k-pop, o KISS OF LIFE, ou KIOF, veio com conceitos jovens e únicos que chamaram a atenção desde o pré-debut com os solos das quatro integrantes. Pouco depois de 1 ano do debut, ou precisamente 370 dias, o girlgroup da S2 Entertainment recebeu o troféu como melhor da noite no dia 9 de julho no The Show com “Sticky”. A música alegre e solar, perfeita para o verão, viralizou pela internet e deu a elas dois prêmios ao todo, o segundo no Show Champion. Em outubro, elas voltaram a ganhar também no The Show com “Get Loud”.
Jaehyun
Em 2024 mais de um integrante do NCT deu início às suas atividades como artista solo incluindo uma premiação logo nas primeiras promoções da nova etapa da carreira. Depois de atuar como apresentador de programas musicais como Show Champion e Inkigayo ao longo dos anos, foi a vez do Jaehyun receber um troféu. Ele fez a sua estreia com o álbum completo J em 26 de agosto. De todas as músicas promovidas, “Smoke” foi escolhida como faixa-principal, uma boa escolha que rendeu a ele o prêmio no Music Core 12 dias depois.
Yeonjun
Desde 2019 o Yeonjun conhece os palcos e os prêmios nos programas musicais, mas até então apenas como parte do quinteto TXT. Até que em 2024 a Big Hit Entertainment anunciou seu debut solo oficialmente, depois de já ter gravado OSTs e colaborações. Em 19 de setembro ele estreou oficialmente com o single “Ggum”. A música com uma batida viciante grudou nos ouvidos do público até se transformar em uma vitória no M Countdown no dia 4 de outubro, 15 dias depois da estreia como solista.
QWER
Não é todo dia que surge uma banda idol 100% feminina no k-pop, quanto mais conseguir o sucesso de três vitórias em programas musicais com uma música. O QWER debutou em 18 de outubro de 2023 pela Tamago Production com 4 integrantes com histórico como streamers e personalidades e um conceito voltado para o mundo digital. Isso até este ano, quando lançaram a faixa animada “My Name is Malguem”, que fez o grupo ganhar seus primeiros troféus, começando no Show Champion em 9 de outubro, 357 dias depois do debut.
The Wind
Quem gosta de boygroups jovens com conceitos alegres e inocentes vai entender o sucesso do The Wind. O primeiro grupo da With Us Entertainment sob a tutela dos integrantes do Highlight, que fundaram a gravadora, surgiu já assim, leve e cheio de energia desde o debut em maio de 2023. Construindo seu caminho aos poucos, eles chamaram atenção para valer na música romântica e jovial “Hello, My First Love” em 18 de outubro. Assim, 522 dias depois do debut eles levaram para casa a 1st win no Music Bank.
Por Paula Bastos Araripe
Fonte: (1), (2), (3), (4), (5), (6), (7), (8), (9), (10)
Imagens: divulgação FNC Entertainment, S2 Entertainment, Feel Ghood Music, 88rising
Não retirar sem os devidos créditos.