Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Entretenimento K-drama TV/Streaming

9 K-Dramas que não têm romance como foco


Os dramas sul-coreanos são extremamente famosos pelos seus casais que marcam as telinhas e os corações do público que assiste. Mas esse incrível mundo audiovisual não se resume apenas ao romantismo, e sim a uma vasta variedade de histórias que tem o poder de envolver o espectador, com todos os gêneros que se possa imaginar. 

Então, para aqueles que não estão querendo mergulhar nas conhecidas declarações de amor, separamos 9 dramas sul-coreanos onde o foco não é o romance, para você se aventurar. 


1 – Liar Game

Baseado em um mangá japonês de mesmo nome, e com os atores Kim So-eun, Lee Sang-yoon, e Shin Sung-rok no elenco, Liar Game é um drama de suspense e mistério, que conta sobre um jogo psicológico de sobrevivência.

Nam Da-jung (Kim So-eun), uma estudante endividada, passa em uma audição secreta para um reality show, intitulado Liar Game, onde o prêmio final é de 10 bilhões de wons. Para vencer, o participante deve enganar os seus concorrentes, independente da situação. Desesperada para pagar suas dívidas, Da-jung decide continuar na corrida pelo dinheiro, e pede ajuda ao ex-golpista e professor de psicologia Woo-jin (Lee Sang-yoon) para ganhar o jogo. 

2 – Move to Heaven

Inspirado no ensaio de não-ficção Things Left Behind, escrito por Kim Sae-byul, Move to Heaven é um drama impactante da Netflix, que conta com atores como Tang Joon-sang e Lee Je-hoon em seu elenco.

O enredo fala sobre Geu-ru (Tang Joon-sang), um jovem com síndrome de Asperger (uma condição que dificulta a comunicação e o relacionamento com outras pessoas, afetando principalmente a leitura e interpretação de sentimentos), e seu tio ex-presidiário, Sang-gu (Lee Je-hoon), que se encontram pela primeira vez depois da morte do pai de Geu-ru.

Colocado como guardião legal de Geu-ru, Sang-gu se junta ao seu sobrinho para ajudar a administrar a empresa de limpeza de traumas da família, a chamada Move to Heaven, onde eles descobrem histórias dos falecidos e fazem a limpeza da cena e dos traumas que ficaram no mundo real, enquanto lidam com os seus próprios. 


3 – Hello, My Twenties

Com uma energia mais adolescente, Hello My Twenties é um drama que mistura tudo que você possa imaginar. Com um forte elenco feminino, que inclui Park Hye-soo, Han Seung-yeon, Han Ye-ri, Park Eun-bin, e Ryu Hwa-young, o drama é focado na amizade entre jovens meninas. 

Ambientado na casa compartilhada Belle Époque, a produção conta a história de cinco garotas que acabaram morando juntas, criando conexões em sua juventude. Apesar de mencionar namoros e paqueras, Hello My Twenties cria sua essência na convivência das diferentes meninas, que se veem enfrentando problemas que as pessoas mais jovens vivem, como a faculdade, trabalho, pressões, decepções, corações partidos, e muitos outros, enquanto precisam se acostumar com a ideia de morar com pessoas novas e diferentes. 

Com duas temporadas, o drama mostra como cada pessoa tem seus próprios problemas, e como cada um lida de um modo diferente com suas próprias lutas. Mas também ensina o poder e a importância da amizade, além do indiscutível poder feminino.


4 – Prison Playbook

Marcado como um dos maiores dramas da Coreia do Sul, Prison Playbook é uma produção da tvN que tem como protagonistas os famosos atores Park Hae-soo e Jung Kyung-ho. A obra é retratada ao redor da vida na prisão, seja para os condenados, para suas famílias, ou até mesmo para os oficiais que cuidam do local.

O foco se volta para Kim Je-hyeok (Park Hae-soo), um jogador de beisebol que é condenado à prisão repentinamente após defender sua irmã e impedir que ela fosse abusada. Na cadeia, ele tenta sobreviver enquanto também lida com a surpresa de encontrar Lee Joon-ho (Jung Kyung-ho), um guarda de elite que é um velho conhecido dele. 


5 – Navillera 

O emocionante drama Navillera é uma produção que tem um tema extremamente importante: sonhos. Com Song Kang e Park In-hwan no elenco, a série promete tocar o coração de todo mundo que se aventura em assisti-la. 

Sim Deok-chool (Park In-hwan) é um idoso que sempre teve o grande sonho de ser um bailarino. Porém, por conta de sua situação financeira, ele precisou deixar esse objetivo para trás e trabalhar em empregos fixos para contribuir com sua família. Então, quando atingiu os 70 anos, ele finalmente decide voltar a dançar, mesmo contra opiniões contrárias de seus conhecidos. 

Para retornar ao mundo da arte, ele se inscreve em uma escola de balé e conhece Lee Chae-rok (Song Kang), um jovem que é filho de uma bailarina, mas que aos poucos sente sua paixão pela dança desaparecer por dificuldades da vida. Assim, os dois se veem em um encontro do destino e começam a apoiar um no outro, para superar os obstáculos alheios e viver da dança. 


LEIA MAIS: [Navillera, a delicada beleza de um sonho]


6 – Stranger

Stranger é um drama policial que foi transmitido pela tvN e pela Netflix simultaneamente em 2017. Entregando muitas emoções em cada episódio, a série tem como atores principais o conhecido Cho Seung-woo e a estrela global Bae Doona.

A história fala sobre Hwang Shi-mok (Cho Seung-woo), um promotor frio e sério, que resolve se aliar a Han Yeo-jin (Bae Doona), uma policial ousada e destemida, para capturar um assassino em série. Porém, durante as investigações, eles descobrem que a corrupção política que os rodeia é tão perigosa quanto o criminoso a solta, precisando resolver dois casos fatais de uma vez só.

Com duas temporadas, o drama surpreendeu a todos com suas incríveis cenas de ação, a performance dos atores presentes, o roteiro cheio de reviravoltas emocionantes, e a criação de uma sensação indescritível de apego por parte do público.


7 – Sky Castle

O famoso drama satírico da JTBC, Sky Castle, também conta com um elenco feminino de peso, incluindo Yum Jung-ah, Lee Tae-ran, Yoon Se-ah, Oh Na-ra e Kim Seo-hyung.

A história se passa em um condomínio privado luxuoso chamado SKY Castle, construído pelo presidente da Universidade Joo Nam, onde moram os médicos e professores mais ricos das redondezas.

Observando os moradores dessa área residencial, principalmente as esposas donas de casa, o drama foca na rotina e nos problemas da classe alta da Coreia do Sul. Conhecidos por seus desejos materialistas, pela frieza e determinação de chegar ao topo a qualquer custo, eles podem passar por cima de qualquer um que esteja no caminho. Como protagonistas, as famosas esposas fazem de tudo para ter a única coisa que importa para elas: uma família perfeita aos olhos dos outros.


8 – White Christmas 

White Christmas é um drama de mistério lançado como parte do projeto de séries especiais da KBS, em 2011. Com apenas 8 episódios, a produção junta atores como Kim Sang-kyung, Baek Sung-hyun, Kim Young-kwang, Kim Woo-bin, Lee El, entre outros nomes conhecidos no mundo dos doramas. 

O enredo se passa na escola de elite Soo Sin, que detém apenas os melhores estudantes da nação. Entre as comemorações de final de ano, sete alunos recebem uma carta anônima misteriosa os ameaçando a comparecer à escola urgentemente, para acompanhá-los, um professor é forçado a permanecer com eles. Além dos já conhecidos frequentadores da Soo Sin, algumas horas depois, um psiquiatra também aparece no local após sofrer um acidente de carro, buscando ajuda. 

Assim, na véspera de Natal, os alunos finalmente percebem que a carta não era nenhum tipo de pegadinha, e que eles estavam realmente presos na escola, sem possibilidades de escapar por conta de uma tempestade de neve. Assim, eles chegam a conclusão: talvez tenha um verdadeiro assassino entre as 9 pessoas presentes, então eles precisam lutar para saírem vivos de lá até o Ano Novo.


9 – Squid Game

É óbvio que não iríamos deixar de fora um dos maiores sucessos mundiais de 2021: Squid Game, também apelidado de Round 6. O drama foi uma das maiores apostas do ano da Netflix e conseguiu o posto de série mais assistida na história da plataforma. Além de alcançar o primeiro lugar no ranking das produções mais assistidas, já na sua primeira semana de estreia, em mais de 80 países onde o serviço está disponível, quebrando um recorde histórico. 

A história fala sobre 456 pessoas endividadas que aceitam participar de um jogo em troca de dinheiro. Após 6 rodadas emocionantes disputando em jogos de infância tradicionais da Coreia do Sul, o ganhador receberá um prêmio na quantia de 45,6 bilhões de wons (mais de 200 bilhões de reais). O único problema? Quem perde é morto instantaneamente, sem segundas chances. 

Com críticas importantes sobre o modo de vida dos trabalhadores, que acabam tendo que lutar diariamente pelo dinheiro e pela vida, o drama conta com protagonistas como Park Hae-soo, Wi Ha-joon, Jung Ho-yeon, e Lee Jung-jae.  


LEIA MAIS: [K-DRAMA] Squid Game traz luta pela sobrevivência e recordes de audiência na NETFLIX


Já assistiu algum? Conta pra gente qual é o seu favorito! 

Fontes (1), (2), (3), (4) (5), (6), (7), (8), (9), (10).
Imagens: Reprodução.
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • Thainá Doble

    Radialista apaixonada pelo mundo pop, culturas novas e Monsta X

    7 K-dramas Enemies to Lovers Thai Dramas com First e Khaotung Melhores lugares para se viver na Coreia do Sul Novos K-dramas originais da NETFLIX para 2023 K-Dramas de 2022 que você talvez tenha perdido