Você prefere ganhar dinheiro ou presentes em datas especiais? Na Coreia do Sul, presentear um amigo ou familiar com alguma quantia é algo extremamente comum e, em muitos casos, até preferível. E a regra vale para todas as ocasiões, seja aniversários, casamentos e outras datas comemorativas. Quer entender mais sobre esse costume? Te explicamos a seguir.
Presente em dinheiro é uma herança cultural
O costume de dar dinheiro de presente é parte das tradições herdadas da sociedade agrícola na Coreia do Sul: havia uma cultura de ajuda mútua entre vizinhos, um comportamento que remonta à lealdade desse sistema. Há também uma preferência por presentes práticos. Afinal, independentemente da ocasião, o dinheiro pode ser usado da maneira que o presenteado preferir.
Além disso, dar dinheiro é uma forma de ajudar a cobrir os gastos de um evento mais caro, como um casamento. Neste caso, o presente mostra quem, de fato, foi à festa e deu um presente, já que os coreanos não costumam fazer listas de casamento como no Brasil.
No caso de um funeral, a quantia é uma forma de não só contribuir com as despesas, mas confortar e ajudar os familiares depois da perda.
Também é comum dar presentes em dinheiro em aniversários e feriados como Chuseok e Seollal.
Leia mais: Conheça as origens do Chuseok, um dos feriados mais importantes da Coreia do Sul
Como os coreanos comemoram o Seollal?
As quantias variam de acordo com eventos e grau de proximidade
Apesar de ser um costume, não pense que qualquer valor é um presente aceitável. A quantia de dinheiro ideal a ser dada varia de acordo com vários fatores, um deles é o evento para o qual você foi convidado. De acordo com uma pesquisa feita pela SaraminHR, quase 75% dos assalariados coreanos disseram que se sentem sobrecarregados pela obrigação de dar dinheiro de presente.
Com valores que vão de 50 mil a 300 mil wones (entre R$230 a 1400), os coreanos podem chegar a gastar em média 1,4 milhões de wones (cerca de R$6500) em presentes todos os anos. Muitas vezes, poder ou não pagar um certo valor também influencia se a pessoa irá, de fato, aceitar o convite que recebeu, já que isso influencia a quantia dada.
Como via de regra, quanto mais próximo de quem convidou, mais alto deve ser o valor presenteado. Para não destoar de outros colegas, muitas pessoas perguntam umas às outras e, assim, presenteiam a mesma quantia.
Além do dinheiro, também é bastante comum presentear com comida. Qual desses presentes você preferiria? Deixe aqui nos comentários.
Leia mais: Por que os coreanos presenteiam com comida?
Fontes: (1), (2)
Imagem: reprodução
Não retirar sem os devidos créditos.