A Delegacia de Polícia de Hyehwa, Seul, anunciou nesta quinta-feira (22) que, em 7 de maio, a ex-diretora da SPIRE Entertainment, antiga agência do grupo OMEGA X, de sobrenome Kang, foi encaminhada ao Ministério Público sem prisão preventiva, sob a acusação de assédio sexual/atentado ao pudor.
Kang, que também é esposa do CEO da SPIRE Entertainment, é acusada de tocar inapropriadamente à força seis membros do OMEGA X sob a denúncia de atentado ao pudor por abuso de autoridade ocupacional. Anteriormente, em agosto de 2023, ela foi processada por sete dos onze membros do grupo. A denúncia alegava que Kang manteve contato físico indesejado, como dar os braços ou abraçar, com alguns membros em vários locais, incluindo durante escalas em um aeroporto na América do Sul em setembro de 2022, durante uma turnê internacional, e na sala de reuniões da agência em Seul.
Kang, por sua vez, alegou ter sido assediada sexualmente por Hwichan, membro do OMEGA X, e entrou com uma reconvenção em março de 2024, acusando o artista de atentado ao pudor. A Delegacia de Polícia de Seongdong, que investigou a reconvenção, encaminhou Hwichan ao Ministério Público em agosto do mesmo ano.
O OMEGA X estreou como um grupo de 11 membros em 2021 pela SPIRE Entertainment. A banda deixou a gravadora entre dezembro de 2022 e maio de 2023 e ingressou na IPQ Entertainment em maio de 2023. Os 11 membros do grupo são Jaehan, Hwichan, Sebin, Hangyeom, Taedong, Xen, Jehyun, Kevin, Junghoon, Hyuk e Yechan.
Após a notícia, a IPQ Entertainment divulgou um comunicado oficial, revelando também que as acusações de “adulteração” levantadas pela SPIRE foram oficialmente absolvidas.
Leia o comunicado completo abaixo:
Olá,
Aqui é a IPQ.O OMEGA X está conosco há dois anos.
No entanto, logo após a sua transferência,
alegações de “adulteração” começaram a ser levantadas por sua antiga agência e alguns trolls da internet.
No início, pensamos: “Quem acreditaria nisso?”
Mas, apesar de não ser verdade, o boato se espalhou rapidamente, e mais e mais pessoas começaram a aceitar a informação distorcida como fato.Sentimos que o estigma de “adulteração” era uma bofetada na cara dos valores da IPQ,
que defendemos há mais de uma década,
e do OMEGA X, que teve a coragem de se manifestar contra uma realidade injusta.
Então, estamos trabalhando duro em nossa defesa legal para esclarecer a verdade.
A pessoa responsável pelo planejamento também teve que assumir o papel da equipe jurídica, que teve que reunir evidências legais.
Tivemos que provar constantemente a legitimidade e a autenticidade da IPQ e do OMEGA X.
As deturpações e disputas legais da antiga agência restringiam as atividades dos membros e os impediam de lançar álbuns (e não eram pagos por suas atividades, o que não era razoável).
Por quase dois anos, lutamos contra uma dor que nenhuma palavra consegue descrever.
Em meio a batalhas legais, publicidade negativa, ameaças e falsos rumores, tivemos que lutar a cada momento para não desmoronar.
Em retrospecto, todo o processo foi um pesadelo, e não podemos dizer que estamos completamente livres disso agora.
No entanto, não desistimos.
Chegamos até aqui porque acreditamos na verdade e queremos proteger o futuro dos nossos membros.
No final, em 11 de outubro de 2024, o Tribunal Distrital Central de Seul decidiu que a alegação de “adulteração” apresentada pelo antigo empregador era inadmissível e que não havia provas para apoiá-la.
Em vez disso, a antiga agência foi condenada a pagar pensão alimentícia aos membros do OMEGA X pelo sofrimento emocional.
E em 2 de maio de 2025, a KFTC nos notificou oficialmente que tomou uma decisão de “absolvição”, de acordo com os Artigos 54(1) e 61(1) das Regras para o Funcionamento de Reuniões e Procedimento de Casos da KFTC. Isso deixa claro que não houve nenhuma suposta má conduta no processo de recrutamento do OMEGA X; a lei é clara sobre isso.O OMEGA X teve duas reestreias e então, com sorte, pôde se transferir para a agência de sua escolha.
Mas as suspeitas e os mal-entendidos os seguiram, causando uma dor indizível para nossos membros.
Estamos lutando agora.
Estamos fazendo tudo o que podemos para garantir que ninguém mais se machuque ou seja levado embora.
Eles estavam abalados e exaustos, mas perseveraram, se mantendo firmes, sabendo que nunca abandonariam as promessas que fizeram à sua música e aos seus fãs.
Houve momentos em que as vítimas foram injustamente rotuladas como perpetradoras, mas os membros nunca desistiram.
Vendo os membros se recusando a desistir, simplesmente não podíamos abandoná-los.
Carregamos cicatrizes que não temos escolha a não ser exibi-las com orgulho.
Mas agora iremos superar as feridas e recomeçar.Lamentamos muito não termos correspondido às expectativas dos nossos fãs, que acreditaram e nos apoiaram nesses tempos difíceis.
Agradecemos suas críticas e conselhos. Levamos tudo isso na esportiva.
Faremos o melhor para recompensá-lo com algo melhor no futuro.O OMEGA X não fez nada errado.
Os membros lutaram mais do que qualquer outra pessoa, e agora é hora de mostrar a eles algum apoio sincero e deixar suas músicas, danças e vozes ressoarem no palco novamente.
Esta luta está longe de terminar, mas com seu apoio, podemos vencer.O OMEGA X não será lembrado como o grupo ideol mais azarado da história do K-pop, mas sim como aquele que superou todas as adversidades de forma independente para transmitir uma mensagem de esperança e nunca desistir.
A verdade nunca para.
Obrigado.
IPQ
Fonte: (1), (2)
Imagem: IPQ
Não retirar sem os devidos créditos.