Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Tradições

Conheça as tradições dos casamentos na Coreia do Sul

Juntamente com os 100 primeiros dias de vida de uma criança e o 60º aniversário de uma pessoa, o casamento é uma das mais importantes celebrações para os sul-coreanos. Como a cerimônia representa não só a união entre os noivos, mas também entre as famílias. Por isso, diversas tradições culturais fazem parte dela. Listaremos agora algumas das mais famosas. Confira a seguir.



Hahm, o primeiro presente

O hahm é uma caixa repleta de presentes dados pelo noivo e sua família para a futura noiva. Ela pode conter joias, roupas, dinheiro e outros itens que valorizem a noiva. Antes de receber a caixa de presentes, a família da noiva deve “presentear” aqueles que vieram trazer os presentes, levando a uma divertida negociação entre as famílias.


O hanbok e suas cores

Créditos: Travel2Next

Por mais que atualmente muitos casais optem por se casar de forma mais ocidentalizada, o hanbok (em hangul, 한복) é a vestimenta tradicional coreana. A diferença entre o hanbok tradicional e o utilizado em casamentos é a quantidade de camadas que o compõem e a riqueza dos bordados e ornamentos. 

As cores também possuem um papel importante na cerimônia. Com base na Teoria das Cinco Cores, onde cada uma representa um elemento de equilíbrio entre o Yin e o Yang, as noivas se vestem de vermelho e os noivos de azul. As mães do futuro casal também vestem, tradicionalmente, hanboks seguindo as cores utilizadas pelos filhos (tons de verde e azul para a mãe do noivo e tons de rosa, vermelho e roxo para a mãe da noiva).

Leia mais: O que é Hanbok? Conheça tudo sobre a roupa tradicional coreana


As mães e o início da cerimônia

Antigamente, o início da cerimônia era quando o noivo ia a cavalo, em uma espécie de procissão, até a casa da noiva. Hoje, após a entrada do celebrante, as mães dos noivos entram segurando uma vela na cor dos hanboks utilizados pelos seus filhos. Ao chegarem ao local da cerimônia, as mães acendem uma única vela que simboliza o início do casamento.


Presenteando com gansos

Créditos: Lin & Jirsa (reprodução)

Uma das tradições mais antigas da Coreia do Sul é o noivo presentear a mãe da noiva com a figura de um ganso (kireogi) de madeira. Antigamente, o presente era o próprio animal, já que a ave é conhecida por escolher um único par ao longo de toda a vida e acompanhá-lo mesmo durante os ciclos migratórios. Ao presentear, o noivo se curva duas vezes para mostrar todo seu respeito à família da noiva, seu comprometimento e lealdade.



Pureza e união

Outras duas tradições sul-coreanas são conhecidas como Gyobaerye e Hapgeunrye. Ambas acontecem durante a cerimônia. No Gyobaerye, os noivos lavam suas mãos para mostrar que estão limpos para o casamento. Com as mãos limpas, eles se curvam um para o outro de forma intercalada antes de se ajoelharem.

Já durante o Hapgeunrye, os noivos bebem vinho em cabaças dividas ao meio que simbolizam a união do casal como um único indivíduo. Quando o vinho termina, o casal novamente se curva em respeito à família, aos ancestrais e aos convidados.


Pyebaek e a previsão da fertilidade

Créditos: Mai Duong Photography

Quando a cerimônia termina, a noiva presenteia seus sogros com tâmaras e nozes. A família do noivo começa então a jogar as frutas recebidas na noiva, que deve tentar pegar o máximo possível delas com a saia do seu hanbok. Cada fruta representa um filho que o casal terá, sendo que as tâmaras representam as meninas e as nozes, os meninos.


Dinheiro como presente de casamento

Créditos: TLCme

Além de presentear com comida, os sul-coreanos também costumam presentear com dinheiro em datas importantes como casamentos. Nessas celebrações é comum e esperado que o presente seja dado dessa forma já que, na teoria, os noivos estão começando uma vida e precisam de recursos para iniciarem sua nova vida de forma independente. A quantia recebida varia com o grau de proximidade entre o convidado e os noivos. Em futuros casamentos onde forem como convidados, o casal deverá retribuir o presente com, no mínimo, a mesma quantia recebida em seu próprio casamento.

Leia mais: Por que os coreanos se presenteiam com dinheiro?

Por que os coreanos presenteiam com comida?

Gostou de conhecer mais sobre as tradições nos casamentos? Qual delas você achou mais curiosa? Conte para a gente nos comentários.

Fonte: (1), (2), (3), (4)
Imagens: Ma-no via TLCme, Travel2Next, Lin & Jirsa, Mai Duong Photography, TLCme
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • Leticia Gonçalves

    Paulistana que sempre quis ser jornalista. Apaixonada por flores, chás, livros e bater papo.

    7 K-dramas Enemies to Lovers Thai Dramas com First e Khaotung Melhores lugares para se viver na Coreia do Sul Novos K-dramas originais da NETFLIX para 2023 K-Dramas de 2022 que você talvez tenha perdido