Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Entretenimento K-pop Música

Trajetória: Beast comemora 15 anos dos idols “reciclados” que fundaram a própria empresa e brilham até hoje como Highlight

Não é exagero dizer que todo artista no K-pop tem que passar por vários desafios ao longo da carreira, mas em alguns casos só mesmo com muita garra para superar os obstáculos e encontrar a luz no fim do túnel. E, principalmente, conseguir ter uma longa carreira de sucesso que supera uma década como o Highlight fez.

Se você não conhece o grupo por este nome, talvez conheça por outro, Beast, também estilizado como B2ST. O nome pode ter mudado e a formação também, mas em 2024 o grupo comemora seus 15 anos de carreira sem perder a essência de seguir o próprio caminho na indústria. Relembre com a KoreaIN os 15 anos de carreira do Beast/Highlight que não para nunca.

Leia também: [LISTA] Nove grupos de K-pop que mudaram de nome depois do debut


O debut de um grupo “reciclado”

Em 2009, uma empresa nova, a Cube Entertainment, anunciou seu primeiro boygroup, B2ST, uma abreviação para “Boys To Search for Top” através de um documentário. Para o debut, o grupo passou a usar a grafia Beast. Mas para seus seis integrantes na época, este não foi o início da sua trajetória.

O líder Yoon Dujun competiu no reality que formou o 2AM e o 2PM, o vocalista líder Jang Hyunseung participou do reality que formou o Big Bang e quase chegou na formação final, o rapper Yong Junyung foi integrante de um grupo chamado XING. O vocalista principal Yang Yoseop foi trainee da JYP e era back-up dancer do seu amigo de infância, o dançarino principal do grupo, Lee Kikwang, que debutou solo como AJ e chegou a ser show de abertura de Lady Gaga na Coreia do Sul, já o maknae Song Dongwoon também foi trainee da JYP.

Com o histórico de tentativas frustradas dos artistas de debutarem em outros grupos e empresas, antes mesmo de debutarem o Beast, eles já recebiam críticas e eram chamados de “grupo reciclado”, sem chance de sucesso. Sem querer deixar por isso mesmo, a primeira amostra do talento do grupo que veio para ficar chegou logo no debut. No dia 16 de outubro de 2009, eles lançaram o EP Beast is the B2ST, com a música principal “Bad Girl“. O EP vendeu 10 mil cópias apenas na primeira semana e 40 mil até o fim do ano, um número alto e raro para um grupo rookie na época.


O choque de uma nova era

O primeiro ano veio como um choque tão forte quanto a música do primeiro comeback, “Shock“, do EP Shock of the New Era. A música deu a primeira vitória para o grupo no M Countdown, vencendo o 2PM por apenas 1 ponto. Para mostrar a força, eles praticamente não pararam de mostrar a versatilidade do grupo. No debut eles promoveram a música “Mystery” como segundo single no mesmo EP de estreia e com o segundo EP também se apresentaram com as músicas secundárias “Say No, Easy” e “Special”.

Em setembro, a música “Breath“, do terceiro EP Mastermind deu continuidade ao sucesso com a vitória no Music Bank e no M Countdown. Pouco depois do primeiro aniversário, eles lançaram o terceiro comeback do ano, o EP Lights Go On Again, e promoveram as músicas “Beautiful” e “I like you the Best“, seguindo a onda de sucesso.

Ao longo do ano eles venderam mais de 100 mil álbuns ao todo, se tornando o único grupo novato a passar dessa marca no ano, mostrando o tamanho do feito. Durante 2010 o Beast também foi presenteado com prêmios de melhor novo artista no Seoul Music Awards e no Golden Disc Awards. Eles fecharam o ano com o primeiro show e o lançamento surpresa de um mini álbum digital, My Story, com três duetos cantados e escritos por cada dupla, quando os integrantes começaram a ter mais liberdade e influência na criação das músicas.


A ficção do sucesso que virou um fato

O sucesso crescente deu outra escalada em 2011, quando lançaram o primeiro álbum completo, Fiction and Fact em maio. O álbum vendeu mais de 150 mil cópias, e o número de downloads das músicas principais superou os 3 milhões. “Fiction” se tornou um marco do K-pop, com uma coreografia marcante em um MV com mais de 140 milhões de visualizações e sete vitórias em programas musicais, incluindo um “triple crown” no M Countdown, além de um prêmio de música no ano no KBS Music Festival, melhor performance de dança de grupo masculino no MAMA e prêmio de melhor álbum no Golden Disc Awards.

Como grupo, o Beast recebeu um artista do ano no Seoul Music Awards, um Bongsang no Seoul Music Awards e até uma recomendação do Ministério da Cultura no prêmio de artistas que contribuem para a onda coreana. Outra música de sucesso do álbum foi “On Rainy Days“. A balada emotiva não apenas superou “Fiction” nos downloads como é uma música atemporal que faz sucesso na Coreia do Sul até hoje. Basta olhar os charts em dias de chuva: basta cair algumas gotas de água no chão que a canção volta a subir como uma verdadeira música tema de dias de tempo ruim.

O Beast participou da turnê da United Cube Concert em parceria com outros artistas da gravadora, o 4Minute e a G.NA. Foram quatro paradas pelo mundo, com shows da Coreia do Sul, Japão, Reino Unido e a última etapa em São Paulo, no Brasil, em 13 de dezembro de 2011. O dia ficou marcado como o primeiro grande show de um artista de K-pop no Brasil.


O sucesso dia e noite não importa o conceito

Entregando sucesso atrás de sucesso, o ano de 2012 para o Beast começou com a primeira turnê mundial solo seguido de um novo EP, o Midnight Sun. A animada música “Beautiful Night” colocou todo mundo para dançar e recebeu mais um triple crown no M Countdown e um total de 5 vitórias em outros programas musicais. A essa altura colecionando prêmios, o Beast conseguiu o 2º prêmio consecutivo de melhor artista do ano no MMA, entre muitas outras conquistas.


Em julho de 2013, o segundo álbum completo Hard to Love, How to Love mostrou uma virada no conceito para a volta de músicas mais melancólicas e tenebrosas, como a música de pré-comeback “Will You Be Okay?” e a faixa principal “Shadow“, com um clipe com cores obscuras lembrando uma Era de “Breath” e “Fiction”, e que ainda recebeu prêmio de MV do ano. Isso em pleno verão sul-coreano, provando que eles podem fazer qualquer música ter sucesso não importa a época do ano.


Conquistando o mundo ao longo do tempo

O Beast aos poucos também conseguia reconhecimento musical mundo afora, com álbuns japoneses batendo recordes ao longo dos anos, turnês de sucesso e presença no ranking de álbuns globais da Billboard pela primeira vez com Midnight Sun. O novo EP, Good Luck, já chegou como sucesso de vendas com nº 1 no ranking de álbuns da Gaon e duas músicas do álbum, “No More” e “Good Luck“, ficaram em 1º no ranking de faixas, essa última um dos maiores sucessos do grupo.

A música energética e com batida eletrônica, mas ainda com visual pesado é a faixa que mais deu vitórias em programas musicais, com 10 ao todo, tendo triple crown no Music Bank e no Music Core. Entre as críticas o resultado também foi positivo, sendo indicada pela revista da Billboard como a melhor música de K-pop do ano.


O aniversário de 5 anos do grupo foi comemorado com uma nova música para os fãs, chamada “12:30” e parte do EP Time. A música melancólica valoriza a emoção e harmonia da voz de cada um dos integrantes e ainda tem uma coreografia belíssima que rendeu oito vitórias em programas musicais e prêmio de melhor performance masculina no Golden Disc Awards, um dos muitos prêmios que eles levaram de volta para casa entre 2014 e 2015 por causa das músicas de sucesso. Contrastando em todos os sentidos, em 2015 eles voltaram mais leves com Ordinary, e as músicas “Gotta Go To Work“, com um recado bem moderno, e “YeY“, para a animar qualquer festa.


Iluminando o próprio caminho

Todo fã de K-pop sabe temer a “maldição dos 7 anos”, como é chamado o período de renovação da maioria dos contratos no país. E, de fato, o ano de 2016 foi uma virada para o Beast. No começo, a Cube Entertainment anunciou a saída de Hyunseung do grupo, mas ele continuaria na empresa como artista solo por diferença no estilo musical que queria seguir. Hyungseung já tinha iniciado sua carreira solo na empresa no ano anterior, com a música “Ma First”, inspirada pelo hip-hop, seguindo os passos de outros membros que também tiveram solos com seus estilos, como Yoseop anos antes.

Pouco tempo depois, eles lançaram um novo álbum chamado Highlight, com todas as músicas escritas pelos integrantes do agora quinteto. “Ribbon” e “Butterfly” foram as músicas escolhidas como principais, duas faixas lentas, mas com mensagens complementares e opostas ao mesmo tempo, com uma mais triste e outra mais esperançosa.


No mesmo ano, os cinco integrantes anunciaram o fim do contrato com a Cube Entertainment, mas com o recado de que continuariam como grupo com uma empresa própria, usando o conhecimento que já tinham como produtores das próprias músicas há anos. Como a agência original tinha acabado de registrar a marca “Beast” no ano anterior, eles não puderem promover sob o mesmo nome. Após alguns meses de trabalho, eles fundaram a Around Us Entertainment e anunciaram o novo nome, Highligh, em homenagem ao último álbum na antiga empresa e com objetivo de trazer uma luz para os fãs. O fandom B2auty também recebeu novo nome, Light.

A primeira música como rookies pela segunda vez foi “Plz Don’t Be Sad” do EP Can You Feel It?. A canção é bem diferente do que sempre fizeram, sendo bem mais alegre e colorida, mas ainda agradou os fãs e rendeu não uma, mas oito vitórias no “debut”, emocionando os integrantes que suaram para esse retorno. No mesmo ano ainda lançaram um repackage do “debut” com Calling You e mais um EP, Celebrate.


A prova que o serviço militar não é o fim

Logo em 2018, outro “fantasma” de grupos masculinos especificamente alcançou o Highlight. Em 2018, o líder e integrante mais velho foi convocado para se alistar no serviço militar obrigatório. O grupo planejava uma última música com os cinco integrantes antes do período de alistamento, mas mudanças nas regras fizeram o líder ser chamado alguns meses antes, então o comeback seguinte, a música “Loved” do álbum Outro, foi feito com apenas os quatro membros restantes.


Um a um, cada integrante se alistou em 2019, independentemente da idade, para que pudessem voltar juntos. No meio disso, estourou o escândalo das mensagens do cantor Jung Joon Young, JJY, que filmava e compartilhava vídeos íntimos com mulheres. O integrante Junhyung não fazia parte do grupo de mensagens, mas admitiu ter recebido um desses vídeos e foi chamado como testemunha do caso. Por causa da repercussão do caso, ele resolveu sair do Highlight e da empresa.

Ao longo de 2020, os quatro integrantes do Highlight, Dujun, Yoseop, Kikwang e Dongwoon focaram em atividades individuais enquanto aguardavam a reunião. Dujun participou do programa de variedades 4 Wheeled Restaurant e também fez seu debut solo com Lonely Night. Yoseop participou do King of Masked Singer e conseguiu 8 vitórias seguidas, maior número para um idol e top 3 da história do programa, além de fazer seu comeback solo com Brain. Já os outros integrantes lançaram solos antes de se alistar, Kikwang com os comebacks Don’t Close Your Eyes e Nothing e Dongwoon com o debut solo In the Silence.

Leia também: [ENTREVISTA] YANG YO SEOP (Highlight) fala sobre inspirações musicais e saudades do Brasil

Em 2021, com os quatro de volta, o Highlight lançou um comeback bem significativo com a música “Not The End“, escrita pelo Kikwang e parte do EP The Blowing. É um recado direto para os fãs que esperaram quase três anos pelo retorno e que viveram os altos e baixos com eles, entre alistamento, saída de integrantes e a pandemia. Em 2022, eles vieram com mais um álbum completo, Daydream, e também anunciaram o primeiro show em três anos com três dias seguidos de apresentações, todos esgotados em pouco tempo. No final do ano voltaram com mais um EP, After Sunset, e a música “Alone“.

Leia também: Saiba quais grupos tiveram vitórias em programas musicais após a dispensa militar


As luzes se acendem, novamente

Em 2023, o foco do Highlight foi em apresentações para os fãs e atividades individuais como músicas solos, atuações e participações em programas de variedade (e um casamento, no caso do maknae Dongwoon). Mas ainda fizeram um evento com fãs em comemoração aos 14 anos com o single especial de aniversário “Give You My All”. Outro foco do quarteto foi como CEOs de uma empresa de música, já que eles estavam há anos treinando novos idols com a subsidiária WithUs Entertainment e naquele ano debutaram o primeiro boygroup, The Wind.

No ano do aniversário de 15 anos do debut do quarteto a festa foi feita para durar o ano inteiro. O comeback em janeiro com o EP Switch On foi feito para ninguém ficar parado com a música “Body“, que manteve a sequência de vitórias semanais e ainda viralizou com desafios de dança. Mas o maior presente para os fãs veio em abril. Eles anunciaram que, após o vencimento da marca registrada pela Cube há sete anos, eles conseguiram os direitos do nome Beast. Em respeito aos fãs por todos os anos decorridos, eles resolveram continuar com o nome Highlight, que agora já representa metade da carreira do grupo, mas agora têm todo o direito por tudo que criaram antes e chamam os fãs de B2auty e Light juntos.

Ao mesmo tempo, eles anunciaram uma nova turnê chamada “Lights Go On, Again” uma lembrança a um álbum da época como Beast e de celebração a essa conquista. A turnê asiática passou por seis cidades, Seul, Hong Kong, Bangkok, Kaosiung, Tóquio e Singapura. Para fechar a turnê e a comemoração, eles anunciaram que um filme da turnê seria exibido nos cinemas sul-coreanos no dia do aniversário, 16 de outubro de 2024. Hoje, o Highlight pode se orgulhar de ser um dos raros grupos a chegar aos 15 anos de carreira e com muitas expectativas para que venham mais 15 anos por aí.

Por Paula Bastos Araripe
Fonte: (1), (2), (3), (4), (5), (6), (7)
Imagens: Cube Entertainment, Around Us Entertainment
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • Paula Bastos Araripe

    Jornalista carioca que tem o k-pop como trilha sonora da vida. Multistan incorrigível, defensora de grupos (injustamente) desconhecidos e nostálgica da segunda geração do k-pop. Highlight (Beast) tem certificado vitalício como meu grupo ultimate.

    7 K-dramas Enemies to Lovers Thai Dramas com First e Khaotung Melhores lugares para se viver na Coreia do Sul Novos K-dramas originais da NETFLIX para 2023 K-Dramas de 2022 que você talvez tenha perdido