Na última segunda-feira (12), um adolescente de 13 anos foi preso após tentar danificar uma viatura e ameaçar policiais. O garoto estava bêbado e o momento de fúria foi gravado por câmeras de segurança das proximidades e postado on-line.
A polícia recebeu uma ligação por volta de meia-noite avisando que o garoto estava deitado na rua e foram até lá para averiguar a situação. Policiais deixaram o garoto em casa, mas, às duas da manhã, ele foi até a delegacia e chutou a porta do local.
Em seguida, ele subiu no teto de uma viatura e ameaçou os policiais que tentaram contê-lo com um bastão de 2 metros que ele carregava consigo. Ao verificarem os registros criminais, a polícia encontrou 18 boletins de ocorrência feitos contra ele. Uma das acusações foi pelo que a lei sul-coreana chama de “roubo especializado”, que tanto pode ser usado para descrever casos em que o roubo envolveu o uso de arma letal quanto ações praticadas por mais de um indivíduo.
O garoto agora será indiciado por obstrução de justiça e seu caso será julgado pelo Tribunal Juvenil. De acordo com a atual lei em vigor no país, menores de 14 anos não podem ser presos porque são considerados incapazes de fazer julgamento de suas ações.
Em março deste ano o Deputado Kim Hoi Jae, do Partido Democrático, apresentou um relatório revelando um aumento do número de crimes praticados por adolescentes na Coreia do Sul. A maioria dos infratores têm justo a idade do garoto do caso em questão, 13 anos.
O vídeo mostrando a ação do garoto causou indignação e revolta nos internautas do país, que comentaram que as leis sul-coreanas deveriam ser mais rígidas.
Confira o vídeo obtido pelo portal The Korea Times:
Fonte: (1), (2)
Imagem: reprodução
Não retirar sem os devidos créditos.