Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Internet

Garo Sero Institute: o canal que revela polêmicas do entretenimento coreano

O Garo Sero Institute, também chamado Ga Se Yeon, é um conhecido canal no YouTube que ficou famoso por suas declarações controversas envolvendo diversas personalidades da política e do entretenimento sul-coreano. Nomes como Choi Ji Woo, Han Ye Seul e até mesmo o do atual presidente Moon Jae-in já foram alvos das especulações feitas pelos membros que formam o canal. Hoje veremos um pouco sobre a história do Ga Se Yeon e algumas das polêmicas em que já se envolveram.



O início

O Garo Sero Institute foi lançado em junho de 2018 no YouTube pelo ex-repórter da MBC Kim Se Ui e pelo advogado Kang Yong Seok. O canal sempre se intitulou um think tank (conjunto de especialistas) conservador e defensor da ideologia da ala direita da política. Grande parte do conteúdo publicado no canal – que conta atualmente com mais 670 mil inscritos – aborda temas como política, atualidades e questões sociais. A fundação do Instituto com o mesmo nome se deu em agosto de 2018.


Outro membro do canal é Kim Yong Ho, ex-repórter com um elevado conhecimento sobre os bastidores da indústria do entretenimento sul-coreano. Ele é a figura que mais se destaca dentre os três e os assuntos tratados por ele são os que mais cativam a audiência. Sua participação nas polêmicas envolvendo o Instituto também se dá nas revelações que faz sobre políticos e poderosos da área empresarial, já que ele alega ter contatos dentro da Casa Azul.


O CEO do Instituto, Kim Se Ui, também foi presidente do sindicato da MBC enquanto ainda era repórter. Atualmente, ele cuida apenas das atividades do Garo Sero Institute. Kim Se Ui é conhecido também por criticar severamente todos os apoiadores do impeachment da ex-presidente Park Geun-hye.


Kang Yong Seok, o outro membro fundador, é membro do Parlamento da República da Coreia e mantém atividades também como advogado na empresa Nextro. Seu nome está envolvido em polêmicas desde muito antes da criação do Garo Sero Institute, sendo a primeira datada de 1995, quando ele ainda cumpria o serviço militar obrigatório.


O canal no YouTube não produz nenhuma receita de publicidade, mas isso não é uma preocupação para os membros do Instituto, já que as doações feitas pelos espectadores e a receita gerada pelo YouTube SuperChat são enormes. Para efeito comparativo, eles estão entre os 5 mais lucrativos SuperChats, superando importantes canais otakus.


Confira alguns dos casos em que o canal se envolveu que mais renderam polêmicas.



AVISO DE GATILHO: O texto a seguir contém termos que podem servir de gatilho. Recomendamos cautela ao prosseguir a leitura.


O Instituto e o Kbiz (alguns casos)

Ga Se Yeon x Han Ye Seul

Em maio de 2021, o namorado da atriz Han Ye Seul foi acusado pelo canal de ser acompanhante de luxo. A atriz negou os rumores, mas o portal Dispatch destrinchou o passado do rapaz e acabou descobrindo que algumas das acusações eram verdadeiras.

Leia mais: Atriz Han Ye Seul nega rumores de que seu namorado era acompanhante de luxo

Dispatch revela novos fatos sobre o passado do namorado da atriz Han Ye Seul


Ga Se Yeon x Choi Ji Woo

Após levantar rumores sobre o passado do namorado de Han Ye Seul e dizer que eles teriam se conhecido por intermédio de Choi Ji-woo, Kim Yong-ho ameaçou expor a vida particular da atriz revelando o suposto caso “Mozart”. Segundo ele, se Choi Ji-woo mantivesse suas redes sociais fechadas por três dias, ele manteria o que sabe em segredo.


Ga Se Yeon x Jennie (BLACKPINK)

Jennie (BLACKPINK) também foi alvo das especulações feitas pelo Ga Se Yeon. Em fevereiro de 2021, uma suposta colega de escola de Jennie na Nova Zelândia acusou a idol de praticar bullying contra ela. A mesma comentou que os comentários feitos pela idol sobre seu nível de inglês eram tão cruéis que ela chegou a considerar a ideia de cometer suicídio. Os membros do Instituto afirmaram que Jennie era a autora do bullying e também fizeram suposições sobre a vida que ela tinha no exterior.


Ga Se Yeon x Song Joong Ki

Em junho de 2020 foi a vez de Song Joong-Ki ser vítima dos rumores levantados pelo canal. O Ga Se Yeon alegou na época que Song Joong-Ki estaria namorando uma advogada do escritório que cuidou do seu divórcio com a atriz Song Hye-Kyo. O canal chegou a divulgar informações pessoais da advogada, o que levou o escritório a tomar medidas dentro da lei, já que esse tipo de divulgação é considerada criminosa. Kim Se Ui, CEO do canal, pediu desculpas publicamente na transmissão seguinte e Song Joong-Ki negou o envolvimento amoroso com a advogada, mas alguns internautas se mantiveram desconfiados e lembraram que o ator tinha as mesmas atitudes antes de assumir seu namoro com a ex-esposa.


Ga Se Yeon x Park Yoochun

A mais recente polêmica do Garo Sero Institute foi lançada neste domingo (22) e envolve Park Yoochun, ex-membro do JYJ. Uma fã do cantor entrou em contato com o canal trazendo provas que mostravam que foi assediada por ele. Tudo começou após ela mandar mensagens de apoio enquanto o cantor enfrentava as investigações sobre uso de drogas e financiamento de prostituição. Um dia, Yoochun respondeu uma mensagem e começou a conversar com ela. Em determinado momento, ele convidou a fã para tomar uma cerveja e perguntou se ela teria uma amiga para levar junto. A fã se sentiu desconfortável e recusou o convite, argumentando que os números de casos de COVID-19 ainda estavam altos. Então, o cantor revelou sua verdadeira intenção e perguntou se as duas aceitariam ter um relação sexual a três. Até o momento, nem Yoochun nem a sua equipe se pronunciaram sobre o caso.

Fonte: (1), (2), (3), (4), (5), (6), (7), (8), (9)
Imagens: Koreadaily e reprodução
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • Leticia Gonçalves

    Paulistana que sempre quis ser jornalista. Apaixonada por flores, chás, livros e bater papo.

    7 K-dramas Enemies to Lovers Thai Dramas com First e Khaotung Melhores lugares para se viver na Coreia do Sul Novos K-dramas originais da NETFLIX para 2023 K-Dramas de 2022 que você talvez tenha perdido