Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

K-pop Música

Trajetória: OH MY GIRL e o aperfeiçoamento das músicas “Christian Horse Girl”

Conheça a história do grupo feminino que tem na carreira uma discografia sem defeitos focada nas músicas do tipo “christian horse girl”

No K-pop é comum um grupo passear entre conceitos até achar um match perfeito. E isso pode acontecer no início da carreira ou anos depois. Agora, também há os casos que começam na trilha certa, num estilo que combina as personalidades e preferências de todos os integrantes. E um desses casos é o OH MY GIRL. O grupo da WM Entertainment é daqueles de temática bem inocente, feliz e pura.

O OH MY GIRL começou com 8 integrantes, Hyojung, Mimi, JinE, YooA, Jiho, Seunghee, Yubin e Arin, e teve o grande debut no dia 21 de abril de 2015, com a música “CUPID”, parte do mini álbum OH MY GIRL.

O mini álbum teve cerca de 10 mil cópias vendidas, e chegou a atingir a 6ª posição na parada da antiga Gaon Charts, atual Circle Charts. Em outubro do mesmo ano o grupo lançou o seu segundo mini álbum, chamado CLOSER. A música foi um momento decisivo para o futuro das 8 integrantes, cimentando o OH MY GIRL como um grupo “christian horse girl”.

O que é K-pop “Christian horse girl”?

Este é um termo bem conhecido quando falamos do esquema dos grupos com conceitos inocentes. A música é do estilo “Christian horse girl” porque tem como criar esta imagem perfeitamente na mente: a de uma menina pura, inocente, que é cristã devota, ama cavalos, se veste de forma modesta e não fala palavrão. Dá para entender, né? 

Agora, tem uma segunda explicação para esta semelhança, que é a forte presença de elementos da música clássica nas melodias. O uso de instrumentos de corda e sopro são frequentes no ritmo gospel, assim como a construção dramática, que traz fortes reações emocionais. Os grupos colocados neste gênero “fanmade” costumam seguir estas mesmas características.

E o mais engraçado, e o motivo de toda essa explicação: a música título do segundo mini álbum, “CLOSER”, que é uma referência do grupo, foi composta como um hino gospel, com músicas que expressavam a vontade de “ficar perto de Deus”. Quando a empresa decidiu comprá-la para ser o carro chefe do primeiro comeback do OH MY GIRL a letra foi mudada, mas os elementos musicais permaneceram. E 11 mil cópias foram vendidas e o grupo manteve a 6ª posição na Circle Charts. Mas em termos de popularidade, o crescimento foi de pouquinho a pouquinho, se tornando um nome que os k-poppers sabiam, mas nem sempre acompanhavam os passos.

2016 a 2018: anos de consolidação da imagem e algumas tribulações

O ano seguinte foi corrido para as meninas. Continuando pelo caminho certo, em março de 2016 o grupo lançou seu terceiro mini álbum, PINK OCEAN, com a faixa principal “LIAR LIAR”. Foram mais de 14 mil CDs vendidos e o ponto de destaque foram os sapatos usados pelas integrantes nos palcos. O público achava que elas estavam dançando em cima de patins, mas na verdade eram calçados normais, com uma pintura que criava a ilusão de serem equipamentos de esporte. Também foi durante este comeback que foi anunciado o nome do fandom do grupo, o MIRACLE.

Logo depois, no dia 26 de maio, veio o lançamento do primeiro repackage do OH MY GIRL, chamado Windy Day — repackage é tipo uma reedição de um CD anterior. Este álbum teve uma adição à discografia delas, a música “Windy Day”, e alcançou a marca de 20 mil cópias vendidas, além de chegar a posição 4 nas paradas sul-coreanas. 

Em agosto do mesmo ano, o grupo lançou um novo mini álbum, o Listen to my Word. Este foi o primeiro álbum que fez o grupo atingir o topo da Circle Charts, mostrando a força do nome e do fandom.

Ainda em agosto, o OH MY GIRL realizou o primeiro show solo, o Summer Fairy Tales. Foram dois dias de concerto, nos dias 20 e 21, e os ingressos para a celebração no Blue Square Samsung Card Hall Seoul esgotaram em apenas 3 minutos.

Pouco tempo depois, no dia 25 de agosto, a WM Ent. anunciou o hiato da integrante JinE para tratar de um quadro de anorexia nervosa. O grupo não teve outros lançamentos ou eventos até o ano seguinte.

Em abril de 2017 o OH MY GIRL retornou com o 4º mini álbum, Coloring Book. Nesse momento a JinE ainda estava ausente das promoções do grupo, mas foi representada por um golfinho no MV da faixa principal, chamada “Coloring Book”. As vendas do CD foram ótimas, chegando perto das 30 mil cópias vendidas.

No fim do ano, no dia 30 de outubro, a WM Ent. anunciou a saída definitiva da JinE e o fim do contrato da artista com a empresa.

Depois do baque dos últimos meses, 2018 começa com as promoções do novo mini álbum do grupo, Secret Garden. Além de vender cerca de 35 mil cópias, este lançamento apareceu no 4º lugar da Circle Charts e ainda apareceu pela primeira vez na parada estadunidense da Billboard, chegando a 12ª posição. Também marcou a história do grupo com o primeiro win em programa musical, que aconteceu no The Show, no dia 23 de janeiro, e ainda teve mais duas vitórias no Show Champion.

No fim de fevereiro, entre os dias 22 e 26, o grupo realizou uma série de 6 mini shows em Seul, o OH MY GIRL’s Secret Garden. E nem precisa fazer surpresa com o resultado das vendas. Com a alta do nome do grupo, os ingressos foram vendidos em apenas 2 minutos, sendo um completo sucesso.

Logo depois veio o debut de uma unit especial, o OH MY GIRL Banhana, no dia 2 de abril. Apesar de ser uma unit, todas as integrantes participam das faixas do álbum POP-UP. Agora, a faixa principal, “Banana allergic monkey”, teve a participação de Hyojung, Yubin e Arin, por isso elas ficaram conhecidas como a cara deste lançamento.

O resultado das vendas não foi muito impressionante, vendeu 16 mil unidades, mas abriu uma nova oportunidade para elas. O grupo assinou com a Ariola, uma gravadora japonesa, e em agosto debutou a unit por lá, que vendeu um pouco mais de 7 mil cópias.

Entre os meses de maio e junho o OH MY GIRL fez as primeiras apresentações solo fora da Coreia do Sul. O OH MY GIRL 1st Fan Concert in Asia passou por Singapura, Hong Kong e Taipei.

O grupo ainda lançou um último álbum em 2018, o 6º mini álbum Remember me, no dia 01 de setembro. O álbum e a faixa principal “Remember me” são parte da série Garden, que começou em Secret Garden. As vendas foram ótimas, tendo um pouco mais de 35 mil cópias vendidas, e o álbum chegou na 3ª posição da Circle Charts e ainda conseguiu ficar na 13º lugar na Billboard estadunidense e levar mais um win para o grupo no The Show.

O último grande passo delas em 2018 foi a realização de 2 shows bem sucedidos em Seul, o OH MY GIRL 2nd Concert “Fall Fairy Tales”, nos dias 20 e 21 de outubro. Assim terminam esses primeiros anos da carreira do grupo: bem corridos, cheios de vitórias e numa crescente constante.

2019: o grande boom televisionado do OH MY GIRL

Bem no comecinho de 2019, do dia 4 a 6 de janeiro, o OH MY GIRL realizou o Japan Debut Commemoration Live Tour, 3 shows nas cidades de Fukuoka, Osaka e Tokyo, no Japão. Esses encontros foram uma comemoração antecipada do debut japonês do grupo, que aconteceu no dia 09 de janeiro. O álbum OH MY GIRL Japan Debut Album é o primeiro álbum de estúdio japonês, com 8 faixas. Todas as músicas são versões em japonês dos maiores sucessos do grupo.

O desempenho deste comeback foi muito satisfatório, foram 16 mil cópias vendidas, com o lançamento estreando na 1º posição da Oricon Daily Album Chart, em 2º na Oricon Weekly Album Chart e atingindo o topo da Billboard Japan Top Albums Sales.

Logo depois, as meninas realizaram as primeiras apresentações fora da Ásia. Do dia 18 a 27 de janeiro fizeram a OH MY GIRL 1st U.S. Tour, passando pelas cidades Atlanta, Chicago, Houston, Indio e San Jose.

Saindo da América do Norte, o grupo chegou em terras Tupiniquins. É isso mesmo! O Brasil recebeu a OH MY GIRL 1st Tour in Brazil entre os dias 29 de janeiro e 3 de fevereiro. As meninas passaram pelas cidades de Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba e São Paulo, e encantaram o público com apresentações incríveis. 

Se você quiser saber mais sobre este espetáculo, a revista KoreaIN fez uma entrevista exclusiva com as integrantes e cobriu o evento de São Paulo, onde a Jiho falou: “Vocês com certeza são a página mais bela da minha vida”.

De volta à Coreia do Sul, o grupo lançou o seu primeiro álbum de estúdio, The Fifth Season, com 10 músicas, no dia 08 de maio. E foi um sucesso! Entre as conquistas estão 3 wins em programas musicais com a faixa “The Fifth Season (SSFWL)”. Essas vitórias aconteceram no The Show, no Show Champion e no M Countdown. Foram mais de 30 mil unidades vendidas e o álbum chegou a 4ª posição da Circle Charts.

Em julho o girlgroup lançou o seu segundo álbum japonês, o OH MY GIRL Japan 2nd Album, e, logo depois, lançaram um repackage de The Fifth Season, chamado FALL IN LOVE, com a faixa principal “BUNGEE (Fall in Love)”. As promoções deste comeback geraram dois wins para as meninas, sendo a primeira vez que conquistaram um troféu no tradicional Inkigayo.

Em agosto, o OH MY GIRL foi anunciado como participante de um novo reality de competição da Mnet, o Queendom. Nele, artistas conhecidos da Coreia do Sul disputavam um espaço na grade da emissora para realizar um show televisionado solo. Foram 6 participantes: Park Bom, AOA, MAMAMOO, Lovelyz, OH MY GIRL e (G)I-dle.

Nos 10 episódios até a final, o OH MY GIRL mostrou vários lados que, até então, apenas os fãs conheciam, e conquistou uma torcida fervorosa a cada apresentação impecável e criativa que faziam. No resultado geral o grupo ficou em 2º lugar na competição, perdendo apenas para o MAMAMOO, uma grande potência.

No final de outubro, com o fim do reality, o grupo fez a OH MY GIRL Zepp Live Tour “Starlight”, nas cidades de Osaka, Fukuoka e Tokyo, no Japão. Também recebeu dois prêmios, o Female Idol of the Year, no Brand of the Year Awards, e o New Korean Wave Icon Award no Soribada Best K-Music Awards.

Assim acaba 2019, que criou uma base sólida para colher os frutos no ano seguinte.

2020: um hit é criado

No início do ano o grupo já estava bem ocupado. Começou com a OH MY GIRL Zepp Live Tour “Starlight Again”, que aconteceu nas cidades de Osaka e Tóquio, no Japão, nos dias 4 e 5 de janeiro. No dia 8 um novo álbum japonês é lançado, o Eternally, e já no dia 13, a WM Ent. anuncia o afastamento de Jihu para tratar um transtorno de ansiedade desenvolvido.

O grupo passou uns meses sem lançamentos, e no dia 27 de abril de 2020, o álbum NONSTOP foi lançado. A Jihu já estava de volta e que bom, porque este comeback foi um grande sucesso. Teve 52 mil cópias vendidas, o maior número até então, o MV recebeu cerca de 20 milhões de visualizações em poucos dias e, além da faixa principal ter chegado em 2º lugar na Circle Charts, uma segunda música, “Dolphin”, conquistou a 9ª posição. As vitórias também continuaram chegando nos programas musicais, recebendo 8 wins durante o período de promoção.

Depois das promoções intensas, em agosto o OH MY GIRL lançou dois singles colaborativos com o Pororo, um desenho infantil famoso no país. “Supa Dupa” e “Barambam” foram bem com a criançada, e combinaram com a imagem inocente e familiar.

Já no dia 21 do mesmo mês outra colaboração foi lançada. “Rocket Ride” é uma música de Keanu Silva com a participação do grupo e de Mougleta.

Em setembro o OH MY GIRL apareceu no programa The Manager mostrando a rotina depois de se mudar dos dormitórios da empresa. Agora a maior parte das integrantes passou a morar em apartamentos diferentes num mesmo prédio.

Este foi um mês importante na vida das integrantes, porque além de viverem de forma independente também começaram a desenvolver carreiras solo: YooA tinha acabado de fazer o seu debut com Bon Voyage. Seunghee e Mimi passaram a fazer aparições constantes em programas de variedade e integrar o elenco fixo de alguns deles. Yubin e Arin passaram a se dedicar à atuação e Hyojung começou um canal no YouTube onde compartilha o seu dia a dia.

Em novembro, elas finalizaram as promoções lançando o single japonês “Etoile” e a versão japonesa de “Nonstop”. Também foram um nome quente nas premiações de fim de ano. Ao total foram 6 prêmios recebidos, entre eles o Artista do Ano (Bonsang) no The Fact Music Awards, Digital Bonsang no Golden Disk Awards, ou GDA, e o Bonsang por “NONSTOP” no Seoul Music Awards.

Também receberam a comenda do Ministro da Cultura, Esporte e Turismo, uma espécie de homenagem dada pelo governo para ícones que contribuíram com a promoção da Coreia do Sul.

2021 a 2024: o ápice da carreira

O grande hit do grupo veio com o 8º mini álbum, Dear OH MY GIRL, lançado no dia 10 de maio. Foram mais de 110 mil cópias vendidas, 3 wins em programas musicais e a faixa principal, “Dun Dun Dance”, foi a primeira da discografia inteira a chegar no topo da Gaon Charts. Na internet, seja no TikTok ou no Instagram, o single aparecia constantemente, e as promoções foram muito bem sucedidas.

Em 2021 o OH MY GIRL só lançou uma outra música, a faixa promocional “Shark”, feita para divulgar o app Universe. Foram 6 prêmios conquistados pelas integrantes, entre eles o Hot Performance of the Year, do Gaon Chart Music Awards, o Digital Song Bonsang, por “Dun Dun Dance”, no Golden Disc Awards, e o Bonsang no Seoul Music Awards.

Já 2022 foi um pouco mais movimentado. O ano começa com a mudança de nome artístico de uma das integrantes: Yubin atendia por Binnie e decidiu usar seu nome original na carreira a partir desse ponto.

No dia 28 de março o grupo lançou o segundo álbum de estúdio, Real Love, que vendeu 96 mil cópias. O grupo também liberou o OH MY GIRL Best, um álbum de compilação das melhores músicas lançadas no Japão.

No dia 09 de maio do mesmo ano, a WM Entertainment anunciou o fim do contrato com a integrante Jihu e a saída dela do OH MY GIRL. A partir deste ponto o grupo passa a promover com 6 integrantes. E em agosto as integrantes entram no Weverse, uma plataforma de comunicação direta entre fã e artista.

Em 2023 o grupo retorna apenas em julho com o 9º mini álbum, Golden Hourglass, e a faixa principal “Summer Comes”. Foram mais de 80 mil cópias vendidas, conquistando a 12ª posição na Circle Charts. Apesar do aparente sucesso, fãs reclamaram da qualidade da produção do álbum, que se tornou o principal ponto de discussão desde a compra da WM Ent. pela RBW Entertainment em 2021.

O grupo também realizou o primeiro fan concert da carreira, o OH MY GIRL Fan Concert [Oh My Land], no dia 25 de novembro. Este foi um dos primeiros compromissos realizados pessoalmente após a pandemia da COVID-19, que começou em 2020, e os ingressos esgotaram em pouco tempo.

Em agosto de 2024 lançaram o 10º mini álbum, o Dreamy Ressonance, com a faixa principal “Classified”. O lançamento teve 58 mil unidades vendidas, e chegou a 8ª posição da Circle Charts.

2025: a comemoração dos 10 anos de carreira

Finalmente chegamos a 2025, o ano em que o OH MY GIRL completa 10 anos de debut. Ao contrário de outros grupos com vários anos de carreira, a força aqui vem de permanecer fiel a um conceito forte, que guia as principais decisões relacionadas à promoção das 6 integrantes. No dia 09 de abril foi lançado a música especial em comemoração a este aniversário importante. Uma espécie de presente aos Miracles que acompanharam essa década de altos e baixos. 

Também prepararam um showzaço em comemoração: o OH MY GIRL CONCERT ‘Milky Way‘, aconteceu no Olympic Park Olympic Hall, em Seul, nos dias 19 e 20 de abril.

Boa sorte ao grupo!

Fonte: (1), (2), (3), (4), (5), (6), (7), (8), (9), (10), (11)
Imagem: WM Entertainment
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • Daniele Fernandes

    Jornalista, Escorpiana, 25 anos. poucas palavras

    7 K-dramas Enemies to Lovers Thai Dramas com First e Khaotung Melhores lugares para se viver na Coreia do Sul Novos K-dramas originais da NETFLIX para 2023 K-Dramas de 2022 que você talvez tenha perdido