Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Entretenimento K-pop

MVs de K-POP com BANHEIRAS: o conceito por trás das cenas – boygroup version

Com tantos MVs de K-POP lançados, era questão de tempo para que começassem a aparecer elementos similares entre os vídeos, às vezes sendo o local de gravação, um figurino ou até mesmo um objeto cinematográfico. Um exemplo de conceito que é amado pelos diretores de MVs coreanos é o uso de uma banheira como objeto de cena, principalmente para dar uma carga mais dramática para o MV em questão.

Há anos que a banheira aparece como um símbolo na arte, mas foi em 1963 que finalmente sugiu a primeira explicação do porquê. Erving Goffman, o idealizador desta teoria, explica que como o cômodo onde a banheira fica muitas vezes é o único privado da casa, ela é um símbolo de liberdade, afinal, é nela que você pode ser quem realmente é e mostrar o que realmente sente. 

Com esta explicação fica fácil entender porque quando uma banheira aparece em um MV geralmente é em cenas mais sensuais ou tristes, já que, muitas vezes, esses são lados da personalidade que queremos esconder da sociedade. A banheira também é um símbolo para limpeza, renovação, deixar o antigo nas águas e sair de lá como uma nova pessoa. Além disso, pode representar o conceito de livre arbítrio, sendo a banheira uma metáfora ao poder enchê-la como quiser. Estes significados também aparecem bastante nos conceitos dos vídeos de k-pop. 

[LEIA MAIS] 10 coisas que você não sabe sobre a Coreia do Sul

Para ilustrar essa teoria, uma lista foi montada com alguns MVs de grupos e artistas solos masculinos, nos quais uma banheira aparece em seus MVs. 

BTS: RUN

Em 2015, o grupo BTS lançou o MV de Run, que mostrava vários meninos que tentam fugir de seus problemas. O MV tem uma carga dramática, onde os membros do grupo fazem coisas ilegais e brigam entre si, mas ao invés de encarar os erros, eles correm, como o nome da musica já diz. Mas o local em que finalmente ficam juntos, brincam e comemoram é a banheira, afinal, lá eles estão protegidos da sociedade, podendo ser eles mesmos.

 

Jonghyun: Lonely

O MV de Lonely, lançado em 2017 pelo Jonghyun, tem uma marca registrada que é a cena do cantor de roupa enquanto a banheira enche. O MV todo passa a sensação de tristeza e solidão que é cantada na letra da música pela voz de Jonghyun, mas é nessa cena da banheira, quando ele está contando no braço por quantos dias ele está solitário, que se entende seus sentimentos tumultuados, mostrando o quanto ele realmente se sentia sozinho e separado do resto do mundo.

 

Wanna One: Energetic

No MV de Energetic, do grupo formado pelo Produce101 Season 2, Wanna One, lançado em 2017, a banheira aparece cheia de Donuts com três dos membros do grupo brincando e fazendo palhaçadas ao seu redor. Este é um exemplo do conceito de livre arbítrio, já que são meninos jovens com energia, como a própria música diz, podendo fazer o que bem entenderem. 

 

NCT DREAM: Chewing Gum

No MV debut dos meninos do NCT DREAM, a unit dos mais jovens do NCT, a banheira aparece cheia de “chicleteq”, representado por bolas, o que faz todo sentido no MV. Afinal, o conceito principal é que eles estão presos em um internato onde não podem comer chiclete, então a banheira cheia do “doce proibido” mostra o desejo dos garotos.   

 

 

Triple H: 365 Fresh

Outro MV lendário de debut, que parou a internet no seu lançamento, foi o do trio Triple H, que foi composto por HyunA, Hui e Dawn. O conceito do MV é único e bastante explícito: três pessoas que depois de cometerem crimes separadamente, se encontram para poder fugir com o dinheiro encontrado. Neste MV, Dawn se joga na banheira, deixando a água o cobrir, como se procurasse limpar seus crimes e culpas. 

 

Monsta X: All In

Este é outro exemplo trágico de como a banheira é mostrada como um símbolo de exaltar emoções, como a tristeza, afinal, um dos membros tira a própria vida nela. O MV de All In do Monsta X mostra os meninos tentando lutar contra a opressão que enfrentam de homens armados, mas no final acabam passando por tragédias, tendo apenas uns aos outros com quem contar. 

 

Extra: Jimin (BTS): WINGS Short Film “Lie”

Mesmo que não seja um MV, o short filme do BTS, que nos dá uma apresentação inicial do que seria no futuro a música Lie do álbum Wings, solo do membro Jimin. O vídeo apresenta uma cena memorável com uma banheira, em que o membro se joga nela e a passa, mostrando a banheira como um símbolo de transformação. 

 

Daniela Gama e Thainá Doble
Fontes: (1), (2)
Imagens: Reprodução Internet
Não retirar sem os devidos créditos.

 

 

Tags relacionadas:

  • Daniela Gama

    Carioca que até hoje espera a segunda temporada de Descendentes do Sol e a vinda do GOT7 ao Brasil. Insta: daniggama

    7 K-dramas Enemies to Lovers Thai Dramas com First e Khaotung Melhores lugares para se viver na Coreia do Sul Novos K-dramas originais da NETFLIX para 2023 K-Dramas de 2022 que você talvez tenha perdido