Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Entretenimento K-pop Música

[LISTA] Quais grupos de k-pop mais demoraram para ganhar a 1st win

No competitivo mundo do k-pop, premiações são uma das formas de medir se um grupo está dando certo ou não. E uma das conquistas mais aguardadas são as vitórias nos shows musicais. Alguns grupos já conseguem um prêmio logo no debut e vários acumulam inúmeras vitórias. Outros, porém, demoraram até anos para alcançar tal glória. Separamos aqui os grupos super talentosos cujas esperas foram mais longas que realmente mereciam. Confira quais são eles.



10º SF9

Créditos: Twitter (reprodução)

Abrimos nossa lista com o SF9. O grupo está na ativa desde 2016 e coleciona sucessos desde então. Porém, demorou 1199 dias até que, finalmente, tivessem a primeira vitória da carreira. Ela veio no M Countdown que foi ao ar em 16 de janeiro de 2020. Os mais de três anos de espera foram compensados com um discurso e muitas lágrimas dos membros no palco. A faixa que deu a vitória foi Good Guy, single do primeiro álbum do grupo, First Collection.


9º VICTON

Créditos: Twitter (reprodução)

O VICTON, de certa forma teve duas first wins. Explicando: a primeira delas – e oficial – foi com a faixa Nostalgic Night no programa The Show em 12 de novembro de 2019. Porém, nas promoções da época, o grupo estava promovendo com apenas seis membros já que o líder, Han Seungwoo, estava promovendo com o X1. Do debut até esta vitória levou uma longa espera de 1224 dias, mais de 3 anos assim como o SF9. Porém, em março de 2020 eles conquistaram mais um prêmio, dessa vez com o grupo completo, com a faixa Howling.


8º Boyfriend

Créditos: Reprodução

O Boyfriend foi um grupo administrado pela Starship Entertainment e que não está mais ativo, mas ficou marcado por ter demorado mais de 3 anos e meio, ou 1265 dias, para conquistar sua sonhada first win. A conquista foi com a faixa Witch e veio no The Show de novembro de 2014. Em seu discurso, o líder Donghyun disse que aquele era um sonho que se tornava realidade para o grupo.


7º ONF

Créditos: Twitter (reprodução)

O ONF é o caçula da lista, tendo debutado em 2017. O grupo demorou 1308 dias para conquistar sua primeira vitória com a faixa Beautiful, Beautiful no The Show em março desse ano. Claro que no discurso não faltou agradecimentos às Fuses (fandom do grupo) que, infelizmente, não puderam estar presente na ocasião devido aos protocolos de prevenção contra a COVID-19. O grupo lançou seu último comeback em 28 de abril.


6º BTOB

Créditos: reprodução

Prestes a completar 10 anos de carreira no ano que vem, o BTOB demorou 1309 dias para ganhar a first win. Sim, você não está vendo errado: a diferença do ONF para eles foi de apenas um dia. O troféu veio no Show Champion em 2015 com a faixa Way Back Home. O grupo atualmente está no Kingdom sem Hyunsik e Sungjae, que estão cumprindo o serviço militar obrigatório.



Menção honrosa: N.Flying

Créditos: reprodução

Aqui vamos fazer uma pequena pausa para uma menção honrosa por dois motivos: o primeiro é que o N.Flying não é bem um grupo, mas uma banda; o segundo é que a história desta sonhada vitória que demorou 1385 dias para acontecer é curiosa. A música premiada foi o hit Rooftop, cujas promoções já haviam sido encerradas. Porém, no mês seguinte, a faixa ressurgiu nas paradas musicais e uma nova agenda de divulgação foi montada. O resultado trouxe a primeira vitória para a banda no The Show e muitas lágrimas do baterista Jaehyun.


5º CLC

Créditos: reprodução

Entrando no top 5, temos o CLC. Mais um mês para ganhar a first win e o grupo teria completado 4 anos de carreira. No total, ela demorou 1427 dias e veio no The Show. Mesmo tendo tido vários sucessos anteriores, foi só com o single No que o grupo conseguiu a esperada conquista. Uma curiosidade: a rapper Yeeun era MC do programa na época e teve que segurar a emoção até encerrar o episódio e só então foi comemorar com as companheiras de grupo.


4º PENTAGON

Créditos: Twitter (reprodução)

Antes de ler este parágrafo, pare por um minuto e pense em todas as músicas legais que o PENTAGON tem. São muitas, não é mesmo? Pois agora choque-se ao saber que demorou impressionantes 1472 dias para o grupo receber seu primeiro troféu no The Show. Foram 4 anos e 10 dias de espera e diversos sucessos ignorados, incluindo Shine. Felizmente, apesar da demora, o grupo finalmente foi recompensado levando o prêmio por Daisy. Em mais um fato curioso, eles deram uma entrevista para a KoreaIN antes da vitória e falaram do sonho que tinham. Agora, graças ao UNIVERSE, o ele finalmente foi realizado.

Leia mais: PENTAGON fala sobre as emoções da 1st WIN e a vontade de ver os fãs globais


3º U-KISS

Créditos: Reprodução

O U-KISS é o grupo mais veterano da lista. Eles debutaram em 2008 e o atual status é desconhecido. Soohyun anunciou sua saída da gravadora do grupo semana passada e apenas Hoon e Jun ainda permanecem na empresa. Apesar do incógnito futuro, estamos aqui para falar do passado do grupo e como os 2364 dias que demoraram até ganhar o primeiro troféu em show musical os colocou no 3º lugar da lista. A conquista foi alcançada com a faixa Playground no The Show.


2º NU’EST

Créditos: Twitter (reprodução)

E vamos de mais particularidades. O NU’EST debutou em 2012 e recebeu seu primeiro prêmio no M Countdown 5 anos e 7 meses depois. Porém, a faixa Where You At não era exatamente deles, mas do NU’EST W, nome usado pelo grupo enquanto estavam promovendo como quarteto devido a ausência de Minhyun que promovia com o Wanna One. A primeira vitória com o quinteto completo veio em 2019 com Bet Bet. Consideramos esta última como o número oficial da lista, somando assim 2611 dias. Será que ainda tem artistas mais perseverantes que isso? Sim. Esta longa espera deixou o NU’EST em segundo lugar


1º Brave Girls

Créditos: Instagram (reprodução)

As Brave Girls também são veteranas na lista. Neste ano completaram 10 anos de carreira e ressurgiram como uma fênix para comemorar da forma mais digna possível. Foram 3629 dias que separaram o debut do primeiro prêmio delas no Inkigayo em março deste ano. A faixa premiada? Rollin. Lançada em 2017, ela viralizou em 2021 após um youtuber fazer uma compilação de diversas apresentações do grupo. Além da vitória nos programas musicais, o grupo acumulou mais de 100 “perfect all-kills” com a faixa. Isso deu um estímulo para o grupo que agora prepara um comeback para este verão.

Fontes: (1), (2), (3), (4), (5), (6)
Imagens: Reprodução
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • Greyce Oliveira

    Cearense de Fortaleza, é metade uma humana normal professora de Inglês e metade ELF(a) precisando (talvez) de tratamento para parar de falar no Super Junior toda hora.

    7 K-dramas Enemies to Lovers Thai Dramas com First e Khaotung Melhores lugares para se viver na Coreia do Sul Novos K-dramas originais da NETFLIX para 2023 K-Dramas de 2022 que você talvez tenha perdido