Os K-dramas conquistaram as telas pelo mundo e ganharam espectadores de todos os tipos. Se antes consumir este tipo de conteúdo do outro lado do mundo era difícil e haviam poucas opções, hoje é possível ver pela TV com os serviços de streaming e até na TV aberta em alguns momentos. Mas e os web dramas, onde entram nessa história?
Os web dramas são ao mesmo tempo pouco conhecidos na teoria e muito consumidos na prática, e por vezes se misturam com os próprios dramas tradicionais. Para tirar essas dúvidas de uma vez por todas, descubra o que são e como você pode assistir aos web dramas.
Leia também: Saiba mais sobre a indústria dos minidramas que conquistaram o público brasileiro
O que são web dramas?
Web dramas são novelas e séries feitas para a web. Pode parecer óbvio só de ver o nome, mas não é tão simples assim. A diferença entre um drama “tradicional” e um web drama é que o primeiro foi feito para ser exibido na TV, enquanto web dramas são consumidos de maneira on-line.
No Brasil, na prática a maioria do K-dramas que assistimos são pela web, já que consumimos pelo computador ou serviços de streaming — ainda que use a TV, mídias como Netflix e YouTube são consideradas como “web” para esta definição —, já que poucos dramas asiáticos são transmitidos diretamente em canais de TV por aqui como é o padrão por lá.
Mas o meio não é o único diferencial dos web dramas. Tipicamente, os web dramas são programas de TV criados já pensando no formato digital e on-line, para serem assistidos principalmente por telas pequenas de um celular ou tablet.
Em muitos casos isso implica em episódios mais curtos que as costumeiras 2 horas do dramas clássicos: nos web dramas, é comum encontrar episódios de até 30 ou 45 minutos, que a pessoa consegue ver em uma viagem de metrô ou durante uma parada para o almoço. A quantidade de episódios também pode variar e ser menor. Dito isso, os web dramas não devem ser confundidos com os minidramas, ainda mais curtos e em formato vertical.
Além disso, a produção costuma ser mais simples, o que também barateia os custos e faz com que mais obras possam ser criadas sem depender das grandes produtoras e emissoras locais. Mas isso não significa que os web dramas têm qualidade mais baixa do que as grandes produções da TV. Os web dramas são porta de entrada para muitos atores novatos, mas também é possível encontrar grandes nomes da indústria nessas produções.
Web dramas famosos e onde assistir?
Na prática, quem assiste dramas coreanos e asiáticos muito provavelmente já assistiu algum web drama, sabendo disso ou não. Em alguns casos são obras até bem famosas. O live action de Semantic Error, série que ajudou a alavancar a popularidade dos BLs na TV coreana, foi um web drama de 8 episódios, de menos de 30 minutos de duração cada, exibido no Watcha, uma plataforma de web dramas sul-coreano.
Outro exemplo é Top Management, que teve como protagonistas Cha Eun-woo, Ahn Hyo-seop e Seo Eun-soo. Os 16 episódios de 30 a 45 minutos foram exibidos no YouTube, outra plataforma que apostou neste formato. Você pode até assistir de graça no canal da 1theK de graça com legenda em português.
Por ser por princípio on-line, você encontrará os web dramas principalmente em serviços de streaming, desde Netflix, Prime Video e YouTube até Rakuten Viki, Kokowa+, iQIYI e WeTV. Esses últimos dois ainda tem um diferencial de serem plataformas chinesas — país que investiu bastante no mercado dos web dramas — que disponibilizam web dramas de outros países, incluindo chineses, coreanos, tailandeses e mais.
Apesar de a disponibilidade no Brasil ser limitada, especialmente em relação ao idioma, hoje em dia as plataformas estão investindo mais no público brasileiro e liberando mais web dramas asiáticos para o nosso país e idioma. Em todos os streamings citados você consegue assistir algum web drama legendado para começar a mergulhar neste mundo infinito de histórias.
Por Paula Bastos Araripe
Fonte: (1), (2), (3)
Imagem: Unsplash
Não retirar sem os devidos créditos.